No início deste ano foram anunciadas mudanças no sector energético. As famílias vão poder beneficiar de descontos que vão desde os 2% até aos 20%. Veja quais são os fornecedores que oferecem os melhores descontos.

Segundo a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) mais de 120 mil clientes mudaram de fornecedor de energia no mercado liberalizado, nos primeiros três meses de 2019. Em 2018 foram mais de meio milhão de consumidores a mudar de fornecedor.

No caso do gás natural, o caso é idêntico. Segundo a ERSE, em março 1,3% do total de clientes em mercado livre (quase 16 mil de um total de 1,2 milhões) decidiram mudar de fornecedor de gás.

Estas mudanças frequentes de fornecedores de luz e gás justifica-se pela guerra de preços, com tarifas cada vez mais competitivas, que abrangem descontos que vão dos 2% aos 20%. Veja de seguida quais são os fornecedores com maior percentagem de desconto.

6% de desconto com a EDP

Os descontos da EDP vão até aos 6% na luz e no gás. Estas campanhas de desconto são válidas até agosto de 2020. Para usufruir destes descontos precisa de aderir ao pagamento por débito direto e aderir à fatura eletrónica.

O plano Funciona da EDP é considerado dos que trás mais vantagens para o consumidor. Tem uma fidelização de 12 meses. Ao subscrever este plano conta com uma redução de 50% no preço das primeiras três mensalidades.

Se optar por contratar tanto luz como gás terá um desconto de 2% no primeiro ano e 5% no segundo ano. Ambos incidem sobre o valor total da fatura (termo fixo e energia consumida), mas não incluem taxas e impostos.

10% de desconto com a Goldenergy

A Goldenergy anunciou que a partir de 1 de Julho, a tarifa de luz e gás terá um desconto de 10% nas tarifas para as famílias e empresas (consumo anual até 10 mil m3), somando 20% de desconto no termo fixo. Estes descontos aplicam-se no caso de as adesões serem online com pagamento por débito direto e fatura eletrónica. No caso da eletricidade, os descontos incidem sobretudo na potência contratada:

  • Menos de 20% no caso da tarifa simples
  • Menos de 10% no caso da tarifa bi-horária
  • Tarifa dual com até 20% de desconto na fatura do gás com isenção total do termo fixo e os mesmos menos 10 a 20% na potência contratada de eletricidade

10% de desconto na Galp

Os maiores descontos praticados por parte da Galp encontram-se no plano Galp Continente. Podem variar entre 7% e 10% do valor da sua fatura. As taxas e os impostos não estão incluídos nestes descontos.

Para beneficiar dos descontos, tal como nos outros fornecedores, precisa de aderir à fatura eletrónica e débito direto.

Acrescenta-se mais 2% de desconto adicional se os clientes aderirem a um dos serviços de assistência Galp. Nos combustíveis o desconto é de 14 cêntimos por litro, através de um cupão que é emitido em compras superiores a 30€ nas lojas Continente e rebatível em abastecimentos até 60 litros nos postos Galp aderentes. O desconto é ainda acumulado em Cartão Continente. Mas se pagar com Cartão Universo, o desconto na bomba sobre para os 18 cêntimos por litro.

Endesa com desconto de 12%

12% de desconto “para sempre”, no termo fixo da fatura e no consumo de energia, com a tarifa e-luz & gás.

Esta oferta só é válida se o cliente fizer a subscrição do pacote online, aderir ao pagamento por débito direto e à fatura eletrónica. Este desconto não incluir o valor das taxas e dos impostos.

A tarifa Quero+ Luz promete um desconto até 14% no total da fatura. A lógica é “quantos mais produtos contratar, mais descontos acumula: 3% ao contratar a tarifa, 6% promocional no 1º ano de contrato, 1% por aderir ao débito direto, 1% por aderir à fatura digital, + 1% por contratar gás com a Endesa e + 2% por contratar os serviços.

Iberdrola vai até aos 13%

O Plano Casa Iberdrola conta com 11% de desconto, com energia 100% verde e uma redução de 13% com a contratação do pack de serviços Proteção Elétrica Lar, e a oferta dos dois primeiros meses de serviço.