Compare os tarifários de luz e gás e escolha o plano de energia mais barato

Atualizado em Dezembro de 2019

Com dúvidas?

Nós damos uma mãozinha a encontrar a melhor oferta

Ciclo Horário Simples
Fora Vazio 2500 kWh
Potência Contratada 6.9 kVA
Estimativa Atual 487,66 €
Débito Direto Fatura Eletrónica
Você poupa/ano € 487,67

Tarifa dual mais económica da Endesa;

Características Principais
Tarifa Dual mais económica da Endesa;
Não é necessário a contratação de serviços extra;
Preços fixos;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Você poupa/ano € 487,67

Oferece descontos aplicáveis mediante contratações extras;

Características Principais
Preços fixos durante 12 meses;
Obriga a adesão ao débito direto e à fatura eletrónica;
Desconto no valor total da fatura;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Energia Ecológica Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 260,25
Você poupa/ano € 227,42

Sem compromisso de permanência.

Características Principais
Tarifa com desconto até 15% na potência contratada;
Desconto até 5% no termo da energia;
Obriga à contratação On-line;
Obriga a adesão à fatura eletrónica e débito direto;
Preços fixos;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 326,45
Você poupa/ano € 161,21

Preços fixos durante 12 meses

Características Principais
Preços fixos durante 12 meses;
Obriga ao pagamento por débito direto;
Obriga a adesão à fatura eletrónica;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 341,86
Você poupa/ano € 145,81

Tarifa com 30% de desconto no termo fixo. Este desconto é atribuído em vales ao carregar o cartão Continente.

Características Principais
Desconto de 30% no termo fixo do gás natural;
Preços fixos durante 12 meses;
Não obriga ao pagamento por débito direto;
A fatura pode ser em papel ou eletrónica;
Incluí serviço de assistência;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 349,56
Você poupa/ano € 138,11

A tarifa Plano Base da Galp é a mais conhecida do grupo.

Características Principais
Preços fixos durante 12 meses;
Obriga ao pagamento por débito direto;
Obriga a adesão à fatura eletrónica;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 356,59
Você poupa/ano € 131,08

É a tarifa que utiliza fontes renováveis da EDP.

Características Principais
Energia Verde;
Obriga a adesão ao débito direto;
Obriga à fatura eletrónica;
Preços fixos;
A quantidade de energia equivalente ao seu consumo anual é produzida através de fontes renováveis de energia.
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 364,90
Você poupa/ano € 122,77

Pode ajustar o plano aos seus consumos

Características Principais
Sem custos, interrupções ou mudança de contador;
Descontos na eletricidade e no gás natural;
Desconto em combustível;
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 376,28
Você poupa/ano € 111,39

A tarifa Eletricidade é uma das mais comuns entre os clientes EDP.

Características Principais
Preço fixo durante um ano;
Obriga a adesão ao débito direto;
A fatura pode ser eletrónica ou em papel;
Sem compromisso de permanência.
Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 379,42
Você poupa/ano € 108,25

Tarifa disponível para clientes domésticos da Rolearviva

Características Principais
Preços fixos;
Não obriga ao pagamento por débito direto;
A fatura pode ser em papel ou eletrónica;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Energia Ecológica Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 381,90
Você poupa/ano € 105,76

Não existe um período de fidelização.

Características Principais
O plano tarifário destina-se a consumidores empresariais em BTN com uma potência contratada entre 1,15kVA e 20,7kVA para o tarifário horário Simples, 3,45kVA e 20,7kVA para bi-horário e entre 3,45kVA e 41,4kVA para o tarifário horário tri-horário;
Não existe um período de fidelização;
O plano tarifário tem a validade do corrente ano para a eletricidade;
No caso do Cliente pretender fatura em papel, terá um acréscimo de 0,50€/mês;
No caso do Cliente pretender efetuar o pagamento por multibanco, terá um acréscimo de 0,70€/mês.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 403,75
Você poupa/ano € 83,92

Tarifa sem fidelizações ou penalizações.

Características Principais
Tarifa com desconto até 15% na potência contratada;
Desconto até 5% no termo da energia;
Obriga à contratação On-line;
Obriga a adesão à fatura eletrónica e débito direto;
Preços fixos;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto
Estimativa/ano € 408,75
Você poupa/ano € 78,92

Tarifa para todos os domésticos com potência entre 3,45 e 20,7 kVA.

