- comparamais.pt
- Luz e Gás
- Rede Elétrica
Descubra como funciona a rede elétrica em Portugal
A rede elétrica é o sistema que liga as centrais de produção de eletricidade aos consumidores finais, abrangendo a produção, transporte e distribuição de energia. Em Portugal, a eletricidade é gerada em várias centrais e transportada inicialmente em redes de muito alta tensão. Após passar por subestações de transformação, a tensão vai sendo reduzida e distribuída até chegar aos consumidores em baixa tensão. A rede elétrica inclui componentes como centros de produção, cabos de alta, média e baixa tensão, subestações de transformação e contadores de energia.
A gestão da rede elétrica em Portugal é feita pela REN, que é responsável pelo transporte, e pela e-Redes, que opera a distribuição. A rede elétrica é financiada pelos consumidores através das tarifas de acesso às redes, incluídas nas faturas de energia. Redes mais avançadas, chamadas de smart grids, integram tecnologias que tornam o sistema mais eficiente e sustentável, permitindo a inclusão de energias renováveis e o autoconsumo.
O que é a rede elétrica?
A rede elétrica é o sistema que liga as centrais de produção de eletricidade aos consumidores. A rede elétrica integra a produção, transporte e distribuição de eletricidade, num circuito completo desde a origem até aos clientes finais. Este é um sistema interligado que inclui centros de produção e de transformação da tensão elétrica e todos os cabos elétricos usados para levar a eletricidade até aos clientes finais.
Como funciona a rede elétrica em Portugal?
A rede elétrica em Portugal funciona com os seguintes passos:
- A eletricidade é produzida em diversos locais (centrais hidroelétricas, solares, eólicas e outras)
- As redes de muito alta tensão e de alta tensão, até 400 kV, fazem o transporte inicial da eletricidade
- As subestações de transformação AT/MT fazem a redução de alta tensão para média tensão e o envio da eletricidade em alta tensão para grandes empresas e fábricas
- As redes de média tensão fazem o transporte secundário da eletricidade
- Subestações de transformação MT/BT fazem a passagem da eletricidade de média tensão para baixa tensão
- A eletricidade é enviada em baixa tensão pela rede pública até ao contador de eletricidade na entrada de casa dos clientes
- A eletricidade é consumida pelos clientes particulares em baixa tensão
O que são redes inteligentes de eletricidade?
As redes inteligentes de energia são redes de última geração com tecnologias avançadas e sistemas de conetividade para otimizar e tornar mais sustentável e robusta a distribuição de eletricidade. Estas redes, conhecidas como smart grids, permitem a inclusão dos centros de produção de energia renovável, sistemas de autoconsumo e monitorização em tempo real de todos os dados.
Como é feito o transporte de energia elétrica?
O transporte da energia elétrica é feito por via aérea, em postes de alta, média ou baixa tensão, e também por cabos subterrâneos com baixa tensão nas zonas urbanas.
Quais são os componentes da rede elétrica?
Os componentes da rede elétrica são os seguintes:
- Centros de produção
- Cabos de transporte, de alta, média e baixa tensão
- Estações de transformação e distribuição para redução e canalização da tensão elétrica
- Contadores elétricos para medir os consumos particulares de cada cliente
Que tipos de rede elétrica existem?
Existem quatro tipos de redes elétricas, que são as redes de muito alta tensão, de alta tensão, de média tensão e de baixa tensão. Cada uma delas faz o transporte da energia numa fase diferente da distribuição de eletricidade em Portugal e são ligadas através de subestações de transformação que fazem a redução da tensão elétrica.
O que é uma rede de alta tensão?
Uma rede de alta tensão é uma rede com tensão elétrica entre 150.000 volts e 400.000 volts (150 kV e 400 kV) que faz o transporte da eletricidade na fase inicial da distribuição de energia, até às estações de transformação primárias, onde é feita a redução para média tensão.
O que é uma rede de média tensão?
Uma rede de média tensão é um conjunto de cabos elétricos responsável pela fase intermédia da distribuição de eletricidade. Elas fazem o transporte até às zonas de consumo ou diretamente para empresas, e têm tensão de 10.000 volts, 15.000 volts ou 30.000 volts.
O que é uma rede de baixa tensão?
Uma rede de baixa tensão é um conjunto de cabos, aéreos ou subterrâneos, que faz a fase final do transporte da eletricidade até aos contadores de luz dos consumidores finais. Esta rede tem uma tensão entre 230 volts e 400 volts.
Qual é o tamanho da rede elétrica em Portugal?
A rede elétrica em Portugal tem 9409 quilómetros de cabos de alta tensão em Portugal, divididos entre 3080km de cabos de 400kV, 3849km de cabos de 220 kV e 2481km de cabos de 150kV. Estes cabos ligam-se a 40027 subestações de transformação, como indicam os dados da REN.
Mapa da rede elétrica nacional (créditos REN)
Que empresas gerem a rede elétrica em Portugal?
A rede elétrica em Portugal é gerida pela REN, que é responsável pelo transporte de eletricidade desde a produção aos clientes finais, e pela e-Redes, que é o operador da rede de distribuição. No ecossistema da rede elétrica em Portugal também intervêm outras entidades, como a ERSE e a DGEG, com funções específicas de regulação e outras tarefas.
Como é paga a rede elétrica em Portugal?
A rede elétrica em Portugal é paga pelos clientes finais através das tarifas de acesso à redes. Este valor é cobrado na fatura de energia pelos comercializadores de eletricidade, que depois o entregam diretamente ao operador da rede de distribuição em baixa tensão (e-Redes). Parte do valor é depois pago ao operador das redes de média e alta tensão, existindo ainda uma parcela entregue aos municípios pelas rendas de concessão.
Para os consumidores o valor cobrado pela rede elétrica é sempre o mesmo, já que as tarifas de acesso às redes são iguais em todos os fornecedores. Para pagar menos pela energia, é preciso escolher uma empresa com o preço kWh mais barato, no simulador de preços de luz e gás.
Poupe até 50% nas faturas
Simular