Ficou sem luz em casa? Saiba o número de telefone que tem de ligar

O que fazer em caso de avarias elétricas

Tem falta de luz em casa ou detetou uma avaria na iluminação pública? Saiba o que deve fazer nas várias situações de avarias elétricas, o contacto da EDP Distribuição e quanto tempo demora a chegar o Piquete EDP

A falta de luz em casa é um dos maiores problemas que se pode ter na habitação, já que pode levar a avarias em equipamentos elétricos. Além disso, caso seja um problema prolongado poderá levar também a outros problemas com o frigorífico, arca e os alimentos ali guardados. Como tal, agora pode ficar a saber o que fazer numa avaria elétrica e como contatar a EDP Distribuição, responsável pela resolução dos problemas na maioria dos casos.

Avarias elétricas em casa ou avaria na iluminação pública EDP?

Quando nota que está sem eletricidade, em primeiro lugar deve verificar se é um dos casos de avaria EDP em residências. Ou se, pelo contrário, se trata de um “apagão”, quando a falta de luz é geral. Para isso basta apenas fazer uma coisa: verificar pela sua janela se os seus vizinhos e as outras casas têm eletricidade. Caso esteja “tudo às escuras”, então trata-se de uma falha geral de eletricidade.

Sempre que existe uma avaria elétrica, seja exclusiva de casa ou em toda a rua, deve contactar a EDP Distribuição. Por isso, basta ligar para o número de telefone EDP Distribuição, 800 506 506, ou então preencher este formulário online no caso de avarias em sítios púbicos. Além disso, pode reportar estes problemas através da App EDP Distribuição para Android ou para iOS.

Avarias EDP em casa. O quadro disparou. Que fazer?

Avarias no quadro elétrico
As avarias elétricas no quadro de casa podem estar relacionadas com equipamentos ou o quadro disparar porque excedeu a sua potência contratada

Se já confirmou que o problema de luz é exclusivo da sua casa, há várias razões possíveis. Mas normalmente o seu quadro elétrico de casa vai disparar. Nesse caso, siga estes procedimentos:

  • Ligue novamente o disjuntor principal do quadro. Caso tudo volte ao normal, pode ter sido um problema momentâneo. Se isto não funcionar…;
  • Desligue todos os equipamentos elétricos. Ligue o quadro novamente. Se ele não funcionar, provavelmente terá um problema neste equipamento;
  • O quadro voltou a ligar? Então volte a ligar, um de cada vez, todos os equipamentos elétricos que estava a utilizar antes da avaria ou falha elétrica. Se algum deles fizer disparar o quadro repetidamente, é provável que ele esteja avariado e, como tal, não deve ser utilizado;
  • Apenas quando terminou de ligar todos os equipamentos voltou o quadro a ir abaixo? Neste caso, pode tratar-se apenas de um problema de potência contratada abaixo do limite. Para tal, pode entrar em contacto com o fornecedor de energia e tratar de pedir um aumento da potência contratada (com consequente aumento do custo na fatura). Além disso, pode comparar os preços e escolher um preço mais baixo da energia.

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Características Principais
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  • 20% de desconto na potência contratada, caso seja para a tarifa simples
  • No caso da tarifa bi-horária é aplicado o desconto de 10%

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  • Preços fixos durante 12 meses;
  • Descontos até 16% na tarifa Endesa;
  • Oferta de 30€ na adesão (60€ na opção por um serviço Dual de luz e gás);
  • Pagamento por débito direto opcional; A fatura pode ser em papel ou eletrónica;
  • Tarifa Endesa com 8% de desconto no total da fatura durante 1 ano;
  • Tarifa Endesa com 4% de desconto para sempre no total da fatura (3% na contratação de luz + 1% se decidir contratar também o gás, com as tarifas Endesa Dual);
  • Descontos adicionais, para sempre, na adesão ao débito direto (1%) e fatura digital (1%)
  • Desconto de 2% durante o primeiro ano, na contratação do serviço OK Eletrodomésticos ou OK Completo (manutenção dos equipamentos de casa a gás e eletricidade)
  • Disponíveis todos os meios de pagamento presenciais ou por via digital

Avarias elétricas em casa. Chamo a EDP Distribuição ou um eletricista?

Caso seja um problema que não está relacionado com o seu quadro elétrico, como por exemplo um curto-circuito, basta chamar um eletricista certificado. Mas, uma vez que os problemas com o quadro elétrico podem ser da responsabilidade do fornecedor de eletricidade ou apenas casos fortuitos, deve chamar a EDP para verificar o problema. Porque, se estiver isento de qualquer responsabilidade no problema com o quadro elétrico do interior de sua casa, não haverá custos na intervenção.

Nunca tente resolver sozinho um problema de eletricidade, já que corre o risco de ficar eletrocutado. Chame sempre o Piquete EDP, através do número 800 506 506, ou um Eletricista Certificado para tratar do problema.

Piquete EDP. Como chamar e quanto tempo demora?

Após ter sido accionado o Piquete EDP para resolver avarias elétricas, pelo 800 506 506, o tempo de chegada vai depender da distância a percorrer até à sua residência. Por exemplo, nas regiões mais populosas é quase certo que o tempo de espera será inferior a uma hora.

O atendimento de chamadas EDP Distribuição para as intervenções do Piquete EDP – 800 506 506 – respondeu a 88% dos telefonemas em menos de um minuto.

Existe, aliás, uma boa razão para que o tempo de espera EDP Distribuição seja tão reduzido. O motivo é que, com excepção de situações de força maior como calamidades, caso sejam ultrapassados os tempos máximos previstos para a chegada do Piquete EDP, os clientes vão ter direito a ser ressarcidos.

Quanto pago para resolver avarias elétricas?

Sempre que o problema seja alheio ao cliente não existe qualquer custo para resolver as avarias elétricas. No entanto, caso o problema seja causado pelo cliente (má utilização, alteração indevida, danos, etc) terá de ressarcir a empresa pelos custos da mão de obra e deslocação do técnico. Além disso, se for necessário trocar algum equipamento ou peça, também terá esse custo associado.

O Piquete EDP demorou muito. Posso reclamar e pedir uma compensação?

Como lhe mostraremos em maior detalhe nas estatísticas sobre as avarias elétricas em Portugal, só em 2018 (últimos dados conhecidos) foram pagos pela EDP Distribuição mais de 600.000€ em compensações a diferentes clientes por problemas relacionados com Alta, Média e Baixa Tensão. Estes pedidos podem ser feitos, por exemplo, caso algum equipamento elétrico fique avariado devido a um incidente elétrico.

Além disso, as indeminizações também podem estar relacionadas com a demora na intervenção. Segundo o mais recente Relatório de Qualidade EDP Distribuição, o tempo de resposta do Piquete EDP deve ser, no máximo de 2H para clientes prioritários. Para os restantes clientes, o tempo máximo é de 4H. E, como referido nesse mesmo documento, “o não cumprimento do estabelecido no RQS dá origem, se o incumprimento for da responsabilidade do operador, a que este pague uma compensação ao cliente”.

Como pedir uma indemnização à EDP Distribuição?

Se considera que os padrões de qualidade exigidos para a resolução de avarias elétricas não foram cumpridos, ou sofreu danos em equipamentos, pode expor o caso e pedir para ser recompensado. Para isso bastará aceder a esta página e fazer o seu pedido de indemnização à EDP Distribuição, seguindo depois o processo os trâmites legais.

Avarias elétricas EDP na rua. O que fazer?

Há várias razões para que fique sem luz na rua. Alguns dos principais motivos destes designados “apagões” são:

  • Cortes agendados, por exemplo para obras públicas. Veja aqui toda a lista de cortes programados pela EDP Distribuição;
  • Avarias nas subestações ou outros equipamentos e redes de transporte;
  • Condições climáticas adversas, como tempestades ou tornados;
  • Incêndios, cheias e outros desastres que originem a queda dos cabos e demais problemas;
  • Furto de cobre e outras questões de origem criminal;

Neste caso, apenas precisa de entrar em contacto com a EDP Distribuição pelo número 800 506 506. A partir daqui a empresa vai procurar a origem do problema e tratar de resolver as avarias elétricas que deixaram as ruas sem luz.

Estatísticas das avarias elétricas em Portugal no Relatório de Qualidade da EDP Distribuição

Uma vez que ainda não foi sido publicado o Relatório de Qualidade EDP Distribuição para 2019, os dados mais recentes nesta área são relativos a 2018. Por isso, pode ver nesse documento as últimas estatísticas da EDP Distribuição relativas aos serviços prestados aos clientes, bem como outras curiosidades:

Problemas com redes de alta e média tensão
Portugal tem 83.000km de cabos de Alta e Média Tensão. Ao todo existiram 15858 avarias relacionadas com estas redes, indica o último Relatório de Qualidade da EDP Distribuição
  • Existem em Portugal 83.000km de linhas de Alta e Média Tensão, e mais 143.000km de redes de Baixa Tensão
  • A EDP Distribuição atendeu 88% das chamadas para o número 800 506 506 em menos de um minuto;
  • Os requisitos de qualidade para a Assistência Técnica indicam que o tempo de resposta deve ser de 2H para Clientes Prioritários e de 4H para os restantes clientes;
  • Foram reportadas em 2018 um total de 560 interrupções nas redes de Alta Tensão e 15298 relacionadas com Média Tensão;
  • Em 2018 existiram 28569 Interrupções nas Redes de Baixa Tensão e mais 132022 relacionadas com a Instalação de Clientes de Baixa Tensão;
  • O tempo médio de assistência da EDP Distribuição situou-se em 79 minutos;
  • Ao todo, foram pagos 648.310€ em indemnizações pela EDP Distribuição. Desse montante, 612.321€ estão relacionados com 47.859 avarias elétricas

Questões mais frequentes relacionadas com avarias elétricas

Em caso de avarias elétricas, deve sempre ligar para a EDP Distribuição – Telefone 800 506 506.

Se sofreu uma avaria elétrica em casa, deve em primeiro lugar verificar se é apenas você que está em luz em casa. Por exemplo, se o quadro disparou ou se é outro problema elétrico.

Pode também ser uma avaria na iluminação pública. Nesse caso irá reparar que as outras residências e a própria rua estão com a iluminação desligada.

Sempre que exista uma avaria elétrica, seja em casa ou na rua, deve alertar a EDP Distribuição, pelo telefone 800 506 506. Pode também tentar perceber se é um problema com a faturação (para isso, veja aqui os contactos de todos fornecedores de energia). Além disso, caso seja uma avaria em casa, pode alternativamente entrar em contacto com um eletricista certificado.

Lembre-se. Apenas profissionais com formação na área devem mexer em instalações elétricas, pois há risco de choques elétricos e outras consequências.

 

Pode ainda utilizar este formulário para reportar avarias na via pública. E mesmo que esteja sem luz em casa, caso tenha um portátil com bateria e o smartphone (para servir de PA Móvel) continua a poder fazer uso das comunicações eletrónicas.

Existem dois motivos para que o quadro elétrico dispare:

Em primeiro lugar, desligue os equipamentos elétricos e volte a ligar o quadro. Caso continue sem eletricidade, e não exista um corte geral de luz, é provável que tenha uma avaria no quadro elétrico ou em qualquer outro equipamento ou cabo na sua casa.

Em segundo lugar, se o quadro voltou a ligar sem problemas, verifique se tem demasiados equipamentos ligados em simultâneo. Ligue novamente, um de cada vez, todos os equipamentos elétricos. Se um deles fizer disparar repetidamente o quadro, é provável que ele esteja avariado. Se apenas quando liga todos os equipamentos o quadro volta a disparar, pode precisar de aumentar a potência contratada. Para tal, entre em contacto com o seu fornecedor de energia ou compare os preços e escolha um preço mais barato.

Habitualmente o Piquete EDP não demora mais que uma hora a chegar, quando se tratam de avarias nos grandes centros urbanos. No entanto, há que recordar que em situações de calamidade, como tempestades, os tempos de resposta podem ser mais demorados.

A própria EDP Distribuição tem tempos de resposta previstos para as suas intervenções. Caso seja um cliente prioritário, a resposta deve ser dada em 2H, enquanto para os restantes clientes o tempo não deve exceder as 4H.

Caso algum incidente elétrico tenha causado avarias nos seus equipamentos domésticos, ou outro tipo de constrangimentos, pode entrar em contacto com a EDP Distribuição para pedir uma indemnização. Para isso deve utilizar esta página.

Caso tenha detetado uma avaria geral de eletricidade na rua, postes desligados ou estradas com a iluminação apagada, deve reportar o caso à EDP Distribuição. Para isso deve utilizar o contacto telefónico 800 506 506.

As obras públicas, reparações ou substituições de equipamentos e outros motivos podem obrigar a desligar temporariamente as redes elétricas. Mas essas situações são sempre motivo de alerta aos clientes. Para que saiba quando vão acontecer os cortes de energia agendados pela EDP Distribuição, basta aceder a este link.

Endesa - Plano e-Luz & Gás

Débito Direto Fatura Eletrónica Desconto de 14% para sempre em toda a fatura
Estimativa/ano € 531,89
Você poupa/ano € 105,21
Características Principais
  • Desconto de 14% na fatura para sempre;
  • Desconto aplicado ao custo da eletricidade e gás (preço kWh), no termo da potência contratada de luz e no termo fixo do gás;
  • Oferta de 60€ na adesão;
  • Exige débito direto e fatura digital;
  • Contrato sem fidelização;

Goldenergy Eletricidade (com DD e FE)

Energia Renovável Débito Direto Fatura Eletrónica A energia mais barata de Portugal. Desconto de 12% com adesão ao DD e à FE
Estimativa/ano € 487,21
Você poupa/ano € 39,48
Características Principais
  • O preço de termo fixo de energia mais barato de Portugal, segundo os dados da ERSE
  • Preço com desconto de 12% pela adesão ao débito direto e fatura eletrónica
  • Outras campanhas: 5% no preço-base; 8,5% na adesão ao débito direto ou à fatura eletrónica
  • Todas as operações podem ser realizadas a partir de casa, na área de cliente
  • Sem fidelização
  • Adesão em apenas 48H, a mais rápida do mercado