Características Principais
Tarifa com desconto até 3% no termo da energia;
Obriga à contratação On-line;
Não requer a adesão a extras, como a fatura eletrónica e débito direto;
Preços fixos;
Sem compromisso de permanência;
Tarifa para todos os domésticos com potência entre 3,45 e 20,7 kVA.
Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 466,75
Você poupa/ano € 20,91

Desconto já incluído no termo fixo, no entanto este reflete-se obrigatoriamente em cupões para carregamento de cartão Continente;

Características Principais
Comfort Home: Assistência à casa por €3,90/mês;
Preços fixos durante 12 meses;
Não obriga ao pagamento por débito direto;
Obriga à fatura eletrónica;
Inclui serviço de assistência;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Energia Ecológica Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 471,17
Você poupa/ano € 16,50

Se contratar o pack de serviços Proteção Elétrica Lar com o Plano Casa Iberdrola, aumenta o seu desconto para 13% e os dois primeiros meses do serviço são grátis;

Características Principais
11% de desconto garantido;
Contratação Online;
Se contratar o pack de serviços Proteção Elétrica Lar com o Plano Casa Iberdrola, aumenta o seu desconto para 13% e os dois primeiros meses do serviço são grátis;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 479,05
Você poupa/ano € 8,62

Inclui serviço de assistência;

Características Principais
Preços fixos durante 12 meses;
Comfort Home por €3,90/mês;
Comfort Care por €5,90/mês;
Obriga ao pagamento por débito direto;
Obriga a adesão à fatura eletrónica;
Inclui serviço de assistência;
Sem compromisso de permanência.
Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 482,16
Você poupa/ano € 5,51

Inclui serviço de assistência;

Características Principais
Comfort Home: Assistência à casa por €3,90/mês;
Contratação Online;
Não briga ao pagamento por débito direto;
Obriga a adesão à eletrónica;
Inclui serviço de assistência;
Sem compromisso de permanência.
Débito Direto Fatura Eletrónica
Estimativa/ano € 486,75
Você poupa/ano € 0,91

Obriga ao pagamento por débito direto e adesão à fatura eletrónica;

Características Principais
Comfort Home por €3,90/mês;
Comfort Care por €5,90/mês;
Obriga ao pagamento por débito direto;
Obriga a adesão à fatura eletrónica;
Inclui serviço de assistência;
Sem compromisso de permanência.

Como escolher o melhor plano de energia?

Os custos nas faturas de luz e gás afetam todos os portugueses, visto que é dinheiro gasto obrigatoriamente todos os meses. Como não é possível evitar este tipo de despesas podemos tentar reduzir os custos, começando pela nossa casa ao diminuir o uso desnecessário de equipamentos. Ainda assim, também é possível poupar na fatura, comparando todas as tarifas de luz e gás existentes no mercado português e optar pela mais conveniente.

Todos os anos a ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, faz uma revisão dos preços e das tarifas reguladas, bem como, das comercializadoras do mercado liberalizado. Por isso, convém comparar todas as tarifas de luz e gás e optar pela mais barata, tendo em conta o seu consumo.

Qual é a diferença entre o mercado livre e o mercado regulado de energia?

Desde 31 de dezembro de 2012 que, em Portugal, os preços ou tarifas fixadas anualmente deixaram de ser impostos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Agora são definidos a título privado pelos fornecedores de energia.

Antigamente, os consumidores não tinham de se preocupar, uma vez que era a ERSE quem fixava os preços para todos os consumidores. A liberalização do mercado permitiu novas oportunidades para o fornecimento de gás e eletricidade, exigindo também uma maior necessidade de informação por parte dos consumidores, que agora podem escolher conscientemente qual é o melhor serviço.

Desde que Portugal aderiu ao mercado liberalizado de energia que a oferta de tarifários aumentou. São várias as empresas que comercializam luz e gás em Portugal. As mais populares são a EDP, GALP, Endesa, Iberdrola, entre outras.

Devo mudar já para o mercado livre?

Se ainda não mudou o seu contrato de luz ou gás do mercado regulado para o mercado livre saiba que tem de o fazer até 2020 obrigatoriamente. Contudo, esta mudança só traz vantagens: o mercado livre ajuda-o a poupar na fatura de luz ou gás porque lhe dá a possibilidade de escolher, entre muitos fornecedores, o que tem as tarifas mais atraentes e que se adaptam melhor ao que procura. 

No caso do mercado liberalizado, quando quiser alterar o comercializador de energia, faça a mudança só depois de fazer a comparação e assim já vai estar a poupar. 

Tarifa única ou tarifa dual: qual é a melhor?

A eletricidade e o gás podem ser ambos contratados a um único fornecedor. Isto ajuda a controlar as despesas através de uma única fatura dual e não duas em separado. Para além disso, facilita a economizar porque os fornecedores oferecem melhores serviços e aplicam descontos quando os serviços são contratados de forma conjunta.

Um fator importante é que só algumas companhias oferecem tarifários duais, como a GoldEnergy, a EDP e a Galp Energia.

Para garantir que escolhe a tarifa certa e a mais barata, de acordo com a potência elétrica que quer contratar e com o período horário, utilize o nosso comparador de luz e gás de forma a ter acesso a todas as tarifas dos diferentes fornecedores.

