E-Redes (EDP Distribuição): O que é e que serviços oferece?

e-Redes

Sabe quais as funções da e-Redes (antiga EDP Distribuição) nos serviços de eletricidade? Descubra como funciona a instalação de contadores, envio as leituras, quais os contactos e-Redes e, se necessário, como apresentar uma reclamação

Durante vários anos a EDP esteve ligada, além da comercialização de luz e gás com a EDP Comercial (para clientes no mercado livre de energia) e a SU Eletricidade (para o mercado regulado) também ligada à distribuição de energia. Para isso existia a EDP Distribuição, agora chamada e-Redes.

Esta empresa empresa serve todos os clientes de energia, fornecendo um conjunto de serviços. Por exemplo, ela faz a instalação dos contadores, recebe as leituras e também as comunicações de avarias e problemas com a iluminação pública.

Para saber todos os contactos e-Redes e quando os usar, vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber. Até porque, para ter eletricidade em casa, esta empresa é fundamental…

O que é a e-Redes – EDP Distribuição?

O Grupo EDP inclui diversas empresas, uma delas responsável pelo envio da eletricidade até casa dos clientes. Falamos da e-Redes, antes conhecida como EDP Distribuição que, além de instalar os contadores e garantir o fornecimento de luz, também tem assume outras tarefas.

A e-Redes é a distribuidora de eletricidade para todos os comercializadores. Ou seja, pode ser cliente da EDP Comercial, da Endesa, da Goldenergy ou de outra empresa, mas é sempre a antiga EDP Distribuição que fica responsável fornecimento. Por isso, as comercializadoras apenas vendem e cobram a eletricidade.

Porque mudou a empresa de nome?

A EDP Distribuição passou a chamar-se e-Redes precisamente para não haver confusões entre distribuidora e comercializadoras de energia. Ou seja, o nome EDP deixa de ser utilizado para dois propósitos diferentes, para que os clientes saibam sempre a quem recorrer para os diversos serviços.

O que faz a e-Redes?

A instalação dos contadores de luz era uma função da EDP Distribuição que agora está com a e-Redes. E, para comunicar as leituras de eletricidade do contador de luz, também pode utilizar o site e a App da distribuidora.

Além disso, quando falta a luz em casa ou nas ruas é esta empresa que trata dos problemas.

Por fim, sempre que mudar de fornecedor de eletricidade (depois de usar um simulador de preços de luz e gás) é esta entidade que trata todo o processo. Ela faz a passagem, sem custos, das contagens de energia de uma comercializador para outro, para a nova empresa passar a cobrar a energia que usa..

simular preços de energia

Como instalar o contador de luz em casa com a e-Redes?

Se comprou ou construiu casa tem de fazer um pedido de instalação de um contador elétrico. Para isso pode usar o contacto e-Redes online para a instalação de contadores, preenchendo o formulário disponibilizado.

Além disso, pode fazer o pedido por telefone pelo número 800 100 100.

Para instalar um contador precisa destes documentos:

  • Documentos de Identificação Pessoal (CC ou Passaporte e NIF);
  • Morada para instalação do contador elétrico, que depois servirá para ter o seu CPE;
  • Potência contratada que pretende obter.

Quanto tempo demora?

Até 15 dias após enviar o pedido à e-Redes do contador, recebe um orçamento com o custo da instalação. O prazo e o preço depende das condições técnicas que existam para instalar a luz.

Como comunicar as avarias à EDP Distribuição?

Sempre que falta a luz na rua ou existe um problema com a luz em casa tem de contactar a e-Redes para chamar o Piquete EDP. Para isso pode usar a App ou, quando há falhas na rede pública, também recorrer ao formulário de contacto online para dar essas informações.

Como comunicar leituras à e-Redes?

Se não tem um contador inteligente, há várias empresas têm páginas e contactos telefónicos específicos para fornecer as leituras. Mas pode sempre recorrer aos serviços da EDP Distribuição online.

Para enviar as leituras do contador online podem usar a App para Android e para iOS ou o formulário disponível online. Mas se preferir fazer isso por telefone, use o número e-Redes 800 506 506.

Posso fazer uma reclamação ou pedir uma indemnização?

Quando considera que o serviço prestado não cumpriu os requisitos exigidos, teve dados pela falta de luz ou acha que demorou muito para a reparação ser feita pode fazer uma reclamação. Além disso, pode mesmo pedir uma indemnização para ser ressarcido dos seus prejuízos.

Só em 2018, nos últimos dados reportados, foram mais de 600.000€ de compensações, já que foram atribuídas indemnizações por problemas nos eletrodomésticos e outras avarias causadas por falhas de eletricidade.

Fazer reclamação:

Pedir indemnização:

Contactos e-Redes

Veja agora todas as formas de contacto que pode usar:

Lembre-se também que, se a sua fatura de eletricidade está demasiado alta, compare os preços no simulador de preços de eletricidade. E, depois, escolher os preços mais baixos. Para poupar na energia, carregue na imagem abaixo e siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás