EDP Distribuição: O que é e que serviços oferece?

EDP Distribuição

Saiba quais os serviços garantidos pela EDP Distribuição, como instalar contadores e enviar as leituras, quais os contactos e, se necessário, como apresentar uma reclamação.

Quando se fala em EDP o destaque vai para a comercialização de luz e gás, algo que é efetuado através da EDP Comercial (para clientes no mercado livre de energia) e pela SU Eletricidade (para o mercado regulado). No entanto, há ainda a EDP Distribuição. Esta empresa serve todos os comercializadores (não apenas da EDP mas também a Endesa, Goldenergy, Iberdrola, Galp e outros), fornecendo um conjunto de serviços.

Para que saiba agora em que situações deve contatar esta empresa e quais os serviços disponíveis, a Comparamais explica-lhe tudo o que precisa. Até porque, se precisar de instalar contadores de eletricidade ou de ajuda em caso de avaria, é precisamente a EDP Distribuição que deve contatar…

Leia também: ERSE confirma os fornecedores com preços mais baixos de luz e gás em Portugal

O que é a EDP Distribuição?

O Grupo EDP inclui diversas empresas, entre as quais surge a entidade responsável pelo envio da eletricidade desde a origem até casa dos clientes. Falamos da EDP Distribuição que, além de instalar os contadores e garantir o fornecimento de luz, também tem assume outras tarefas.

É preciso desde logo destacar um facto sobre esta empresa, que é o facto dela ser distribuidora de eletricidade para todos os comercializadores. Ou seja, pode ser cliente da EDP Comercial, da Endesa, Goldenergy, etc, que será sempre a EDP Distribuição a assumir a responsabilidade pelo fornecimento, ficando as outras empresas apenas com a tarefa de vender e cobrar a energia consumida.

Tarifa simples ou bi-horária? Descubra qual deve escolher para casa

Por isso, a instalação dos contadores de luz é uma das atribuições da EDP Distribuição. Também por esse motivo quando existe um corte geral de eletricidade ou falta a luz em casa é esta entidade que lhe garante apoio. E se precisar de comunicar as leituras de eletricidade em casa, também pode utilizar os serviços disponibilizados online e pela App da distribuidora.

Por fim, sempre que quiser mudar de fornecedor de eletricidade (não se esqueça de comparar primeiro os preços no simulador…) será esta entidade que fica responsável por gerir a mudança de comercializador.

Tarifa Goldenergy Luz & Gás (DD e FE)

Energia Renovável Débito Direto Fatura Eletrónica A energia mais barata de Portugal. Desconto de 12% com adesão ao DD e à FE
Estimativa/ano € 658,04
Você poupa/ano € 74,77
Características Principais
  • O preço de termo fixo de energia mais barato de Portugal, segundo os dados da ERSE
  • Preço com desconto de 12% pela adesão ao débito direto e fatura eletrónica
  • Outras campanhas: 5% no preço-base; 8,5% na adesão ao débito direto ou à fatura eletrónica
  • Todas as operações podem ser realizadas a partir de casa, na área de cliente
  • Sem fidelização
  • Adesão em apenas 48H, a mais rápida do mercado

Como instalar o contador de luz em casa?

Se comprou ou acabou de construir uma casa, ou por acaso cancelou o contrato de eletricidade, será necessário fazer o seu pedido de instalação de um contador elétrico. Para isso pode usar a página para a instalação de contadores, preenchendo o formulário disponibilizado. Além disso, pode fazer o pedido por telefone pelo número 800 100 100.

Para fazer a instalação do contador precisará destes documentos:

  • Documentos de Identificação Pessoal (CC ou Passaporte e NIF);
  • Morada para instalação do contador elétrico, que depois servirá para ter o seu CPE;
  • Potência contratada que pretende obter.

Quanto tempo demora?

Até 15 dias após enviar o pedido o cliente recebe um orçamento com o custo da instalação dos contadores. O prazo e o preço dependerá sempre das condições técnicas que existam para instalar a luz.

Como comunicar as avarias à EDP Distribuição?

Sempre que repare numa quebra geral de eletricidade ou que existe um problema com a luz em casa deverá entrar em contacto com a EDP Distribuição. Para isso poderá usar a App ou, se forem falhas na rede pública, também recorrer ao formulário de contacto online para dar essas informações.

Para saber como proceder em caso de avarias elétricas e ter o apoio do Piquete EDP consulte este artigo.

Como posso comunicar as leituras à EDP Distribuição?

Embora diversos fornecedores já tenham páginas e contactos telefónicos específicos para fornecer estas leituras pode sempre recorrer aos serviços da EDP Distribuição online. As leituras do contador podem ser dadas através da App para Android e para iOS ou no formulário disponível online, mas também pelo número 800 506 506.

Neste artigo pode encontrar todas as informações sobre como enviar as leituras de eletricidade.

Posso fazer uma reclamação ou pedir uma indemnização?

Sempre que considere que o serviço prestado não cumpriu os requisitos exigidos ou demorou muito pode fazer uma reclamação. Além disso, pode mesmo pedir uma indemnização para ser ressarcido dos seus prejuízos.

Só em 2018, nos últimos dados reportados, foram mais de 600.000€ de compensações, já que foram atribuídas indemnizações por problemas nos eletrodomésticos e outras avarias causadas por falhas de eletricidade.

Fazer uma reclamação:

Pedir uma indemnização:

Lista de contactos EDP Distribuição

Veja agora todas as formas de contacto que pode usar:

Tem dúvidas sobre a sua conta de luz e gás? Veja aqui como ler a sua fatura de eletricidade

Endesa - Plano Quero+ Luz

Débito Direto Fatura Eletrónica Descontos até 16% nas tarifas Endesa Quero+
Estimativa/ano € 478,17
Você poupa/ano € 48,51
Características Principais
  • Preços fixos durante 12 meses;
  • Descontos até 16% na tarifa Endesa;
  • Oferta de 30€ na adesão (60€ na opção por um serviço Dual de luz e gás);
  • Pagamento por débito direto opcional; A fatura pode ser em papel ou eletrónica;
  • Tarifa Endesa com 8% de desconto no total da fatura durante 1 ano;
  • Tarifa Endesa com 4% de desconto para sempre no total da fatura (3% na contratação de luz + 1% se decidir contratar também o gás, com as tarifas Endesa Dual);
  • Descontos adicionais, para sempre, na adesão ao débito direto (1%) e fatura digital (1%)
  • Desconto de 2% durante o primeiro ano, na contratação do serviço OK Eletrodomésticos ou OK Completo (manutenção dos equipamentos de casa a gás e eletricidade)
  • Disponíveis todos os meios de pagamento presenciais ou por via digital

Goldenergy Campanha 20+20 Luz e Gás

Energia Renovável Débito Direto Fatura Eletrónica Até 20% de desconto na fatura da luz e do gás
Estimativa/ano € 673,78
Você poupa/ano € 59,02
Características Principais
  • Até 20% de desconto na fatura do gás
  • 20% de desconto na potência contratada, caso seja para a tarifa simples
  • No caso da tarifa bi-horária é aplicado o desconto de 10%