Vantagens das tarifas bi-horárias de eletricidade – Saiba quais são

vantagens das tarifas bi-horárias

As tarifas bi-horárias podem ser uma boa opção para poupar, mas apenas se os seus consumos justificarem esta opção. Veja agora como elas funcionam, as vantagens das tarifas bi-horárias e quando vale a pena escolher estes planos

Quando contrata um plano de eletricidade tem de escolher entre planos simples e bi-horários. E, embora a maioria opte pela primeira opção, par alguns clientes as vantagens das tarifas bi-horárias são maiores.

Para saber se este é o seu caso, vamos explicar-lhe como funcionam estes ciclos de luz. E, para que consiga poupar, vamos dizer-lhe quais os melhores preços nos vários fornecedores e como escolher a tarifa bi-horária mais barata.

O que é a tarifa bi-horária de eletricidade?

As tarifas bi-horárias de luz são planos com dois preços de eletricidade, em que paga mais durante o dia e tem um custo mais baixo durante a noite e fins de semana. Isso significa que se os seus gastos de energia forem mais elevados durante estes períodos, pode poupar com estas tarifas.

Quais são os diferentes períodos e que diferenças de preços têm?

Nestes planos existem períodos horários com diferentes preços de eletricidade:

  • Fora-Vazio: Altura em que a luz é mais cara, e que acontece durante o dia
  • Vazio: Período em que a eletricidade é mais barata, que pode ser apenas durante a noite ou também no fim-de-semana

O que são o ciclo diário e semanal?

Quando escolhe um plano de eletricidade bi-horário pode optar por ter o período de Vazio sempre idêntico durante toda a semana e em todo o ano. Isso corresponde ao ciclo Diário.

No entanto, pode ter um ciclo com eletricidade mais barata também no fim-de-semana. E, nessa situação, em que tem um ciclo semanal, as horas a que corresponde o período de Vazio também mudam nas diferentes estações do ano.

ciclo diário e semanal tarifa bi-horária
Foto: EDP Comercial

Quais as vantagens das tarifas bi-horárias?

Como os preços de luz durante o dia são muito mais elevados que nas tarifas simples, só deve escolher um ciclo bi-horário se efetivamente tiver gastos mais altos no período de Vazio. E, segundo as estimativas, pelo menos 40% dos seus consumos devem ser feitos em Vazio para a tarifa bi-horária ser vantajosa.

Há vantagens nas tarifas bi-horárias para quem faz:

  • Carregamento de veículos elétricos durante a noite;
  • Limpeza e Manutenção de piscinas em período noturno;
  • Tem a casa desocupada durante todo o dia e apenas utiliza eletrodomésticos com maiores consumos (como máquinas de lavar e de secar e os fogões) durante o fim de semana.

A potência muda para os planos com dois horários de luz?

Esta é outra vantagem das tarifas bi-horárias. Não paga mais pela potência contratada e nem precisa de ter um contador com mais potência para pagar menos de noite e no fim de semana. Ou seja, a potência contratada pode ser a mesma tanto com planos simples como bi-horários. 

Quais as tarifas bi-horárias mais baratas?

Na Comparamais pode comparar todos os preços de luz e gás, tanto simples como bi-horários. Por isso, neste artigo os preços mais baratos dos planos com dois períodos horários, para poupar mais com as vantagens das tarifas bi-horárias.

E, olhando para o melhor preço de luz, de momento a tarifa bi-horária mais barata é da Endesa. No entanto, também a Goldenergy e a Iberdrola têm preços muito competitivos. 

Como escolher a melhor tarifa bi-horária?

A melhor forma de saber se um plano bi-horário é o mais indicado para si é com o aconselhamento da equipa especializada de preços de energia da Comparamais. Para isso deve utilizar o simulador de preços de luz, onde pode obter apoio especializado e comparar todos os preços de luz e gás.

A nossa equipa irá entrar em contacto consigo para lhe explicar as vantagens das tarifas simples e bi-horárias, analisar os seus consumos e indicar-lhe a melhor opção. Por isso, se pensa em escolher uma tarifa bi-horária e quer saber se isso lhe permite pagar menos, só tem de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe.