Mais de metade dos portugueses não sabem ler a fatura de energia

fatura de energia

O inquérito da ERSE às contas de luz e gás dos portugueses revela que 6 em cada 10 pessoas não sabem ler a fatura de energia e 85% gostaria de ter um link para simular os preços de luz e gás neste documento. Apesar de 80% dos clientes confiar na sua fatura de energia, somente 26% analisa sempre a conta que recebe

A ERSE publicou recentemente um estudo sobre o conhecimento da faturas de energia pelos portugueses,, que apresenta vários dados importantes. Entre as principais conclusões obtidas, destaca-se que:

  • 60% dos clientes domésticos e 45% dos clientes empresariais não sabem o que entra na fatura
  • 8 em cada 10 pessoas confiam nos dados da fatura
  • 55% das pessoas ainda recebe apenas a fatura em papel
  • Apenas 1 em cada 4 portugueses analisa sempre as faturas de energia
  • Somente 18% enviam as suas leituras do contador sempre
  • Os acertos são o principal motivo de queixa dos portugueses na fatura de energia
  • 85% dos clientes gostariam de ter na fatura um link para fazer a simulação de preços de luz e gás

Portugueses confiam na sua fatura de energia…

Entre os dados destacados no Estudo da ERSE, surge em primeiro lugar o índice de confiança nos dados enviados pelas comercializadoras. O estudo indica que 80% das pessoas acredita na veracidade dos valores apresentados.

O grau de confiança é mais elevado nos clientes com faturas de gás ou com faturas dual (luz e gás), acima dos 80%. No entanto, para quem tem apenas fatura de eletricidade a confiança na conta que paga desce para os 70%.

mas não sabem o que está na fatura!

Apesar da elevada confiança, não deixa de ser curioso que a maior parte das pessoas não percebe o que entra na fatura. 60% dos clientes particulares e 45% dos empresariais reconhece não saber os valores que entram na sua fatura.

A dificuldade de compreensão dos acertos na fatura de energia é apontada como a maior dificuldade de compreensão das faturas. As maiores razões de queixa são:

  • Acertos de valores
  • Leituras de contador
  • Fator de conversão do gás natural
  • Siglas e abreviaturas nas faturas
  • Falta de legendas explicativas

Caso precise de mais informações sobre todos os valores que paga, leia neste artigo tudo o que precisa saber sobre a fatura de luz e gás.

Valores do gás natural e tarifas têm menos relevância para os clientes

Quando questionados sobre o que consideram menos importante nas suas faturas de energia, surgem em primeiro lugar os dados relativos ao gás natural como o que tem menos importância. Nas dez coisas que os portugueses mais indicam que poderiam não surgir nas faturas estão:

  1. Fator de Conversão do Gás Natural
  2. Escalão de Consumo de Gás
  3. Quantidade de dióxido de carbono emitido
  4. Diferença de preços para as tarifas reguladas
  5. Informação sobre a tarifa social
  6. Dados sobre as tarifas de acesso às redes
  7. Preço €/kWh
  8. Data ideal de comunicação da leitura
  9. Origem da energia consumida
  10. Contactos para comunicação das leituras

Metade não analisa nem envia as leituras na fatura de energia

A “despreocupação” dos portugueses com as suas faturas de luz e gás é outro dado em destaque neste estudo. Afinal, apenas 26% dos clientes analisam sempre a sua fatura e 35% faz isso algumas vezes, enquanto 13% nunca analisam a fatura.

Relativamente ao envio das leituras os dados são semelhantes. Há 26% dos clientes que nunca as envia e mais 22% que apenas algumas vezes comunicam as leituras do contador, enquanto apenas 18% tem este hábito todos os meses. 

No entanto, a curto-prazo esta deixará de ser uma preocupação dos portugueses. Com a total implementação da rede inteligente de eletricidade em 2024, dentro de dois anos deixará de ser necessário enviar as leituras de luz e gás.

66% continua a receber a fatura de energia em papel

Embora ter a fatura digital seja uma forma de aumentar os seus descontos na eletricidade, a verdade é que muitos portugueses continuam a não tirar partido desta vantagem. Afinal, somente 34% dos clientes optam por receber apenas a fatura eletrónica.

Mais de metade das pessoas (55%) recebe apenas a fatura em papel, enquanto 11% dos clientes recebe este documento impresso e a fatura digital.

85% quer links para um simulador de preços de luz e gás

Outro dado que se destaca neste estudo é o interesse em saber quais os melhores preços de luz e gás. Quase todos os inquiridos considera isso importante, já que 85% dos portugueses gostaria de ter na fatura um link para simular os preços de luz e gás.

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