Saiba como cancelar o contrato de eletricidade

Como cancelar o contrato de eletricidade

Antes de cancelar o contrato de eletricidade, que significa deixar de ter contador e ligação à rede, analise se é melhor alterar o titular do contrato ou mudar de fornecedor. Mas, se essa é mesmo a sua escolha, veja como cancelar o contrato de eletricidade…

Quando vai deixar de habitar numa casa, por exemplo ao terminar um contrato de arrendamento, uma das opções é cancelar o contrato de eletricidade e gás. Além disso, quando compra uma nova habitação e está pronto para terminar as mudanças, também pode encerrar a ligação atual de luz e gás.

Existem alguns bons motivos para tomar esta decisão. Afinal, se mantiver o contrato ativo, há valores que vai pagar diariamente e mensalmente, como pode comprovar ao ler a fatura de eletricidade.

Em primeiro lugar, paga a potência contratada e o acesso à rede de gás, já que é um valor diário cobrado mesmo quando não tem consumos de energia. Em segundo lugar, a Contribuição Audiovisual e a taxa da DGEG também continuam a sair do seu bolso, mesmo que não tenha qualquer consumo de energia.

Como cancelar o contrato de eletricidade?

Há várias formas de pedir a extinção do contrato. Mas lembre-se sempre que isso significa que deixará de ter um contador. E, por isso, é necessária uma nova instalação para voltar a ter luz e gás nesse local. No entanto, se quer mesmo cancelar o contrato de eletricidade, há quatro formas:

  • Gravação por voz com pedido de informações através de chamada para a linha de apoio ao cliente;
  • Formulário Online disponível no site dos fornecedores de luz. Por exemplo na EDP é através deste documento, enquanto na Galp pode usar este formulário online;
  • Carta com aviso de receção para o endereço do seu fornecedor de gás e com diversos documentos necessários anexados. Pode encontrar as várias moradas das empresas do mercado liberalizado neste artigo;
  • Presencialmente, na loja do seu fornecedor de luz e gás.

Ao contrário do que acontece com os contratos de telecomunicações, onde existe uma plataforma online para cancelar pacotes de TV Net Voz, não há um site para cancelar serviços de eletricidade e gás com todas as operadoras.

Documentos para rescindir o contrato de luz e gás

A quantidade de informações depende sempre daquilo que é exigido por cada empresa e também se é apenas para um serviço ou se quer cancelar em simultâneo a eletricidade e gás. Mas, geralmente, para cancelar o contrato de eletricidade tem de indicar:

Quanto custa cancelar o contrato de eletricidade?

Normalmente não existem custos para rescindir o contrato de eletricidade, desde que tenha mais de um ano de contrato com a mesma empresa. Se o período de permanência é inferior, o custo pode chegar aos 5% da energia não consumida para esse período de doze meses.

No entanto, há algumas situações a que deve ter atenção. Em primeiro lugar, assegure-se que não tem montantes em dívida com o seu fornecedor de eletricidade. Em segundo lugar, se aderiu a alguma forma de fidelização, pode existir uma penalização por cancelamento antecipado do contrato. Isto acontece, por exemplo, com os packs de serviços para avarias.

Que alternativas existem ao cancelamento do contrato?

A principal alternativa é a alteração da titularidade. Neste caso o contrato continua ativo, mas passa para o nome de outra pessoa. Esta solução é mais simples e prática quando sai de uma casa arrendada ou vende uma casa.

Se vai trocar de habitação também pedir a mudança da titularidade do contrato. Mas, neste caso, para a nova habitação. Isso permite manter as regalias de cliente que acumulou, como pontos e outros descontos.

Mas, se vai mudar de habitação, essa é também uma oportunidade para encontrar o melhor preço da eletricidade. Por isso, visite sempre o simulador de preços de luz e gás antes de tomar a decisão. Porque, caso contrário, poderá estar a desperdiçar uma boa oportunidade de poupança…

simulador eletricidade e gás