- comparamais.pt
- Luz e Gás
- Leituras e Contadores
- Contadores Inteligentes
Contadores Inteligentes - Conheça as vantagens e saiba como fazer as leituras
Um contador inteligente de eletricidade é um dispositivo que mede os consumos de energia de forma automática e remota, sem necessidade de verificações presenciais. Esses contadores, conectados a uma rede separada e independente da internet, enviam dados para a e-Redes, permitindo a reparação remota, alterações de serviços e consulta de históricos de consumo. A responsabilidade pela instalação e monitorização dos contadores inteligentes é da e-Redes.
Para ler um contador inteligente observe os números no mostrador digital, que correspondem aos diferentes ciclos de tarifas de eletricidade (Vazio, Ponta e Cheias). Estes contadores, como o Kaifa MA109 e o SAGEM CX1000, indicam seu status através de luzes de diferentes cores: vermelha para erros, amarela para testes, e verde para funcionamento normal. O histórico de consumos está disponível na Área Reservada de Clientes da e-Redes, e o seu uso não aumenta a sua conta de luz.
O que é um contador inteligente de eletricidade?
Um contador inteligente de eletricidade é um aparelho avançado para a contagem de todos os consumos de energia elétrica que são feitos em sua casa. Estes contadores são uma parte essencial das redes integradas de eletricidade, porque fazem parte de um ecossistema conetado que inclui toda a infraestrutura.
Os contadores inteligentes operam de forma totalmente autónoma e conseguem fazer envios de dados sem necessidade de verificações presenciais. Eles também permitem a reparação remota de avarias, alterações nos serviços e na potência contratada e consultar os históricos de consumos.
Como o contador inteligente de luz envia as contagens?
Os contadores inteligentes de luz funcionam com um sistema WAN (Wide Area Network) que faz o envio dos dados para os sistemas centrais do operador de rede de eletricidade. Isto significa que todos os contadores funcionam com uma rede separada e que garante sempre o envio de dados para a e-Redes.
Preciso ter internet para o contador inteligente enviar as contagens de eletricidade?
Não é preciso ter internet para o contador inteligente enviar as contagens de eletricidade. O sistema de envio de dados é totalmente separado da internet de casa e não interfere com os dispositivos nem com a velocidade da net. O sistema de comunicação de dados dos contadores inteligentes é autónomo da internet de casa.
Como saber se tenho um contador inteligente?
Para saber se tem um contador inteligente basta colocar a questão diretamente ao seu fornecedor de eletricidade ou diretamente à e-Redes. Seja cliente da EDP, da Endesa, da Galp ou de outra empresa, o seu fornecedor consegue sempre indicar-lhe qual o tipo de contador que tem em casa.
Sempre que é feita a mudança de contador o cliente é informado previamente pela e-redes. Como tal, também pode pesquisar se recebeu mensagens do operador de rede a informar desta alteração para as contagens de luz,
Quem é responsável pelos contadores inteligentes?
A responsabilidade pelos contadores inteligentes está a cargo do operador de rede de distribuição, a e-Redes. É esta empresa que faz a ligação dos contadores e a monitorização dos dados que eles enviam, já que é responsável por fornecer as leituras dos consumos de energia aos comercializadores de luz.
Posso pedir um contador de luz inteligente?
Sim, pode pedir um contador de luz inteligente à e-Redes. Isto acontece, por exemplo, se tem um contador analógico e decidiu instalar um sistema de autoconsumo (painéis solares ou outros) com venda de energia à rede.
Nesta situação deve entrar em contacto com a e-Redes a requerer a mudança do contador de luz. O pedido é analisado e, num prazo máximo de 15 dias, é fornecido um orçamento com os custos da instalação (sempre que existem serviços de construção, ligação ou reforço da rede.
Que dados preciso para pedir um contador de eletricidade?
Para pedir um contador inteligente só precisa de fornecer os seguintes dados à e-Redes:
- Dados do Cartão de Cidadão
- Localização Geográfica da Morada de Fornecimento
- Indicar a potência pretendida
Quem faz a instalação dos contadores inteligentes de luz?
A instalação dos contadores inteligentes é feita pela e-Redes, já que esta tarefa está a cargo do operador de rede de distribuição. A e-Redes informa no seu site que esta tarefa é feita por técnicos qualificados, devidamente identificados com a empresa e que nunca cobram pelo serviço prestado.
A mudança do contador de luz para um smart meter tem custos?
Não, a mudança do contador de luz para um smart meter está isenta de custos. Os contadores de luz e de gás natural integram os serviços públicos essenciais e são considerados um ativo não remunerado dos operadores de rede.
Estão proibidos pagamentos pelo aluguer, amortização ou inspeções periódicas dos contadores, feitas com um máximo de 12 anos de intervalo. Só existe custo quando o cliente pede uma inspeção extraordinária, com um preço desde 6,99€ até 269€.
Sou obrigado a aceitar a instalação do novo contador de luz inteligente?
