Precisa mudar o titular do contrato EDP? Descubra como fazer a mudança na luz e no gás

Descubra como pode mudar o titular do contrato EDP e de outras empresas de energia

Por divórcio, novo arrendamento, falecimento do anterior responsável e outras razões, pode precisar de mudar o titular do contrato EDP ou de outra empresa de luz e gás. Veja agora gora como é simples a mudança do contrato de eletricidade EDP

Em alguns contratos a mudança de titularidade é uma verdadeira dor de cabeça. Mas nos serviços de energia, isso não acontece, já que o procedimento é automático e muito simples. Seja para mudar o titular do contrato EDP, da Endesa, da Iberdrola ou de outra empresa, o processo é muito rápido, automática, remoto e grátis. Veja agora o que precisa fazer.

Mudar o titular significa fazer um novo contrato

Em alguns contratos, por exemplo nos de arrendamento, há a possibilidade de mudar o titular do contrato sem alterar as suas condições. Mas na energia, a mudança do titular é equivalente a fazer um novo contrato.

Ou seja, é extinto o anterior contrato e passa a existir um novo contrato com condições e preços kWh específicos para o cliente. Como alternativa, se quer mesmo deixar de ter o serviço de energia ativo numa casa, pode também optar por cancelar o contrato de luz e gás.

Primeiro passo: Reunir os documentos

Uma vez que a mudança de titularidade EDP significa, na prática, fazer um novo contrato, vai precisar de reunir e fornecer alguns documentos. Estes são aqueles que todas as empresas de energia exigem:

  • Nome e NIF do novo titular;
  • CPE da eletricidade e/ou CUI do gás natural (códigos que identificam o contador da sua morada, e que estão na fatura);
  • Certificado de inspeção do gás válido (caso contrário, será necessária uma nova inspeção);
  • NIB/IBAN, se quiser aderir ao débito direto e ter mais descontos na luz e gás.

Além disso, alguns fornecedores de luz e gás podem ainda exigir estes documentos:

  • Certidão de óbito (para mudar o titular em caso de falecimento do anterior proprietário do contrato)
  • Contrato de Arrendamento /de Compra / Promessa de Compra e Venda, para demonstrar os seus direitos sobre o imóvel em questão

Mudar o titular do contrato de eletricidade EDP tem custos?

Após fornecer os documentos exigidos para mudar o titular EDP eletricidade, EDP gás ou de outro serviço de energia, a empresa dá início ao processo. Mas não pode cobrar qualquer preço por alterar o titular, porque os contratos de energia são serviços essenciais, em que a mudança dos contratos não tem qualquer custo.

Quando tempo demora mudar o titular do contrato de eletricidade?

Após pedir para mudar o titular do contrato o procedimento fica completo em apenas 2/3 dias. Os prazos para o gás canalizado são idênticos, mas apenas se o certificado de inspeção estiver válido.

Estes são os prazos habituais, num procedimento totalmente automático e remoto, mas pode demorar mais. No entanto, como em qualquer novo contrato de luz e gás, o prazo máximo para a ativação do novo contrato são 21 dias.

Obviamente, se precisar de uma nova inspeção do gás, os prazos podem ser mais dilatados até que seja verificado que a sua instalação do gás é segura.

Nunca fica sem luz enquanto muda o titular do contrato…

Muitos clientes, por medo de intervenções técnicas em casa e cortes de luz, ficam anos com contratos em nome de outros titulares. Mas esse risco não existe. Ao mudar o titular do contrato EDP, ou de outro fornecedor, o abastecimento de eletricidade nunca é cortado.

Seja com os antigos contadores ou os mais evoluídos smart meters, a mudança envolve apenas uma mudança do nome associado ao CPE ou CUI específico. E tudo isto é feito remotamente. Como tal, não é preciso trocar o contador ou trabalhos na instalação elétrica para mudar o titular.

Onde posso mudar o titular do contrato EDP?

Há várias soluções para alterar o contrato EDP. Pode fazer a mudança de titularidade através do site oficial, contratando um novo serviço, recorrer aos contactos EDP por telefone ou deslocar-se a uma loja EDP.

Mas, como mudar o titular equivale a fazer um novo contrato, pode também optar por mudar de empresa e poupar nas faturas. Isso permite obter preços mais reduzidos e poupar até 60€/mês nas faturas de luz e gás. Por isso, antes de mudar, compare as tarifas no simulador de preços de luz e gás.

Dessa forma pode fazer o “dois em um”, porque passa a ter um novo titular e com preços mais baixos. Se quer as tarifas mais baratas de luz e gás, carregue na imagem abaixo e siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás