e-Redes - Como atua na instalação de contadores, leituras e avarias

Nuno Fatela

A e-Redes intervém no mercado de eletricidade fazendo a instalação de contadores, receção das leituras resolução de avarias elétricas em casa e tratando das avarias elétricas na iluminação pública. Para saber todas as funções da e-Redes, como reclamar e pedir indemnizações em caso de avarias elétricas e saber os contactos e-Redes vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre a e-Redes.

Quem é a e-Redes?

A e-Redes é a distribuidora de eletricidade em Portugal e serve todos os comercializadores de energia do mercado livre e do mercado regulado. A e-Redes tem tarefas como a instalação dos contadores elétricos, resolução das avarias de eletricidade em casa dos portugueses e nos espaços públicos e recepção das leituras para depois fornecer às empresas de energia.

A e-Redes antes era conhecida como EDP Distribuição e mudou de nome para não haver confusões entre distribuidora e comercializadoras de energia. Ou seja, o nome EDP deixa de ser utilizado para dois propósitos diferentes, para que os clientes saibam sempre a quem recorrer para os diferentes serviços. Esta separação aconteceu também em outras áreas no passado, para evitar confusões entre mercado regulado de luz e gás ou EDP.

O que faz a e-Redes?

A e-Redes faz a instalação dos contadores de luz. E, para comunicar as leituras de eletricidade do contador de luz, também pode utilizar o site e a App da distribuidora e quando falta a luz em casa ou nas ruas é esta empresa que trata dos problemas.

Sempre que muda de mudar de fornecedor de luz é a e-Redes que gere todo o processo de transição entre empresas. Ela faz a passagem, sem custos, das contagens de energia de uma comercializador para outro, para a nova empresa passar a cobrar a energia que consumir em casa.

Como instalar o contador de luz em casa com a e-Redes?

Para instalar o contador de luz em casa com a e-Redes tem de fazer o pedido de instalação através da e-Redes online e preencher o formulário disponibilizado, ou fazer o pedido por telefone pelo número 800 100 100. A e-Redes é responsável pela instalação dos contadores para casas e também pelos contadores de eletricidade para obras.

Que documentos são necessários para instalar um contador de eletricidade?

Para instalar um contador de eletricidade são necessários os seguintes documentos:

Quanto tempo demora a instalar um contador elétrico?

Instalar um contador elétrico demora até 15 dias após enviar o pedido à e-Redes, e durante este prazo recebe um orçamento com o custo da instalação. O prazo e o preço depende das condições técnicas que existam para instalar a luz.

Como comunicar as avarias elétricas à e-Redes?

Para comunicar avarias elétricas à e-Redes, quando falta a luz na rua ou existe um problema com a luz em casa, deve chamar o Piquete EDP. Pode comunicar as avarias de luz por telefone ou na App e, quando são falhas na rede pública, recorrer ao formulário de contacto online para dar essas informações.

Posso fazer uma reclamação ou pedir uma indemnização por avarias elétricas à e-Redes?

Sim, pode fazer uma reclamação por avarias elétricas à e-Redes sempre que considerar que o serviço prestado não cumpriu os requisitos exigidos ou acha que demorou muito para a reparação.

Como fazer reclamação da e-Redes?

Para fazer reclamação da e-Redes tem as seguintes opções:

  • Ligar para o serviço de informações e apoio ao cliente e-Redes, pelos números 808 100 100 ou 218 100 100;
  • Reclamar presencialmente num dos pontos de atendimentoda e-Redes;
  • Reclamar através do Livro de Reclamações Online.

Posso pedir uma indemnização por avarias elétricas à e-Redes?

Sim, pode pedir uma indemnização à e-redes por avarias elétricas quando teve prejuízos por causa de demora na resolução dos problemas com a eletricidade. Esta indemnização serve para ser ressarcido dos seus prejuízos.

Como pedir uma indemnização à e-Redes:

Para pedir uma indemnização à e-Redes tem as seguintes opções:

  • Utilizar a página online para comunicação de prejuízos da e-Redes;
  • Pedir mais informações por telefone através do contacto e-Redes nos números 808 100 100 ou 218 100 100.

Como comunicar leituras de eletricidade à e-Redes?

Para comunicar leituras de eletricidade à e-Redes online use a App para Android e para iOS ou o formulário disponível online. Para comunicar as leituras de eletricidade à e-Redes por telefone use o número de contacto e-Redes 800 506 506.

Quais são os contactos e-Redes?

Os contactos da e-Redes são os seguintes:

Poupe até 50% nas faturas

Simular