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e-Redes - Como atua na instalação de contadores, leituras e avarias
A e-Redes é a distribuidora de eletricidade em Portugal, responsável pela entrega de eletricidade aos clientes finais, tanto no mercado regulado quanto no mercado livre. Além disso, outras funções da e-Redes são a instalação de contadores, resolução de avarias e recolha de leituras de consumo. A e-Redes, que faz parte do grupo EDP, mudou de nome em 2021 para evitar confusões com a EDP Comercial, que atua no mercado de venda de eletricidade.
A e-Redes também faz a gestão e manutenção da rede elétrica, fornece informações aos clientes e resolve problemas técnicos. A empresa também cuida da transição entre fornecedores de energia e da implementação de melhorias tecnológicas na rede elétrica. Os consumidores podem contactar a e-Redes para comunicar avarias, solicitar a instalação de contadores e comunicar leituras, além de poderem pedir indemnizações por prejuízos causados por falhas no serviço.
Quem é a e-Redes?
A e-Redes é a distribuidora de eletricidade em Portugal e serve todos os comercializadores de energia do mercado livre e do mercado regulado. Ou seja, ela é responsável pela entrega da eletricidade aos consumidores finais, assumindo também o bom funcionamento e monitorização da rede.
A e-Redes tem tarefas como a instalação dos contadores elétricos, resolução das avarias de eletricidade em casa dos portugueses e nos espaços públicos e recepção das leituras para depois fornecer às empresas de energia.
A quem pertence a e-Redes?
A e-Redes pertence ao grupo EDP que, através desta empresa, tem a concessão para o serviço de distribuição de eletricidade em Portugal.
A e-Redes e a EDP Distribuição são a mesma empresa?
Sim, a e-Redes é o nome que a EDP Distribuição adotou em 2021 por obrigação regulamentar, para evitar confusão com a EDP Comercial, que vende energia. Assim o nome EDP deixou de ser utilizado para distribuição e venda, e os clientes sabem com mais facilidade a quem recorrer para os diferentes serviços.
Esta separação aconteceu também em outras áreas no passado, para evitar confusões. Foi o caso da separação entre a SU Eletricidade e a EDP Comercial, para não haver confusões entre o mercado regulado e EDP.
Quais as funções da e-Redes?
A e-Redes tem as seguintes funções no sector da energia:
- Instalação dos contadores de luz
- Registo das leituras de eletricidade para todos os comercializadores de luz
- Fornecimento de informações aos clientes sobre dados do fornecimento, como o CPE da eletricidade, dados do consumo de eletricidade e produção em autoconsumo
- Resolução de avarias, com falta a luz em casa ou nas ruas
- Gestão da transição entre empresas para mudar de fornecedor de luz
- Gestão da rede elétrica nacional, com a tarefa de distribuição de eletricidade aos clientes finais
- Atualização da rede e implementação de soluções inovadoras para otimizar o ecossistema elétrico nacional
A e-Redes instala os contadores de luz?
Sim, a e-Redes instala os contadores de luz em casa. Tem de fazer o pedido de instalação através da e-Redes online e preencher o formulário disponibilizado, ou fazer o pedido por telefone pelo número 800 100 100. A e-Redes é responsável pela instalação dos contadores para casas e também pelos contadores de eletricidade para obras.
Que documentos pede a e-Redes para instalar um contador de eletricidade?
Para instalar um contador de eletricidade a e-Redes pede os seguintes documentos:
- Documentos de Identificação Pessoal (CC ou Passaporte e NIF);
- Morada para instalação do contador elétrico, que depois servirá para ter o seu CPE de eletricidade;
- Indicar a potência contratada de luz que pretende obter.
Quanto tempo a e-Redes demora a instalar um contador elétrico?
A e-Redes demora até 15 dias para Instalar um contador elétrico após receber o pedido. Durante este prazo é enviado ao cliente um orçamento com o custo da instalação, que dependem das condições técnicas e complexidade do pedido.
Como comunicar leituras de eletricidade à e-Redes?
Para comunicar leituras de eletricidade à e-Redes online use a App para Android e para iOS ou o formulário disponível online. Para comunicar as leituras de eletricidade à e-Redes por telefone use o número de contacto e-Redes 800 506 506.
Como comunicar as avarias elétricas à e-Redes?
Para comunicar avarias elétricas à e-Redes entre em contacto por telefone, na App ou através do formulário disponível no site. Quando recebe o pedido é enviado o Piquete da e-Redes (antigo Piquete EDP) para resolver as avarias..
Quanto tempo demora a e-Redes a resolver avarias elétricas?
A e-Redes demora até no máximo quatro horas para resolver avarias elétricas, mas o tempo de resposta costuma ser inferior a 1 hora nos centros urbanos.
O tempo máximo de resposta é de três horas para clientes prioritários de luz e gás. E para este tempo de resposta só são contabilizados períodos entre as 8h e as 24h.
Posso fazer uma reclamação ou pedir uma indemnização por avarias elétricas à e-Redes?
Sim, pode fazer uma reclamação por avarias elétricas à e-Redes sempre que considerar que o serviço prestado não cumpriu os requisitos exigidos ou acha que demorou muito para a reparação.
Posso pedir uma indemnização por avarias elétricas à e-Redes?
Sim, pode pedir uma indemnização à e-redes por avarias elétricas quando teve prejuízos por causa de demora na resolução dos problemas com a eletricidade. Esta indemnização serve para ser ressarcido dos seus prejuízos.
Como pedir uma indemniza ção à e-Redes:
Para pedir uma indemnização à e-Redes tem as seguintes opções:
- Utilizar a página online para comunicação de prejuízos da e-Redes;
- Pedir mais informações por telefone através do contacto e-Redes nos números 808 100 100 ou 218 100 100.
Como fazer uma reclamação da e-Redes?
Para fazer reclamação da e-Redes tem as seguintes opções:
- Ligar para o serviço de informações e apoio ao cliente e-Redes, pelos números 808 100 100 ou 218 100 100;
- Reclamar presencialmente num dos pontos de atendimentoda e-Redes;
- Reclamar através do Livro de Reclamações Online.
Quais são os contactos e-Redes?
Os contactos da e-Redes são os seguintes:
- App e-Redes para Android e para iOS
- Formulário para envio de leituras online ou pelo número 800 507 507;
- Informações: 808 100 100 ou 218 100 100;
- Avarias: 800 506 506 ou formulário de comunicação de avarias na via pública.
Como fazer o registo no Balcão Digital e-Redes?
Para fazer o registo no Balcão Digital e-Redes tem de seguir estes passos:
- Aceda ao Balcão Digital e-Redes através do site e selecione “Registe-se” no canto superior direito
- Indique se é um cliente particular ou empresarial
- Coloque o seu NIF
- Insira o seu Nome, Apelido, Contacto Telefónico e e-mail
- Concorde com as Condições de Utilização do Serviço
- Finalize carregando no botão “Registar”
Depois de se registar no Balcão Digital e-Redes recebe um email com o link para ativar a conta e definir a sua password. Depois de fazer estes passos fica disponível o acesso a vários serviços e informações sobre o seu serviço de energia no Balcão Digital e-Redes, como os dados sobre o contrato de luz e também os registos dos consumos de energia.
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