Carregamento de Carro elétrico fica 40% mais barato que abastecer carro a gasolina

Veja a diferença entre o preço do carregamento de carros elétricos e o custo para abastecer os veículos a gasolina ou Diesel

Tem dúvidas sobre as vantagens da mobilidade elétrica? O preço do carregamento dos carros elétricos é um bom motivo para se render às novas soluções de mobilidade, já que custa menos 40% metade em comparação aos automóveis a gasolina

Os carros elétricos apresentam várias vantagens para os condutores. Desde logo a ausência de ruídos na condução e de emissões poluentes, a que se junta também o custo inferior das revisões, já que existem menos componentes mecânicos. Além disso, os dados agora revelados pela ERSE confirmam que carregar um carro elétrico é muito mais barato que abastecer um veículo a gasolina, com um custo 40% mais baixo.

Segundo a ERSE, com um consumo médio de 15 kWh/100km, o preço para o carregamento de um elétrico num local público varia entre os 5,80€ (posto normal, até 22kW) e os 5,87€ (numa carga rápida, acima dos 22 kW). Considerando um automóvel a gasolina moderno, com um consumo médio real de 6,0 l/100km, os custos serão bastante superiores. Veja agora as contas da Comparamais para o custo de carregamento…

Preço do Carregamento dos Carros Elétricos vs. Gasolina

No quadro seguinte apresentamos, com base nos preços dos carregamentos dos carros elétricos indicados pela ERSE (5,80€/100km), e o custo médio da gasolina 95 Simples (1,689€/litro), quanto custa abastecer estes dois tipos de veículos.

MotorElétricoGasolina
Consumo15 kWh/100km6,0 l/100km
Custo Médio 100km5,80€10,13€
Preço km0,058 €/km0,1013 €/km

Como se percebe, o preço do carregamento dos carros elétricos é praticamente metade, a cada 100km, em relação a um veículo a gasolina moderno. Estes são, no entanto, valores médios e pensados para uma condução mista. Deve, por isso, ter em conta outras variáveis.

Por exemplo, para uma condução em cidade os consumos destes dois tipos de veículos serão mais reduzidos, o que vai baixar o custo médio por cada 100km percorridos. Mas em autoestrada conte com valores mais elevados, já que a velocidades mais altas os carros gastam mais eletricidade ou combustível.

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Preço do Carregamento dos Carros Elétricos vs. Diesel

Em comparação com os Diesel as contas são diferentes. Neste caso, como o preço médio do combustível é consideravelmente mais baixo (cerca de 1,489 €(litro), e os consumos também mais reduzidos (cerca de 4,0 l/100km), as diferenças para os elétricos esbatem-se.

MotorElétricoDiesel
Consumo15 kWh/100km4,0 l/100km
Custo Médio 100km5,80€5,96€
Preço km0,058 €/km0,059€/km

Como se percebe, os custos do carregamento de carros elétricos acabam por ficar equiparados aos modelos Diesel. Neste caso, a diferença por cada 100km será de apenas 16 cêntimos, o que resulta em apenas mais 0,1 cêntimo por cada quilómetro percorrido.

Há, no entanto, que ter em conta que os carros a gasóleo acabam por ter um custo total de utilização (TCO) muito superior. Isso explica-se pelos valores de manutenção do filtro de partículas e outros sistemas de tratamento de gases de escape, que aumentam consideravelmente os preços das revisões.

Além disso, há ainda que considerar outro factor, o das restrições à circulação. Com os Diesel na mira das autoridades (especialmente pelos valores de NOx e micropartículas, porque emitem menos CO2 que os gasolina), cada vez há mais zonas urbanas onde estão proibidos de entrar. E, como tal, este elemento deve também ser levado em conta no momento da escolha do veículo.

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Preço do Carregamento dos Carros Elétricos vs. Híbridos

No caso dos veículos híbridos as contas tornam-se mais complicadas, já que é necessário considerar vários factores. No caso dos híbridos em série dependerá sempre da sua capacidade de regeneração, mas num modelo que combine motor a combustão e elétrico podemos falar de médias reais entre 3,0l e 4,0 l/100km. 

Já se for um híbrido de Plug-In, com baterias e autonomias elétricas a rondar os 50km, os consumos vão depender sempre da carga abastecida. Caso o veículo tenha toda a bateria disponível poderá obter consumos próximos dos 2,0 l/100km.

Mas se estiver com a bateria esgotada então os consumos podem até ser superiores aos de um veículo a gasolina convencional, já que peso superior (devido às baterias) vai aumentar os gastos com combustível. Isso permite concluir que o preço dos carregamentos dos carros elétricos pode ser equivalente ao dos híbridos, considerando um mix entre eletricidade e gasolina, mas torna-se difícil prever consumos específicos.

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Taxas representam metade do custo do carregamento

Os dados apresentados pela ERSE permitem também saber o que se paga ao ligar um carro à corrente. No preço do carregamento dos carros elétricos entram três factores, à imagem do que acontece nos custos das faturas de eletricidade:

  1. Energia – Inclui o custo da eletricidade, as tarifas de acesso às redes, a tarifa do comercializador de energia para a mobilidade elétrica(CEME) e ainda a tarifa da Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME);
  2. Distribuição – Inclui os custos do OPC (Operadores de Ponto de Carregamento) e as tarifas EGME
  3. Impostos – Para o Estado revertem diretamente os valores relativos ao IVA e ao IEC (Imposto Especial de Consumo)

Veja agora qual o peso de cada um destes componentes no custo final do carregamento

Componente do PreçoCusto% do custo total
Impostos (IVA + IEC)1,10€19%
Custos OPC1,81€31,2%
Tarifas EGME OPC0,20€3,4%
Comercialização CEME0,12€2,1%
Tarifa de Acesso à Rede1,44€24,9%
Tarifa EGME0,20€3,4%
Energia0,93€16%
Total5,80€100%

Como se percebe, a eletricidade consumida representa apenas 16% do custo de carregamento de um carro elétrico. A distribuição da energia do Operador de Ponto de Carregamento, com 31,2% do peso, acaba por ser o principal fator no custo final, seguido dos 24,9% pagos de tarifas de acesso.

Estes valores acabam por estar alinhados com os custos da eletricidade para, onde as tarifas e impostos representam 2/3 da fatura.

Como poupar no carregamento de carros elétricos?

Existem diversas soluções que permitem carregar os carros elétricos com um custo inferior. Aqui ficam algumas das opções:

  • Optar por carregar o carro em casa ou no local do trabalho
  • Se faz o carregamento doméstico e tiver uma tarifa bi-horária, escolher os períodos noturnos para carregar, quando a eletricidade é mais barata
  • Utilizar cartões de desconto das gasolineiras e de outras entidades com postos de carregamento de veículos elétricos
  • Ter um plano de energia que inclua o carregamento de carros elétricos, com benefícios nos preços para carregar em casa e também nos postos públicos. Por exemplo, a EDP Comercial tem um desconto de 25% para os pontos da rede Mobi.E

Escolha a energia mais barata para os carregamentos

Quem faça uma utilização intensiva dos veículos elétricos poderá sentir um forte impacto na fatura de luz de casa. Para evitar isso, e reduzir os seus custos, outra opção passa por comparar as tarifas de energia, conseguindo assim o melhor preço kWh.

Com diferenças que apenas nas contas de eletricidade para casa podem superar os 100€ anuais, as vantagens de ter o melhor plano de energia são ainda mais evidentes para quem tenha de carregar um veículo elétrico. Se já se rendeu à mobilidade elétrica mas quer o menor custo de abastecimento do veículo, passe pelo simulador de luz e gás e aceda aos melhores preços de energia. Descubra quanto pode poupar…

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