É melhor mudar a eletricidade agora ou esperar pelo novo ano? Saiba a resposta

mudar a eletricidade e gás

As tarifas de energia vão ser atualizadas no início de 2023. Será que vale a pena mudar a eletricidade agora ou depois? Descubra aqui a melhor opção e quais os motivos

O início do ano é sempre altura de atualização de preços de luz e gás. Por isso, muitos clientes ficam na dúvida entre mudar agora a eletricidade e gás ou esperar pelas novas tarifas. Quer saber a melhor opção? Vamos explicar-lhe tudo e como é feita a mudança da eletricidade…

Vale a pena mudar a eletricidade e gás antes do fim do ano?

Sim, a melhor altura para mudar a eletricidade é agora. Normalmente a atualização de tarifas de energia significa aumentos de preços de luz e gás e, por isso, agora é a altura certa para mudar. 

Além disso, quando faz um novo contrato de energia fica com a garantia de estabilidade nos preços durante doze meses. Embora as tarifas mudem no dia 1 de janeiro, essa atualização é habitualmente menor do que o preço nas tarifas atualizadas para os novos clientes.

E se não mudar agora a luz e o gás?

Mesmo que não faça a transição antes do final do ano, continua a poder poupar. Por exemplo, se tem contrato em empresas como a EDP Comercial e a Galp Energia, com tarifas muito elevadas, ao mudar para outros fornecedores no início de 2023 vai continuar a baixar bastante as faturas.

Além disso, no arranque do novo ano há mais empresas que vão passar a cobrar a taxa Mibel. E se tiver um fornecedor como a Goldenergy, que já anunciou que não vai ter esse custo acrescido, continua a ser vantajoso mudar de empresa de luz e gás.

Ou seja, embora agora seja o melhor momento para mudar a luz e gás, pode continuar a poupar nos preços se comparar e alterar o titular do contrato no próximo ano. 

Como posso mudar de fornecedor de eletricidade?

Sim, mudar a eletricidade e gás é simples, rápido e sem custos. Só tem de fazer a simulação de preços de energia para descobrir quais as melhores tarifas de eletricidade e de gás. Ou, se quer apenas um contrato para os dois serviços, conhecer as melhores tarifas Dual de luz e gás.

Quais as vantagens de mudar a eletricidade e gás?

As grandes vantagens de mudar o contrato de luz e gás são:

  • Não tem fidelização no mercado livre
  • Mudar a eletricidade e gás é grátis e não tem custos ou comissões
  • Descontos até 20% nas faturas
  • Escolher fornecedores que não cobram a taxa Mibel
  • Ofertas como isenção do termo fixo do gás
  • Ter os descontos da Tarifa Social de Eletricidade 
  • A mudança é feita remotamente, sem cortes de eletricidade, intervenções em casa dos clientes ou mudança de contadores

Mas a maior vantagem é que pode poupar até 50% nas suas faturas. O que significa, numa família de quatro pessoas, poupar muito mais de 500€ nas faturas ao longo de um ano!

O que é preciso para mudar a eletricidade e gás?

Para mudar a eletricidade apenas precisa de um documento: a fatura de energia atual. Nela pode encontrar todos estes dados:

Além disso, se quer aderir ao débito direto e à fatura eletrónica (para ter mais descontos na luz e gás), também precisa do IBAN da conta bancária e do email que quer associar ao contrato.

Quando tempo demora para mudar a luz e gás?

A mudança simples, em que apenas passa de um fornecedor de eletricidade para outro (por exemplo, da Iberdrola para a Endesa) demora normalmente dois dias a ficar concluída. Na mudança do titular do contrato e novos contratos, o prazo aproximado é de uma semana.

Como ter os melhores preços para mudar a eletricidade e gás?

Para ter as tarifas de energia mais baratas, só tem de aceder ao simulador de luz e gás. Dessa forma, vai comparar os fornecedores, saber na hora as melhores tarifas de energia e ter ajuda personalizada para escolher os preços mais baixos e fazer a mudança de fornecedor.

Se quer saber onde poupa mais nas suas faturas e garantir a melhor oferta para mudar a eletricidade e gás, carregue na imagem abaixo. Depois, só tem de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás