Saiba o que fazer quando tem uma avaria elétrica em casa

Nuno Fatela

Tem falta de luz em casa ou detetou uma avaria na iluminação pública? Saiba o que deve fazer nas várias situações de avarias elétricas, o contacto da EDP Distribuição e quanto tempo demora a chegar o Piquete EDP. A falta de luz em casa pode levar a avarias em equipamentos elétricos e também a outros problemas com o frigorífico, arca e os alimentos ali guardados. Como tal, agora pode ficar a saber o que fazer numa avaria elétrica e como contatar a EDP Distribuição, responsável pela resolução dos problemas na maioria dos casos e também quando e como pode reclamar e pedir uma indemnização por avarias elétricas.

O que fazer em caso de avaria elétrica?

Existem várias formas de atuar quando verifica que existe uma avaria elétrica. As principais soluções em caso de avaria elétrica são verificar o quadro elétrico de casa e também se não existe qualquer equipamento elétrico em curto-circuito. Se não for nenhuma destas situações, deve contactar o piquete de avarias elétricas para ele verificar o problema com a sua instalação elétrica e o quadro elétrico.

Avarias elétricas em casa e avarias na iluminação pública EDP?

Quando fica sem eletricidade, a primeira coisa a fazer é verificar se é uma avaria elétrica em casa ou uma avaria na iluminação pública. Ou seja, se é um "apagão" e a falta de luz é geral. Para isso basta apenas fazer uma coisa: verificar pela sua janela se os seus vizinhos e as outras casas têm eletricidade. Se está "tudo às escuras", então é um corte geral de energia.

Sempre que existe uma avaria elétrica, seja exclusiva de casa ou em toda a rua, deve contactar a e-Redes. Por isso, basta ligar para o número de telefone 800 506 506, ou então preencher o formulário online para avarias em sítios púbicos. Além disso, pode reportar estes problemas através da App e-Redes para Android ou para iOS.

O que fazer quando o quadro elétrico dispara?

Quando o quadro elétrico de casa dispara, siga estes procedimentos:

  • Ligue novamente o disjuntor principal do quadro. Caso tudo volte ao normal, pode ter sido um problema momentâneo. Se isto não funcionar...;
  • Desligue todos os equipamentos elétricos. Ligue o quadro novamente. Se ele não funcionar, provavelmente terá um problema neste equipamento;
  • O quadro voltou a ligar? Então volte a ligar, um de cada vez, todos os equipamentos elétricos que estava a utilizar antes da avaria ou falha elétrica. Se algum deles fizer disparar o quadro repetidamente, é provável que ele esteja avariado e, como tal, não deve ser utilizado;
  • Apenas quando terminou de ligar todos os equipamentos voltou o quadro a ir abaixo? Neste caso, pode tratar-se apenas de um problema de potência contratada abaixo do limite. Para tal, pode entrar em contacto com o fornecedor de energia e pedir um aumento da potência contratada de luz (com consequente aumento do custo na fatura).

Devo chamar a e-Redes ou um eletricista em caso de avaria elétrica?

Existem situações de avaria elétrica em que deve chamar a e-Redes e outras em que precisa de um eletricista. Se é um problema que não está relacionado com o seu quadro elétrico, como por exemplo um curto-circuito, basta chamar um eletricista certificado.

Mas se os problemas do quadro elétrico forem da responsabilidade do fornecedor de eletricidade, deve chamar a e-Redes para verificar o problema. Porque, se estiver isento de qualquer responsabilidade no problema com o quadro elétrico do interior de sua casa, não há custos na intervenção.

Como chamar o Piquete EDP?

Para chamar o Piquete EDP ligue para o número 800 506 506. O atendimento de chamadas e-Redes para as intervenções do Piquete EDP responde a 88% dos telefonemas em menos de um minuto e o tempo máximo permitido para estar no local do problema é de 4 horas.

Existe uma boa razão para que o tempo de espera EDP Distribuição seja tão reduzido. O motivo é que, com excepção de situações de força maior como calamidades, caso sejam ultrapassados os tempos máximos previstos para a chegada do Piquete EDP, os clientes vão ter direito a ser ressarcidos, como indicam os direitos do consumidor na eletricidade e gás.

Quanto tempo demora o Piquete EDP?

O tempo de chegada do Piquete EDP depende da distância a percorrer até à sua residência. Por exemplo, nas regiões mais populosas o tempo de espera é inferior a uma hora.

Quanto pago para resolver avarias elétricas?

Sempre que o problema é alheio ao cliente não existe qualquer custo para resolver as avarias elétricas. No entanto, caso o problema seja causado pelo cliente (má utilização, alteração indevida, danos, etc) terá de ressarcir a empresa pelos custos da mão de obra e deslocação do técnico. Além disso, se for necessário trocar algum equipamento ou peça, também terá esse custo associado.

Posso reclamar e pedir uma compensação se o Piquete EDP demorou muito?

Sim, pode reclamar e pedir uma compensação se o Piquete EDP demorou muito a chegar para resolver a avaria elétrica e também por outros motivos. Estes pedidos de compensação podem ser feitos, por exemplo, caso algum equipamento elétrico fique avariado devido a um incidente elétrico.

As indeminizações também podem estar relacionadas com a demora na intervenção. Segundo o mais recente Relatório de Qualidade EDP Distribuição, o tempo de resposta do Piquete EDP deve ser, no máximo de 2H para clientes prioritários. Para os restantes clientes, o tempo máximo é de 4H. E, como referido nesse mesmo documento, "o não cumprimento do estabelecido no RQS dá origem, se o incumprimento for da responsabilidade do operador, a que este pague uma compensação ao cliente".

Como pedir uma indemnização à E-Redes?

Para pedir uma indemnização à E-Redes para ser recompensado basta aceder à página de pedido de indemnização da e-Redes, seguindo depois o processo os trâmites legais.

O que fazer quando há uma avaria elétrica na rua?

Quando há uma avaria elétrica na rua entre em contacto com a e-Redes pelo número 800 506 506. A partir daqui a empresa vai procurar a origem do problema e tratar de resolver as avarias elétricas que deixaram as ruas sem luz.

Há várias razões para que fique sem luz na rua. Alguns dos principais motivos destes designados "apagões" são:

  • Cortes agendados, por exemplo para obras públicas.
  • Avarias nas subestações ou outros equipamentos e redes de transporte;
  • Condições climáticas adversas, como tempestades ou tornados;
  • Incêndios, cheias e outros desastres que originem a queda dos cabos e demais problemas;
  • Furto de cobre e outras questões de origem criminal;