Portugueses têm dificuldade para ler as faturas de energia. Veja as razões

37% dos portugueses tem dificuldade para ler a fatura de energia

Ler a fatura de luz e gás é para muitos portugueses um momento de tensão. Os principais motivos para isso são elevados preços a pagar (com mais de metade das pessoas a receber faturas acima dos 50€ todos os meses) e a incerteza sobre os acertos e estimativas de consumos . Agora, veja com a Comparamais, quantos portugueses revelam dificuldade para ler a fatura de energia e os motivos para esta confusão.

Fatura eletrónica paga por débito direto, serviços separados e tarifas simples

Receber a fatura no email, ter os serviços de luz e gás separados e escolher planos simples, com preços constantes, são três situações habituais nas faturas dos portugueses.

Segundo os resultados do inquérito Comparamais, mais de 70% dos nossos utilizadores recebem já as faturas de eletricidade no email, com 69% deles a optarem logo pelo pagamento por débito direto. E normalmente apenas para o serviço de eletricidade, já que somente 38% dos clientes optam por faturas conjuntas de luz e gás.

Sobressai também o facto de 86% dos clientes optarem pelos planos simples de energia, em detrimento das tarifas bi-horárias. Ou seja, os portugueses preferem garantir um preço constante em vez de usufruir de preços mais baixos de noite e no fim de semana, mas com custo mais elevado nos restantes períodos.

Os serviços de assistência são apenas opção para 9% dos clientes, que ficam assim com apoio garantido em caso de avarias elétricas, com o gás e com os seus equipamentos de casa. Até porque, dos clientes que contrataram estes serviços, 1/3 já recorreu a esses serviços de assistência.

Faturas custam mais de 50€ e 14% pagam fora do prazo

Das pessoas que responderam ao inquérito Comparamais, apenas 29% paga menos de 50€ na fatura de energia todos os meses. Com um custo mensal entre 50€ e 100€ estão 56% dos clientes, enquanto para 15% a fatura chega sempre com três dígitos no valor para pagamento. Ou seja, acima dos 100€.

Destaque ainda para os 14% que revelam pagar faturas fora do prazo ao longo do ano. Embora 7% pague menos de três faturas atrasadas e 5% tenha atrasos entre 4 e 6 faturas, para 2% dos portugueses as falhas para pagar a luz dentro do prazo acontecem mais de metade do ano.

37% dos portugueses revelam dificuldade para ler a fatura de luz e gás

Mais de metade das pessoas (52%) revelam ler todas as informações que constam da sua fatura de luz e gás. No entanto, 34% só olha para os consumos, valor e prazo de pagamento, e 13% apenas vê o montante e dia limite para pagar.

Mas o que se destaca é que 37% dos portugueses têm dificuldade para ler as suas faturas de energia.

Acertos constantes são motivo principal da dificuldade para ler a fatura de luz e gás

Os portugueses apontam três grandes razões para ter dificuldade em ler a fatura de energia. Em primeiro lugar surgem os acertos, com esta contabilidade entre o que foi pago a mais ou a menos a tornar-se incompreensível para 52%.

Além disso, o desconhecimento sobre a forma como são calculados os valores é apontado como um motivo de dificuldade para ler a fatura por parte de 43% dos inquiridos. Por fim, com este documento a apresentar normalmente 4 ou 5 páginas, há 25% de pessoas a afirmarem que a fatura de luz e gás tem demasiada informação.

Dificuldade para ler a fatura de luz e gás: Enviar as leituras pode evitar acertos

Com os acertos a serem apontados como o principal motivo de confusão nas faturas, há 16% dos portugueses que afirmam ter acertos em todas as faturas do ano. E só 38% dos portugueses revela numa ter qualquer acerto, uma situação relacionada com o envio das leituras mensais dos consumos.

São já mais de metade (51%) que comunica os consumos mensalmente ao seu fornecedor de energia. Mas há ainda 12% que envia menos de seis leituras por ano, enquanto 22% nunca faz este envio.

Entre os motivos para não enviar as leituras destacam-se quatro situações:

  • 49% esquece-se das datas de envio
  • 32% não tem interesse neste envio
  • 12% não sabia que era possível enviar leituras
  • 7% não sabe como é feito se fazem as leituras do contador

Energia verde sim, contribuição audiovisual não

Neste inquérito que demonstra a dificuldade para ler a fatura de energia para 37% dos portugueses destacam-se ainda mais dois dados. Em primeiro lugar, a preocupação dos portugueses com o recurso a energias renováveis. Afinal, 70% confirma na sua fatura as origens da energia consumida, procurando garantir que recebe eletricidade verde em sua casa.

Por fim, há 71% dos portugueses que afirmam não concordar com o pagamento da Contribuição Audiovisual na sua fatura de energia. Este é um tema sensível, já que se trata do pagamento na fatura de luz e gás de uma contribuição para suportar os serviços de telecomunicações do Estado.

Como evitar acertos e pagar menos

A Comparamais tem vindo a procurar ajudar os portugueses a saber mais sobre os serviços de energia e a poupar nas suas faturas.

Para os ajudar a compreender o que pagam e como reduzir encargos, temos artigos específicos a explicar como ler a sua fatura de energia, de que forma pode evitar os acertos nas faturas, como alterar a potência contratada e como enviar as leituras. Além disso, pode encontrar aqui todas as informações relativas a evitar cortes de eletricidade durante a pandemia.

Mas, a melhor forma de poupar nas faturas de luz e gás é através do simulador de preços de luz e gás da Comparamais. Esta ferramenta, que em 2020 permitiu em média uma poupança anual de 200€ aos utilizadores, faz-lhe a comparação de preços de luz e gás para lhe mostrar qual o melhor preço.

Por isso, se pretende poupar nas suas faturas de energia, fale com a Comparamais.

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