Mais de metade dos portugueses não sabem ler a fatura de energia

O inquérito da ERSE às contas de luz e gás dos portugueses revela que 6 em cada 10 pessoas não sabem ler a fatura de energia e 85% gostaria de ter um link para simular os preços de luz e gás neste documento. Apesar de 80% dos clientes confiar na sua fatura de energia, somente 26% analisa sempre a conta que recebe
A ERSE publicou recentemente um estudo sobre o conhecimento da faturas de energia pelos portugueses,, que apresenta vários dados importantes. Entre as principais conclusões obtidas, destaca-se que:
- 60% dos clientes domésticos e 45% dos clientes empresariais não sabem o que entra na fatura
- 8 em cada 10 pessoas confiam nos dados da fatura
- 55% das pessoas ainda recebe apenas a fatura em papel
- Apenas 1 em cada 4 portugueses analisa sempre as faturas de energia
- Somente 18% enviam as suas leituras do contador sempre
- Os acertos são o principal motivo de queixa dos portugueses na fatura de energia
- 85% dos clientes gostariam de ter na fatura um link para fazer a simulação de preços de luz e gás
Portugueses confiam na sua fatura de energia…
Entre os dados destacados no Estudo da ERSE, surge em primeiro lugar o índice de confiança nos dados enviados pelas comercializadoras. O estudo indica que 80% das pessoas acredita na veracidade dos valores apresentados.
O grau de confiança é mais elevado nos clientes com faturas de gás ou com faturas dual (luz e gás), acima dos 80%. No entanto, para quem tem apenas fatura de eletricidade a confiança na conta que paga desce para os 70%.
mas não sabem o que está na fatura!
Apesar da elevada confiança, não deixa de ser curioso que a maior parte das pessoas não percebe o que entra na fatura. 60% dos clientes particulares e 45% dos empresariais reconhece não saber os valores que entram na sua fatura.
A dificuldade de compreensão dos acertos na fatura de energia é apontada como a maior dificuldade de compreensão das faturas. As maiores razões de queixa são:
- Acertos de valores
- Leituras de contador
- Fator de conversão do gás natural
- Siglas e abreviaturas nas faturas
- Falta de legendas explicativas
Caso precise de mais informações sobre todos os valores que paga, leia neste artigo tudo o que precisa saber sobre a fatura de luz e gás.
Valores do gás natural e tarifas têm menos relevância para os clientes
Quando questionados sobre o que consideram menos importante nas suas faturas de energia, surgem em primeiro lugar os dados relativos ao gás natural como o que tem menos importância. Nas dez coisas que os portugueses mais indicam que poderiam não surgir nas faturas estão:
- Fator de Conversão do Gás Natural
- Escalão de Consumo de Gás
- Quantidade de dióxido de carbono emitido
- Diferença de preços para as tarifas reguladas
- Informação sobre a tarifa social
- Dados sobre as tarifas de acesso às redes
- Preço €/kWh
- Data ideal de comunicação da leitura
- Origem da energia consumida
- Contactos para comunicação das leituras
Metade não analisa nem envia as leituras na fatura de energia
A “despreocupação” dos portugueses com as suas faturas de luz e gás é outro dado em destaque neste estudo. Afinal, apenas 26% dos clientes analisam sempre a sua fatura e 35% faz isso algumas vezes, enquanto 13% nunca analisam a fatura.
Relativamente ao envio das leituras os dados são semelhantes. Há 26% dos clientes que nunca as envia e mais 22% que apenas algumas vezes comunicam as leituras do contador, enquanto apenas 18% tem este hábito todos os meses.
No entanto, a curto-prazo esta deixará de ser uma preocupação dos portugueses. Com a total implementação da rede inteligente de eletricidade em 2024, dentro de dois anos deixará de ser necessário enviar as leituras de luz e gás.
66% continua a receber a fatura de energia em papel
Embora ter a fatura digital seja uma forma de aumentar os seus descontos na eletricidade, a verdade é que muitos portugueses continuam a não tirar partido desta vantagem. Afinal, somente 34% dos clientes optam por receber apenas a fatura eletrónica.
Mais de metade das pessoas (55%) recebe apenas a fatura em papel, enquanto 11% dos clientes recebe este documento impresso e a fatura digital.
85% quer links para um simulador de preços de luz e gás
Outro dado que se destaca neste estudo é o interesse em saber quais os melhores preços de luz e gás. Quase todos os inquiridos considera isso importante, já que 85% dos portugueses gostaria de ter na fatura um link para simular os preços de luz e gás.
Caso também pretenda saber quando poupa com um fornecedor mais barato, visite aqui o Simulador de Luz e Gás da Comparamais. Em apenas um minuto você recebe uma comparação de preços e saber as melhores tarifas de energia para si. Se quer poupar nas faturas, só precisa de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe.

- Desconto de 14% na fatura para sempre
- Desconto aplicado ao preço da eletricidade (preço kWh) e à potência contratada
- Mudança automática, rápida e sem custos
- Eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis
- A adesão com 14% de desconto Endesa exige débito direto e fatura eletrónica
- Contrato sem fidelização
- Preços atualizados a 18.09.2023

- Preço com desconto de 12% pela adesão ao débito direto e fatura eletrónica
- Isenção do termo fixo do gás, com o melhor preço do mercado
- Eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis
- Todas as operações podem ser realizadas a partir de casa, na área de cliente
- Sem fidelização
- Adesão em apenas 48H, a mais rápida do mercado
- Preços atualizados a 01.07.2023