As tarifas horárias são os preços no consumo de energia que vão variar consoante o momento do dia. Assim, os clientes têm três tipos de tarifas:

  • Tarifa simples: paga-se o mesmo preço a qualquer hora do dia. Os preços nunca mudam.
  • Tarifa bi-horária: esta tarifa divide o dia em duas partes e, portanto, com dois preços diferentes. Nas chamadas horas de Vazio – das 22h às 8h -, a energia tem um custo mais reduzido porque o consumo é geralmente mais baixo. Pelo contrário, nas horas Fora de Vazio – das 8h às 22h -, a energia tem o custo mais alto.
  • Tarifa tri-horária: neste caso, o dia divide-se em três partes – horas de Vazio, horas Cheias e as horas de Ponta. Nas horas Cheias existe um preço médio, mais alto do que o da tarifa simples, e nas horas de Ponta existe o período com o custo mais alto. A tarifa tri-horária é mais vantajosa para as empresas.

 

Os fornecedores mais comuns e usados em Portugal são: EDP, Galp, GoldEnergy, Endesa, Iberdrola, LUZiGÁS, ENAT, Luzboa, YLCE, entre outras.

Sempre que não tiver um contrato de fidelização, poderá mudar de fornecedor sem nenhum tipo de custos. A grande vantagem do mercado livre é ter liberdade para mudar de empresa sem grandes complicações.

 

Em primeiro lugar, deve selecionar um operador. Para isso pode usar o site comparamais.pt que o ajuda a comparar os diversos fornecedores de eletricidade e gás, adequando-os à sua realidade económica e ao que precisa. Simule, compare e opte pela opção mais adequada para si. Deve ter em atenção vários aspectos, tais como: preços, condições de pagamento, prazos de resposta, reclamações e  pedidos de informação.

 

Em segundo lugar, deve contactar o fornecedor energético que lhe parece mais vantajoso e pedir soluções baseadas nos seus consumos atuais. Em regra geral, o novo fornecedor tratará dos procedimentos que necessita para a mudança. A rescisão do contrato com o antigo fornecedor é da responsabilidade da nova empresa a quem está a contratar o serviço.

 

Quando mudar de fornecedor deve pedir a ficha contratual, negociar as fidelizações (se for o caso), deve analisar muito bem as condições e os preços antes de assinar, ter atenção aos prazos e controlar os consumos.



Para fazer um contrato de eletricidade e/ou gás natural com qualquer fornecedor, deve apresentar os seguintes documentos e dados:

– Dados pessoais: cartão de cidadão e NIF

– Código Ponto de Entrega (CPE) e/ou Código Universal de Instalação (CUI)

– Contrato de arrendamento ou escritura do imóvel

– Detalhes da tarifa escolhida

– Meio de pagamento. Se quiser aderir ao débito direto, deve apresentar IBAN e SWIFT.

 

Se optar por um tarifário dual, a ligação pode demorar até 10 dias úteis. O ideal é ligar sempre primeiro a luz e depois o gás para poder realizar os testes de segurança pertinentes.

 

A melhor tarifa vai depender de vários fatores mas, principalmente, das necessidades do cliente. Este deve ter noção do seu nível de consumo por mês, do tipo de tarifa que mais lhe convém, considerar a potência contratada, etc. Todos estes fatores vão determinar qual é o melhor tarifário para si.

Aliás, a partir da liberalização do mercado, os clientes já não são obrigados a ficar ligados a um fornecedor. Para além disso, têm muito mais empresas para escolher. É por isso que, para encontrar a melhor tarifa de luz e gás, deve comparar as ofertas de todos os fornecedores. Pode fazer a comparação sempre que quiser e mudar gratuitamente de empresa.

A nossa sugestão é contratar tarifário dual pois é melhor que o simples e tem descontos melhores.

 

Por norma, os fornecedores oferecem descontos muito atraentes quando o cliente contrata os serviços de eletricidade e gás em conjunto. A tarifa dual também simplifica a gestão do orçamento familiar, visto que vai receber uma única fatura pelos dois serviços e, por último, vai lidar só com uma empresa.

 

A partir da liberalização do mercado, entraram novas empresas em Portugal, abrindo as possibilidades de escolha. Algumas das companhias fornecedoras de gás no país são: Alfa, Audax, Ecochoice, EDP Comercial, Endesa, Galp, GoldEnergy, Naturgy, entre outros.

 

Pode rescindir o contrato sempre que quiser. A maioria das empresas têm um formulário online através do qual você poderá pedir a rescisão dos serviços. Por norma, pedem os seguintes documentos:

  • Última fatura
  • Leitura do contador de eletricidade e/ou gás

Contudo, saiba que não é preciso cancelar o contrato se o seu objetivo é mudar de empresa fornecedora ou mudar de endereço. Nestes casos, não é preciso o cancelamento.

 

Sim, pode mudar de casa e manter o contrato de energia e gás. Para isso deve entrar em contacto com o seu fornecedor e apresentar os seguintes documentos:

  • Identificação do titular do contrato
  • CPE e CUI
  • Contrato de arrendamento ou título de propriedade da nova morada
  • A última leitura do contador anterior.