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Eletricidade cortada - Saiba quando acontece e o que pode fazer
Os cortes de eletricidade são uma consequência da falta de pagamento das faturas, mas eles também ocorrem por ausência de leituras, razões técnicas ou práticas ilegais. O corte não pode ser realizado em fins de semana, feriados ou vésperas de feriado e só ocorre após um pré-aviso de 20 dias. Os custos do corte e religação são definidos anualmente e variam entre 3,32€ e 37,19€, dependendo da urgência e do tipo de contador.
Para evitar o corte, o cliente pode negociar o pagamento das dívidas, inclusive em prestações. O restabelecimento da luz pode ocorrer até 12 horas, mas pode pedir a ligação de luz com urgência e reduzir este tempo para 4 horas. Mudar de fornecedor pode evitar o corte de luz, mas pode ser exigido o pagamento de dívidas anteriores para o pedido de adesão ser aceite.
Quando é que pode ser feito o corte da luz?
O corte de luz pode ser feito por motivos de falta de pagamento, falta de leituras, motivos técnicos e práticas ilegais. As razões de corte de eletricidade são os seguintes:
- Falta de pagamento de faturas
- Impedimento de acesso ao contador
- Casos fortuitos ou de força maior
- Razões de segurança ou serviço
- Cedência de energia elétrica a terceiros
- Procedimento fraudulento
Quando não pode ser feito o corte da eletricidade?
O corte de eletricidade não pode ser feito em datas específicas, que são:
- Fins-de-Semana
- Véspera de Feriado
- Feriado
- Sexta-Feira
O que são cortes de energia por falta de leituras?
Os cortes de energia por falta de leituras são cortes feitos quando os clientes não permitem o acesso aos contadores de eletricidade durante períodos prolongados, o que impossibilita fazer leituras de eletricidade.
Os cortes de energia por falta de leituras são feitos após seis meses sem possibilidade de fazer leituras dos contadores. Esta situação é evitada com o agendamento de leituras entre o cliente e o Operador da Rede de Distribuição, a e-Redes.
O corte da eletricidade tem custos?
Sim, o corte da eletricidade tem custos, que são definidos anualmente pela ERSE. O preço do corte de eletricidade está na Diretiva n.º 10/2024, sobre as tarifas e preços para a energia elétrica e outros serviços em 2024, e é diferente para clientes com contador inteligente e com os contadores analógicos.
Além deste valor, existem também juros de mora a pagar pelo atraso no pagamento das faturas. Estes juros têm um custo mínimo de 1,25€ quando o atraso é inferior a 8 dias e um custo mínimo de 1,85€ para atrasos por tempos mais prolongados.
Como é feito o corte de luz?
O corte da luz é feito remotamente, nos contadores inteligentes, ou feito de forma física nos contadores analógicos. O corte so é feito quando os clientes têm mais de uma fatura em atraso e após um pré-aviso de corte feito com 20 dias de antecedência. Além disso, antes do corte da energia o fornecedor propõe ao cliente a redução da potência para o valor mínimo de 1.15 kVA.
Qual é o prazo para pagamento de faturas sem ter a luz cortada?
O prazo para pagamento de faturas sem ter a luz cortada é diferente em cada fornecedora. Normalmente o corte só é feito com duas faturas por pagar, o que significa que é feito dois meses depois de não pagar a fatura de luz.
O que posso fazer para não me cortarem a luz em casa?
Para não cortarem a luz em casa deve entrar em contacto com o fornecedor de eletricidade e procurar uma alternativa para pagar os valores em dívida. Normalmente a melhor solução é fazer um acordo para pagar a luz a prestações e assim evitar o corte no fornecimento de energia.
Quanto tempo demora a cortar a luz?
O corte de luz é feito de forma instantânea com os contadores inteligentes, já que nestas situações toda a intervenção é feita remotamente. O corte acontece 20 dias depois de receber o pré-aviso de corte de fornecimento pelo seu comercializador, mas não existe uma hora específica para o corte.
Quanto tempo pode estar a luz cortada?
Não existe um prazo máximo para a luz estar cortada por valores em dívida. O corte de eletricidade dura até ao momento em que o cliente faz o pagamento das faturas em atraso.
Um acordo de pagamento permite voltar a ligar a luz depois do corte de fornecimento?
Sim, fazer um acordo de pagamento permite voltar a ligar a luz depois do corte de fornecimento. Este acordo implica normalmente o pagamento faseado dos valores em falta, que é dividido entre as faturas seguintes.
Quanto tempo demora a voltar a ter luz em casa depois de pagar as faturas?
A eletricidade demora no máximo doze horas para voltar depois de pagar as faturas quando tem um contador analógico. Se tem um contador inteligente o tempo é reduzido para metade. Estes prazos de tempo não incluem o período entre as 00.00h e as 08.00h.
Pode pedir o restabelecimento urgente da energia, que tem um prazo máximo de 4h para voltar a ter luz em casa depois de pagar as faturas.
Voltar a ligar a luz tem custos?
Sim, voltar a ligar a luz tem custos. O valor a pagar nos cortes por falta de pagamento é de 3,32€ para os clientes com contadores inteligentes, onde o reabastecimento é feito de forma remota, sem intervenções físicas.
Quando tem urgência para voltar a ter fornecimento de luz depois de pagar as faturas pode pedir o restabelecimento urgente da energia, que tem um custo entre 3,32€ e 37,19€.
Nos cortes de fornecimento por falta de leituras os custos indicados pela e-Redes, que já incluem o valor da leitura extraordinária, vão dos 24,24€ aos 116,32€, e este valor é pago na fatura seguinte de energia.
O fornecedor pode pedir uma caução para voltar a ligar a eletricidade?
Sim, a única situação em que o fornecedor pode pedir uma caução ao cliente é precisamente quando faz a restabelecimento do fornecimento depois de um corte por falta de pagamento das faturas.
Mudar de fornecedor de eletricidade evita um corte de luz?
Sim, mudar de fornecedor de eletricidade evita um corte de luz. Durante o processo para mudar de fornecedor de eletricidade (que demora até três semanas) não pode ser feito o corte de fornecimento.
No entanto, quando existem dívidas a um fornecedor de eletricidade existe o risco do pedido de adesão ser recusado pela nova empresa. Isto acontece porque as empresas têm base de dados partilhada com todos os clientes com dívidas.
Neste caso, se quiser mudar de fornecedor comece por pagar os valores em dívida do contrato atual. Depois faça sempre uma simulação de preços de energia, encontre a tarifa de eletricidade mais barata e complete a adesão para reduzir o preço das suas faturas de luz.
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