Sim, é obrigado a aceitar a instalação do novo contador de luz inteligente porque os clientes não se podem opor à sua instalação. Mas existem regras para a mudança dos contadores de luz.
É obrigatório um aviso prévio a informar da alteração para um contador inteligente. Além disso, sempre que são adicionadas funcionalidades ao equipamento é preciso indicar os clientes. Neste caso, os clientes podem até recusar a adesão a estes novos serviços.
Vantagens dos contadores inteligentes
As vantagens dos contadores inteligentes são:
- Leituras automáticas e remotas
Os contadores inteligentes enviam leituras de luz com intervalos de quinze minutos, num procedimento designado como telecontagem. Isto permite aceder a tarifas variáveis de luz e ter dados reais nas faturas - Visualização de Consumos
Pode verificar no mostrador os consumos instantâneos e acumulados de luz para prever o custo mensal e aumentar a sua eficiência energética - Dados Precisos
Os smart meters garantem dados muito mais precisos porque fornecem apenas dados reais. dessa forma evita também ter estimativas e acertos na luz e gás
- Verificação simplificada dos consumos
Pode verificar se os dados da fatura são os corretos, comparando-os com o quadro digital do contador inteligente. - Preparados para o autoconsumo
Estes equipamentos estão preparados para habilitar a venda de energia à rede, facilitando uma gestão mais eficaz para quem tem painéis solares e outros sistemas de geração de energia. - Aviso de avarias
As falhas no fornecimento são enviadas automaticamente para a e-Redes, tornando mais rápida e simples a resolução de avarias elétricas. - Configurações remotas
É possível mudar entre ciclo horário simples e bi-horário de eletricidade e também alterar a potência contratada de luz sem visitas técnicas a casa dos clientes.
Também o corte e a religação depois do pagamento da conta em falta é feito sem deslocação dos técnicos. - Evitar fraudes e buirlas
Os contadores inteligentes conseguem registar tentativas de violação do contador e a ausência de consumos, o que permite alertas para as equipas técnicas verificarem que não existem comportamentos fraudulentos
Como ler os dados de um contador inteligente?
Para ler os dados do contador inteligente tem de observar os números que aparecem em sequência no mostrador digital do smart meter. Os dados que surgem são os consumos em vazio (1.8.1 no contador inteligente para consumos em Vazio, 1.8.2 para consumos em Ponta e 1.8.3 para consumos em Cheias). Estes números correspondem aos diferentes ciclos das tarifas de eletricidade.
Que modelos de contador inteligente existem?
Existem nove modelos de contador inteligente monofásicos indicados no site da e-Redes. Os mais conhecidos são o Kaifa MA109 e o SAGEM CX1000, cujos controlos pode ver nas imagens seguintes.
O que significa a luz vermelha no contador de luz?
A luz vermelha no contador de luz significa que o sistema de medição está ativado mas existem erros na comunicação de dados.
O que significa a luz amarela no contador de luz?
A luz amarela ou luz laranja no contador de luz indica que ele está em fase de testes para verificar que tudo está a funcionar corretamente.
O que significa a luz verde no contador de luz?
A luz verde no contador de luz, do indicador do estado das comunicações remotas, indica que o contador está a funcionar corretamente e a fazer o envio das comunicações para o operador de rede sem problemas.
Com ver o histórico de consumos nos contadores inteligentes?
Para ver o histórico de consumos nos contadores inteligentes deve estar registado na Área Reservada de Clientes e-Redes..Cada contador é identificado por um código específico, o CPE de eletricidade e o CUI do gás.
No hist órico de consumos tem acesso ao diagrama de cargas pontuais (intervalo de 15 minutos durante 30 dias), bem como ao diagrama de cargas diários (consumos a cada 15 minutos durante os últimos 24 meses).
O que acontece se ficar sem luz e já tiver um contador inteligente?
Se tem um contador inteligente e ficar sem luz em casa adopte os procedimentos habituais nas falhas e avarias elétricas. Em primeiro lugar verifique se é um corte geral ou apenas na sua casa. Depois veja o disjuntor, para saber se "o quadro disparou". Se não é esse o motivo, pressione durante dois segundos o botão de controlo do contador inteligente.
A e-Redes deixa ainda uma última solução, se isto não funcionar. Desligue o disjuntor do quadro durante três segundos e volte a ligá-lo. Se continuar sem eletricidade, use os contactos de avarias da e-Redes e peça uma visita do apoio técnico.
Vou pagar mais luz com os contadores inteligentes?
Não vai pagar mais luz por ter um contador inteligente. Os smart meters permitem consumos mais precisos dos consumos e, como tal, só vão existir diferenças em comparação ao contador analógico se este estivesse com erros na captação de dados.
Se está a pagar muita luz e quer poupar na energia, não vai obter qualquer mudança com a troca do contador. Para poupar compare os preços de luz e gás, descobrindo que empresas têm o preço kWh de luz mais barato.
Poupe até 50% nas faturas
Simular