Reclamações na luz e gás em queda, mas pedidos de informação à ERSE disparam em 2023

Um dos papeis de regulador do mercado de energia é dar apoio aos clientes. E cada vez há mais pessoas a querer esta ajuda, pois os pedidos de informação à ERSE aumentaram 125% em 2023
Com o mercado de energia ainda a recuperar dos enormes aumentos ocorridos durante o último ano, foi agora confirmado que em 2023 os pedidos de informação à ERSE mais que duplicaram em comparação ao período homólogo.
Mas, curiosamente, as queixas dos clientes de luz e gás baixaram no primeiro trimestre deste ano. Veja agora os principais motivos das reclamações e o que pode fazer se está descontente com o seu contrato ou tarifa de luz e gás.
Pedidos de informação à ERSE aumentam 125% em 2023
A ERSE revelou recentemente, no seu Boletim de Apoio ao Consumidor, que recebeu um total de 1329 pedidos de informação durante o primeiro trimestre de 2023. Isto significa um aumento de 125% nos pedidos de informação à ERSE, já que entre janeiro e março de 2022 apenas se registaram 590 pedidos.
Apesar deste enorme aumento entre o primeiro trimestre do último ano e de 2023, na comparação ao derradeiro trimestre de 2022 regista-se uma descida de 14%. Nessa fase, com fortes aumentos nos preços e a introdução da Taxa Mibel, houve 1544 pedidos de informação à ERSE.
Eletricidade domina os pedidos de informação à ERSE
Os pedidos de informação à ERSE estão relacionados, em primeiro lugar, com os contratos de eletricidade, responsáveis por 60% das comunicações. Juntam-se ainda 12% referentes aos contratos de gás e mais 7% dos contratos dual (eletricidade e gás), enquanto os restantes 21% são devido aos combustíveis e GPL e ainda outros motivos.
Entre os principais motivos para o contacto dos clientes de energia, a ERSE destaca problemas com as faturas de eletricidade e gás, as tarifas de energia e os preços de luz e gás, os contratos e o fornecimento dos serviços.
Reclamações em sentido contrário
Curiosamente, apesar do aumento dos pedidos de informação à ERSE, as reclamações sobre os fornecedores de energia desceram entre 2022 e 2023. No primeiro trimestre do ano passado houve 7399 queixas, enquanto entre janeiro e março deste ano só foram feitas 6900 reclamações da eletricidade e gás.
Há, no entanto, um ligeiro aumento em comparação ao período entre outubro e dezembro. Nessa fase foram houve 6734 clientes a recorrer ao Livro de Reclamações, menos 166 que no primeiro trimestre de 2023.
Email é o preferido para fazer pedidos de informação à ERSE
Apesar de existir um formulário online para pedidos de esclarecimento, disponível no site da ERSE, ele apenas é usado por 13% das pessoas. A principal via para os pedidos de informação à ERSE continua a ser o email, por onde chegam 54% destas requisições. Depois, há 22% com origem no Livro de Reclamações Eletrónico.
Está descontente com o seu serviço? O que fazer além de recorrer à ERSE?
Caso esteja descontente com as suas faturas e os preços de eletricidade e gás, pedir esclarecimentos à ERSE é uma excelente opção. Mas não é a única. Como o mercado é livre, além de tentar falar com Regulador do Sector de Energia, pode também mudar para tarifas mais baratas.
Dessa forma você pode reclamar e obter mais esclarecimentos sobre o que aconteceu com o seu fornecedor atual e, além disso, passar a poupar até 50% já na próxima fatura. A forma ideal para conseguir os preços mais baixos é com o Simulador de Preços de Luz e Gás.
As vantagens de usar um simulador de luz e gão são:
- Simule e veja na hora o melhor preço
- Poupe com as tarifas e preços mais baixos
- Consiga descontos e também ofertas de adesão até 60€
- Faça a contratação 100% online e mude de empresa em menos de 72 horas
- Garanta o preço contratado durante os próximos doze meses
- Contratos sem fidelização. Se aparecer uma empresa mais barata, pode voltar a trocar sem penalizações.
Como pode ver, o simulador de luz e gás é a melhor opção para evitar novos pedidos de informação à ERSE. Afinal, se tem o preço mais baixo, o melhor serviço e faturas sem complicações ou valores escondidos, não há motivos para reclamar!
Poupar na luz e gás é simples. Só precisa carregar na imagem abaixo e seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!