Descubra como funcionam as tarifas indexadas de eletricidade

Como funcionam e as vantagens das tarifas indexadas de eletricidade

Já deve ter ouvido falar de planos de energia a preço fixo, mas conhece as tarifas indexadas de eletricidade em que os preços mudam todos os meses? Aqui está um guia para tudo o que precisas saber sobre este modelo de preços alternativos.

As tarifas de eletricidade indexadas são desconhecidas da maioria dos clientes, que optam frequentemente por um contrato de tarifa fixa. Isto significa que, como ditam as leis dos direitos dos consumidores de energia, durante o primeiro ano de contrato o preço nunca vai mudar. Agora vamos explorar a alternativa a estes preços que não mudam, explicando como funcionam as tarifas de eletricidade indexadas e os benefícios da sua utilização.

Com as tarifas indexadas de eletricidade têm uma componente variável que se baseia nos preços da produção de energia. Isto significa que, à medida que os custos de energia flutuam, o mesmo acontece com os seus pagamentos mensais numa tarifa indexada de eletricidade. 

Pode até acontecer que encontre taxas indexadas com preços kWh iniciais mais altos que nos planos tradicionais de taxa fixa, mas depois eles flutuam com as mudanças nos preços dos produtores de energia. E, por isso, no próximo mês pode já estar a pagar menos! O que pensa? Vale a pena saber mais sobre as taxas indexadas? 

Continue a ler e descubra com a Comparamais porque é que as tarifas indexadas de eletricidade podem ser perfeitas para a sua família!

O que são tarifas indexadas de electricidade?

As tarifas indexadas de electricidade são uma oportunidade de poupar dinheiro na sua fatura de energia. Elas funcionam ligando diretamente o preço kWh da luz ao custo de produção de energia. Por isso, esta tarifa é ajustada mensalmente, o que determinará quanto paga mais a mais, ou a menos, em cada mês. 

Como funcionam

O funcionamento destes tarifários pode ser algo complexo de perceber, mas aqui fica uma versão resumida do processo.

  1. Os produtores de energia à venda a eletricidade que produziram ou estimam produzir
  2. Os comercializadores fazem ofertas para a aquisição dessa energia
  3. Através da comparação entre a oferta de energia e a procura pelos comercializadores é estabelecido no OMIE um preço para a eletricidade, designado como preço Spot
  4. Para o cliente final, como é o seu caso, é normalmente estabelecido um valor do kWh mensal a partir da média do preço Spot nos vários dias do mês. Este valor oscila todos os meses
  5. A este preço de produção é depois adicionado, para o custo final, o valor das tarifas de acesso e outros encargos da eletricidade, como taxas e impostos na energia
  6. O comercializador adiciona ainda uma margem de lucro, que pode ser por cada kWh ou um valor mensal fixo por escalões de acordo com o seu consumo de energia
  7. Como todos os dias há leilões de energia, o preço kWh está a mudar constantemente. Por isso, o custo médio que paga pela energia também vai mudar todos os meses na sua tarifa indexada de eletricidade

Prós e contras das tarifas indexadas de energia

A mudança contínua de preços acaba por ser o grande ponto a favor destas tarifas, mas também a sua maior desvantagem. Ou seja, com a tarifa indexada consegue faturas de energia mais baixas quando os preços descem, mas paga mais quando os preços sobem. 

Por isso, é uma questão de saber qual a tendência para os preços de produção da eletricidade na Península Ibérica. Se eles descerem, pode acabar por poupar muito com a escolha de uma tarifa indexada de eletricidade em detrimento de uma tarifa fixa.

Há ainda de referir duas características habituais dos contratos indexados de luz. Em primeiro lugar, muitos deles incluem um período de fidelização (algo menos frequente nas tarifas fixas de luz e gás). Além disso, não contemplam os descontos na eletricidade e ofertas nos preços que habitualmente existem nos outros contratos de preços fixos.

Porque deve considerar esta opção

A principal razão para considerar esta opção é porque com as tarifas indexadas de energia os preços podem descer. Algo que seguramente não lhe acontece com os contratos fixos, em que mesmo que a eletricidade passasse a custar menos 50% ficaria com o mesmo preço final.

Ligada a esta questão está também a análise da margem de lucro do comercializador. Com as tarifas indexadas é claro qual o valor que dá todos os meses à empresa, ao contrário do que acontece com um plano fixo em que as companhias de luz podem ganhar mais caso o preço de produção da energia desça.

Como mudar para um plano tarifário indexado de electricidade

O procedimento para mudança da eletricidade (e aqui ficam cinco bons motivos para trocar a energia agora…) é o mesmo em todas as tarifas, como é regra no mercado livre de energia. Algo que também acontece se pretender fazer a mudança de titular. Como tal, apenas precisa dos seus dados pessoais (Nome e NIF), o CPE da eletricidade e a morada para mudar a luz. 

Para saber com mais detalhe como fazer, a Comparamais tem disponível um guia que lhe explica como mudar de empresa de eletricidade e gás.

Que empresas têm tarifas indexadas de eletricidade?

De momento existem poucas empresas com tarifas indexadas, destacando-se a oferta da Nabália como uma das que tem os melhores preços. Existem estes tarifários indexados de energia na:

Descubra connosco a melhor tarifa de energia

O mercado da energia está sempre a mudar e e é preciso escolher qual a melhor tarifa para a sua situação. Mas não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar! O nosso simulador de preços de luz e gás tem em conta todos os seus hábitos de utilização, para que saiba que plano tem a solução mais barata. 

Experimente agora o simulador da Comparamais e tenha o conhecimento necessário para escolher o melhor plano energético para as suas necessidades. Basta introduzir algumas informações básicas sobre si mesmo – o seu código postal, número de pessoas que vivem consigo, etc. – e a nossa ferramenta irá simular todos os fornecedores disponíveis para mostrar o que cobrariam mensalmente. 

Não podia ser mais fácil! E vale tanto a pena tirar cinco minutos do seu dia – especialmente se isto pode significar poupar centenas de euros por ano! – para descobrir a electricidade mais barata com o simulador Comparamais.