Ativar Dark Mode

BTN - Saiba como funciona a Baixa Tensão Normal e que tarifas e ciclos horários pode escolher

Nuno Fatela

A Baixa Tensão Normal (BTN) refere-se ao fornecimento de eletricidade para clientes domésticos em Portugal, com tensão de 230V para sistemas monofásicos e 400V para trifásicos, e potências contratadas entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. A e-Redes é responsável pelas ligações elétricas, enquanto a compra de eletricidade pode ser feita junto a fornecedores no mercado livre ou regulado. A BTN é usada principalmente em habitações, pequenas empresas e instalações com baixo consumo elétrico, com os níveis mais comuns sendo 3,45 kVA e 6,9 kVA.

A diferença entre BTN e BTE (Baixa Tensão Especial) está nos níveis de potência. Enquanto a BTN suporta potências até 41,4 kVA, a BTE começa a partir desse nível, sendo destinada a clientes com necessidades maiores. A BTN pode ser monofásica ou trifásica, sendo obrigatório o uso de trifásico para potências acima de 10,35 kVA. Clientes podem escolher entre ciclos horários simples, bi-horário ou tri-horário, e há uma variedade de tarifas, que incluem opções fixas, variáveis e dinâmicas.

O que é a BTN?

A BTN é a Baixa Tensão Normal e define o fornecimento de eletricidade a 230 volts (monofásico) ou 400 volts (trifásico) aos clientes domésticos com níveis de potência entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. O fornecimento de eletricidade em BTN é feito junto da e-Redes, que é a responsável pelas ligações elétricas, e a compra da eletricidade é feita junto das empresas do mercado livre ou do mercado regulado de energia.

Existem treze níveis de potência disponíveis em BTN, que podem ser feitas com ligações monofásicas ou trifásicas.

Qual a diferença entre BTN e BTE?

A diferença entre BTN e BTE está nos níveis de potência disponíveis para contratação. A BTN está disponível entre 1,15 kVA e 41,4 kVA, enquanto a BTE está disponível para contratação com potências acima de 41,4 kVA e até 45 kVA.

Que níveis de potência existem em BTN?

Os 13 níveis de potência disponíveis em BTN são os seguintes:

  • 1,15 kVA
  • 2,3 kVA
  • 3,45 kVA
  • 4,6 kVA
  • 5,75 kVA
  • 6,9 kVA
  • 10,35 kVA
  • 13,8 kVA
  • 17,25 kVA
  • 20,7 kVA
  • 27,6 kVA
  • 34,5 kVA
  • 41,4 kVA

Os níveis de potência mais baixos, de 1,15 kVA e 2,3 kVA, são normalmente utilizados em garagens e locais com poucos equipamentos elétricos. Os níveis de potência mais usados nas casas portuguesas são de 3,45 kVA e 6,9 kVA, e nos níveis acima de 10,.35 kVA é obrigatório ter instalações trifásicas.

Qual a potência mais baixa de BTN em Portugal?

A potência mais baixa em BTN é de 1,15 kVA. Este nível de potência é usado principalmente em garagens e, segundo as regras definidas pela ERSE para os direitos dos consumidores de energia, as empresas são obrigadas a reduzir a potência para este nível antes de cortar o fornecimento de eletricidade.

Qual a potência mais alta de BTN em Portugal?

A potência contratada mais alta de BTN em Portugal é de 41,4 kVA, com ligação trifásica. A partir deste nível é preciso fazer à e-Redes o pedido para uma ligação em BTE - Baixa Tensão Especial.

Para que serve a baixa tensão normal?

A Baixa Tensão Normal serve para fixar os níveis de fornecimento em segurança para clientes domésticos, em que podem ser feitas as ligações mais simples e sem as obrigações de vistorias e sistemas de proteção da média e alta tensão.

A BTN está disponível em trifásico?

Sim, a BTN está disponível em trifásico a partir de 13,8 kVA. Até 10,35 kVA pode ser feita uma ligação monofásica, mas nos níveis a partir de 13,8 kVA é feita uma ligação trifásica porque é mais segura para os clientes.

Como ter BTN em trifásico?

Para ter BTN em trifásico precisa de fazer o pedido à e-Redes desta ligação com 400 volts e depois suportar os custos do novo tipo de ligação elétrica. O pedido e simulação do custo de uma instalação trifásica em Portugal pode ser calculada no site da e-Redes.

Como é distribuída a eletricidade em BTN?

A eletricidade é distribuída em BTN através dos seguintes passos:

  1. A eletricidade é gerada pelos centros de produção (paineis solares, eólica, hidroelétricas e outras)
  2. A eletricidade é transportada numa primeira fase por cabos de muito alta tensão
  3. Transformadores convertem a alta tensão em média tensão
  4. Redes de média tensão transportam a eletricidade nesta fase intermédia
  5. A eletricidade passa por uma subestação onde transformadores passam a média tensão para baixa tensão, a 230 volts ou 400 volts
  6. Cabos de baixa tensão transportam a eletricidade até ao ramal de distribuição e daí para a casa dos clientes
  7. Os contadores inteligentes fazem a contagem da quantidade de eletricidade que chega a casa dos clientes antes dela chegar ao quadro elétrico
  8. O quadro elétrico de casa distribui a eletricidade pelos vários pontos (tomadas e interruptores)

Quem pode aderir a tarifas em BTN?

Podem aderir a tarifas em BTN todos os clientes particulares e empresas que não necessitem de ligações elétricas com níveis de tensão elevados (média tensão ou alta tensão). As ligações em BTN são feitas pela e-Redes e todos os clientes que cumprem os limites de consumos e níveis de potência das ligações em BTN.

As tarifas em BTN têm custos específicos para as tarifas de acesso às redes e também para as avarias, cortes de fornecimento e outras intervenções, que pode ver nos quadros seguintes.

tarifas acesso às redes BTN até 20,7 kVA
tarifas acesso às redes BTN acima 20,7 kVA
Custos intervenções e-Redes em BTN

Que tipo de tarifas existem em BTN?

Em BTN existem tarifas fixas, variáveis e dinâmicas. Nas primeiras o preço kWh é definido na contratação e mantém-se constante, enquanto nas tarifas variáveis ele é atualizado todos os meses a partir dos valores médios do custo de produção no OMIE.

Nas tarifas dinâmicas em BTN a mudança do preço é ainda mais constante, já que o preço da eletricidade muda a cada 15 minutos de acordo com os custos de produção e a procura de eletricidade.

Que ciclos horários posso escolher em BTN?

Em BTN pode escolher os seguintes três ciclos horários:

  • Simples, com o mesmo preço de eletricidade para todos os consumos
  • Bi-horário,com preços mais altos em período diurno (Fora-Vazio) e mais baratos de noite e no fim de semana (Vazio)
  • Tri-Horários, com horas de vazio, ponta e cheia. Há mudanças consoante as horas do dia, e preço mais baixo em Vazio, intermédio em Ponta e mais caro em Cheia

Estes ciclos horários estão disponíveis também para tarifas em BTE, enquanto nas tarifas em Média Tensão ou Alta Tensão os clientes optam normalmente por ciclos bi-horários ou tri-horários.

Que fornecedores têm tarifas em BTN?

Todos os fornecedores do mercado livre e regulado têm tarifas em BTN. Isto significa que pode escolher empresas como a EDP Comercial, a Endesa, a MEO Energia, a Plenitude e outras do mercado livre ou optar pela SU Eletricidade no mercado regulado.

Como escolher a melhor tarifa em BTN?

Para escolher a melhor tarifa em BTN compare as tarifas de todas as empresas no simulador de preços de eletricidade. Veja qual é o preço kWh e o custo diário, faça o cálculo personalizado para os seus consumos e potência contratada e descubra o melhor preço de eletricidade no simulador de luz e gás.

Poupe até 50% nas faturas

Simular