Ativar Dark Mode

CPE - Saiba o que é o Código de Ponto de Entrega, onde o encontrar e para que serve

Nuno Fatela

O CPE é o Código de Ponto de Entrega que identifica o contador de eletricidade e o local de cada instalação elétrica em Portugal. Este código serve para várias tarefas e o CPE é obrigatório para mudar o seu plano de luz, contratar um novo fornecedor de energia, enviar leituras e reportar avarias. Veja também como encontrar o Código de Ponto de Entrega da eletricidade, como pedir um CPE e o que fazer quando não sabe o CPE da sua morada atual.

O que é o CPE?

O CPE, ou Código de Ponto de Entrega, é a identificação do local de fornecimento de eletricidade e do contador de luz. O CPE é um código único para cada casa ou outra instalação de luz e nunca muda, mesmo quando troca de fornecedor de energia.

O Código de Ponto de Entrega é composto por 20 dígitos que identificam a sua morada junto dos operadores e aparece indicado em todas as suas faturas de energia.

Para que serve o CPE?

O CPE serve para os clientes do mercado de eletricidade tratarem das situações seguintes:

Quais as diferenças entre o CPE e o CUI?

A diferença entre o CPE e o CUI é que o CPE identifica o contador de eletricidade e local de fornecimento de luz, enquanto o CUI identifica morada e contador de gás natural. Outra diferença é que o CPE é fornecido pela e-Redes, enquanto o CUI é fornecido pelo Operador de Rede de Distribuição da sua área de residência.

Como pedir um CPE de eletricidade?

o pedido do CPE é feito à e-Redes quando quer uma nova instalação de eletricidade. O pedido é feito através do balcão digital, quando pede para ser instalada a eletricidade na sua morada. O CPe é gerado e enviado ao cliente pela e-Redes quando a ligação à rede é finalizada com sucesso.

O CPE nunca é atribuído pelas empresas que vendem eletricidade e não existem custos para pedir um Código de Ponto de Entrega.

Quantos números tem o Código de Ponto de Entrega?

O CPE tem vinte números e dígitos, divididos em quatro secções:

  • Duas Letras da Identificação do país (PT)
  • Quatro números com a Identificação do operador de rede
  • Doze números com o Código de Identificação do Local
  • Duas letras que servem para o "Check Digit"

O seu CPE tem um formato que começa com a Identificação do Operador de Rede, sempre com os dígitos "0002". Isto acontece porque o 0002 identifica a e-Redes, que faz as instalações de eletricidade em Portugal Continental.

Onde está o CPE na fatura?

O CPE está na primeira página da fatura, na secção com os dados do contrato. Na maioria dos fornecedores esta Área com “Os meus dados” ou “Dados de Cliente” está no canto inferior esquerdo da primeira página da fatura. Quando não tem uma fatura, tem de procurar meios alternativas para obter o Código de Ponto de Entrega.

Mudei de casa e não sei o CPE. O que devo fazer?

Se mudou de casa e não sabe o CPE há formas de obter o seu CPE quando não tem uma fatura de luz disponível, que são as seguintes:

  • Ligar para a linha de atendimento técnico da E-redes - 808 100 100
  • No Arquipélago da Madeira, use este contacto da EDM: 291 211 300
  • Nos Açores, recorra a esta linha de apoio da EDA: 800 202 525.

Posso mudar o CPE da eletricidade?

Não é possível mudar o CPE da eletricidade. Como o CPE identifica o contador de eletricidade para cada morada, e não existe troca do contador quando mudar de fornecedor de luz ou passa a titularidade do contrato, o seu CPE continua a ser o mesmo.

Só pode ser atribuído um novo Código de Ponto de Entrega se cancelar o contrato de luz e, mais tarde, fizer um novo. Nesse caso, fica sem ligação à rede, é gerado um novo CPE quando faz a nova instalação elétrica.

Posso mudar a eletricidade sem um CPE?

Não pode mudar a eletricidade ou contratar um novo fornecedor de energia sem ter o CPE, porque é este código que indica o local de fornecimento. Se quer mudar a eletricidade de empresa e não sabe o CPE faça a comparação e escolha o melhor plano no simulador de luz e gás e depois deixe os seus dados para obter apoio especializado e obter o seu CPE.

Poupe até 50% nas faturas

Simular