Smart Meters – Conheça as vantagens dos contadores inteligentes de luz e gás

Saiba como funcionam os contadores inteligentes e as suas vantagens

Com instalação prevista para todas as casas até final de 2024, os contadores inteligentes (smart meters) são essenciais para as redes inteligentes de energia. Veja como eles funcionam e conheça as suas vantagens

As estimativas da energia são o principal motivo de confusão nas faturas de energia. No entanto, para evitar os acertos nas contas de luz e gás, estão a ser instalados em todas as casas os contadores inteligentes.

Estes novos equipamentos trazem diversas vantagens. Por exemplo, permitem alterar remotamente a potência contratada e sinalizar mais rapidamente as avarias elétricas. Além disso, eles garantem mais precisão na leitura dos kWh de energia consumidos e também podem fazer as leituras automáticas.

Descubra como funcionam os contadores inteligentes, também conhecidos como smart meters. Saiba as vantagens dos novos contadores de luz e gás e se já estão instalados na sua zona…

Smart Meters – Uma nova forma de contar a eletricidade e gás

Em 2009, através das Diretivas Europeias 2009/72/CE (eletricidade) e 2009/73/CE (gás) foi decidida a introdução nos países da União Europeia dos contadores inteligentes.

A sua implementação tem vindo a ser progressivamente feita, e cada vez há mais contadores inteligentes em Portugal. Mas, ainda assim, não está completa a sua instalação, que deve ficar concluída em 2024. Até esse momento, muitos clientes continuam a sofrer com estimativas e acertos dos consumos quando não fazem o envio das leituras.

Veja que informações e controlos tem um contador inteligente:

Controlos dos contadores inteligentes

Vantagens dos contadores inteligentes

O principal objetivo dos contadores inteligentes é acabar com as estimativas e acertos de consumos. Mas eles também são uma parte essencial da implementação das redes inteligentes de energia, já que têm outros benefícios.

Leituras diárias, automáticas e remotas

Com ligação remota (para todos os clientes, mesmo sem internet), os contadores inteligentes conseguem enviar para o operador de rede contagens com intervalos de quinze minutos. Este procedimento é designado como telecontagem.

Por isso, os smart meters garantem dados muito mais precisos nas leituras dos consumos de energia, apenas com dados reais.

Verificação simplificada dos consumos

Pode verificar se os dados da fatura são os corretos, comparando-os com o quadro digital do contador inteligente.

Siga o procedimento habitual nas leituras da luz e gás, os valores 1.8.1 (Vazio), 1.8.2 (Ponta) e 1.8.3 (Cheias) para ver o consumo total. Assim pode confirmar se os dados da fatura de energia estão de acordo com os consumos apresentados no smart meter.

Conheça as informações que aparecem no ecrã do seu contador inteligente

Aviso de avarias

Os consumos são enviados automaticamente, mas também é muito mais simples ao operador de rede (a EDP Distribuição, rebatizada e-Redes) detetar falhas no fornecimento. E, assim, é mais rápida e simples e resolução de avarias elétricas.

Configurações remotas

Os contadores inteligentes evitam visitas técnicas a casa dos clientes. É possível mudar o ciclo horário (simples e bi-horário) e também a potência contratada remotamente.

Cortes e ligação automática

Os smart meters estão preparados para fazer o corte automático da luz. Esta é uma má notícia mas, por outro lado, também conseguem fazer a ligação novamente depois do pagamento da conta em falta. Por isso, evita o custo da deslocação dos técnicos.

Além disso, os contadores inteligentes evitam fraudes com os consumos. Capazes de registar tentativas de violação do contador, bem como a ausência de consumos, facilitam os alertas para as equipas técnicas garantirem que as regras do mercado de energia estão a ser seguidas por todos os consumidores.

Preparados para o autoconsumo

Os clientes que tenham painéis solares e outros sistemas de geração de energia têm nos contadores inteligentes um aliado. Estes equipamentos estão já preparados para permitir a venda de energia à rede, facilitando uma gestão mais eficaz da eletricidade gerada nestes ecossistemas de energia renovável.

Vídeo – Como funciona um contador inteligente

Quem é responsável pelos contadores inteligentes?

Como acontece com todos os contadores de luz, a responsabilidade está a cargo do operador de rede de distribuição. Ou seja, a e-Redes, novo nome da empresa que era conhecida como EDP Distribuição.

Ela faz a ligação dos contadores e a monitorização, já que eles pertencem ao ecossistema mais alargado das redes inteligentes de energia.

Clientes são obrigados a aceitar os smart-meters, e a instalação é grátis

A instalação dos contadores inteligentes deverá estar concluída até 2024. E os clientes não se podem opor à sua instalação. Mas existem regras para a mudança dos contadores de luz.

É obrigatório um aviso prévio a informar da alteração para um contador inteligente. Além disso, sempre que são adicionadas funcionalidades ao equipamento é preciso indicar os clientes. Neste caso, os clientes podem até recusar a adesão a estes novos serviços.

Quanto custam os contadores inteligentes?

Os contadores de luz e de gás natural integram os serviços públicos essenciais. Como tal, são considerados um ativo não remunerado dos operadores de rede. Ou seja, estão proibidos pagamentos pelo aluguer, amortização ou inspeções periódicas dos contadores.

Estas inspeções são grátis e devem ocorrer com um máximo de 12 anos de intervalo. No entanto, o cliente pode pedir uma inspeção extraordinária. Neste caso o serviço tem custos que variam entre 6,99€ e 269€.

O que acontece se ficar sem luz e já tiver um contador inteligente?

Neste caso adopte os procedimentos habituais nas falhas e avarias de eletricidade. Ou seja, em primeiro lugar verifique se é um corte geral ou apenas na sua casa. Depois veja o disjuntor, para saber se “o quadro disparou”. Se não é esse o motivo, pressione durante dois segundos o botão de controlo do contador inteligente (pode ver um exemplo desse botão na imagem seguinte).

A e-Redes deixa ainda uma última solução, se isto não funcionar. Desligue o disjuntor do quadro durante três segundos e volte a ligá-lo. Se continuar sem eletricidade, use os contactos de avarias da EDP Distribuição / e-Redes e peça uma visita do apoio técnico.

modelos de smart meters disponíveis em Portugal
Estes são os modelos de smart meteres disponíveis em Portugal

Acesso ao histórico de consumos é vantagem dos contadores inteligentes

Um último benefício dos contadores inteligentes é permitirem o acesso ao histórico de consumos. Isto é possível porque cada contador tem um código específico, o CPE da eletricidade e o CUI do gás natural.

Poderá ter acesso ao diagrama de cargas pontuais (intervalo de 15 minutos durante 30 dias), bem como ao diagrama de cargas diários (consumos a cada 15 minutos dos últimos 24 meses). Para ver estes dados, deve estar registado na Área Reservada de Clientes e-Redes.

Vou pagar mais luz com os contadores inteligentes?

Não. Como acontece com os anteriores contadores, não há qualquer impacto no que paga, já que registam os consumos como os equipamentos tradicionais. As diferenças estão, principalmente, na capacidade de transmitir remotamente essas informações e fazer alterações nos serviços sem intervenções em casa dos clientes.

Se pretende poupar na energia, não é através da mudança de contador que isso irá acontecer. Para isso compare os preços de luz e gás, descobrindo que empresas têm o custo kWh mais barato.

A solução ideal para isso é usar o simulador de energia, que lhe garante uma poupança até 40% na eletricidade e gás em 2023. Esta é a melhor oportunidade de poupar. Simule os preços e descubra a melhor tarifa para si.

simulador eletricidade e gás