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CPE - Saiba o que é o Código de Ponto de Entrega, onde o encontrar e para que serve

Nuno Fatela

Neste artigo vai descobrir:

  • O que é o CPE e qual a sua importância para o seu contrato de luz;
  • Onde encontrar o seu código CPE na fatura da eletricidade;
  • A diferença entre o CPE e o CUI;
  • Como o CPE é essencial para mudar de fornecedor de energia;
  • De que forma o CPE identifica a sua instalação elétrica;
  • Como usar o CPE para comunicar leituras ou avarias;
  • Os contactos para conseguir pedir o seu CPE.

O CPE é o Código de Ponto de Entrega que identifica o contador de eletricidade e a morada da sua instalação elétrica. Este código é necessário para mudar o seu plano de luz, contratar um novo fornecedor de energia, enviar leituras e reportar avarias. Veja como encontrar o Código de Ponto de Entrega da eletricidade, como pedir um CPE e o que fazer quando não sabe qual é o CPE do seu contador de luz.

O que é o CPE - Código de Ponto de Entrega?

O CPE é o código que identifica a morada de fornecimento de eletricidade. Cada local de fornecimento de eletricidade tem um CPE único para o contador, que nunca muda, mesmo quando troca de fornecedor de energia.

O Código de Ponto de Entrega funciona como um Cartão de Cidadão para o local de fornecimento, composto por 20 dígitos. Esta identificação aparece em todas as suas faturas de energia e também pode ser obtida de outras formas.

Qual a diferença entre o CPE e o CUI?

A diferença entre o CPE e o CUI é que o CPE identifica o local de fornecimento de luz, enquanto o CUI identifica a morada de gás natural. Outras diferenças é que o CPE é fornecido pela e-Redes e está associado ao contador de luz, enquanto o CUI é fornecido por um Operador de Rede de Distribuição do gás diferente em cada região e está associado ao contador de gás.

O CPE é o número do contador de eletricidade?

Não, o CPE é um código que identifica a morada, enquanto o número de contador identifica o dispositivo de medição. É por isso que o CPE não muda quando é substituído o contador de eletricidade.

Para que serve o CPE?

O CPE serve para:

Onde está o CPE na fatura de eletricidade?

O CPE está na primeira página da fatura, na secção com os dados do contrato. Na maioria das faturas esta Área com “Os meus dados” ou “Dados de Cliente” está no canto inferior esquerdo da primeira página da fatura. Mas se não tem uma fatura, há meios alternativas para obter o Código de Ponto de Entrega.

o CPE aparece na primeira página da fatura de luz, normalmente na parte inferior da página onde está a secção de dados pessoais

Como saber o CPE sem ter uma fatura de luz?

Se não sabe o CPE e não tem uma fatura, pode saber o Código de Ponto de Entrega pelos seguintes contactos telefónicos:

Como parte do serviço prestado aos clientes no sector da eletricidade, os especialistas de energia da Comparamais também o podem ajudar a obter o seu CPE. Para ter este apoio ligue para o número 210 201 170.

O que significam os números do Código de Ponto de Entrega?

O CPE tem vinte números e dígitos, divididos em quatro secções, que indicam as seguintes informações:

  • Duas Letras da Identificação do país (PT)
  • Quatro números com a Identificação do operador de rede
  • Doze números com o Código de Identificação do Local
  • Duas letras que servem para o "Check Digit"
o CPE é composto por 20 dígitos, que começam com o PT a identificar o país, seguido dos quatro números do operador de rede, doze números a identificar a morada da ligação e duas letras que servem de código de controlo

O CPE começa com a Identificação do país (PT) e do Operador de Rede, sempre com os dígitos "0002" no continente. Isto acontece porque o 0002 identifica a e-Redes, que faz as ligações das redes domesticas à rede pública de eletricidade em Portugal Continental.

Como pedir um CPE de eletricidade?

Para pedir um CPE entre em contacto com a e-Redes, que faz a ligação da eletricidade à rede pública através do contador e cria os CPE. O pedido é feito através do balcão digital, no momento em que vai ser feita a ligação, e o CPE é criado pela e-Redes e fornecido ao cliente quando a ligação à rede é finalizada com sucesso.

Quanto custa pedir um CPE de eletricidade?

Não existem custos para pedir um Código de Ponto de Entrega.

Posso mudar o CPE da eletricidade?

O CPE da eletricidade nunca muda, porque ele identifica a morada onde foi feita a ligação à rede pública. Mesmo que seja feita a troca para um contador inteligente, muda de empresa de luz ou muda de titular do contrato, o CPE é sempre o mesmo.

Só é atribuído um novo Código de Ponto de Entrega se cancelar o contrato de luz e desligar a casa da rede pública de energia. Nesse caso fica sem contador e sem CPE. Depois, se pedir novamente a ligação é gerado um novo CPE quando recebe um novo contador.

Posso mudar a eletricidade sem um CPE?

Não pode mudar a eletricidade ou contratar um novo fornecedor de energia sem CPE, porque é ele que indica o local de fornecimento. Além disso, como o contador está associado ao seu CPE, é dessa forma que podem ser registados e cobrados os consumos kWh de luz.

Se não sabe o CPE e quer mudar a eletricidade, contacte a e-Redes ou deixe os seus dados no simulador de preços de luz para receber apoio especializado na identificação do seu CPE.

simular preços de luz e gás

Perguntas Frequentes

O CPE é o mesmo que o número do contador?
Não, o CPE é um código que identifica o local/morada de fornecimento junto da e-Redes e dos fornecedores de energia, enquanto o número do contador é a identificação do seu registo junto da distribuidora de energia (e-Redes).
Quem emite o CPE?
O CPE é emitido pela e-Redes, que é a distribuidora de energia em Portugal.
Tenho vários contadores na minha propriedade. Cada um tem o seu próprio CPE?
Sim, cada contador tem um CPE específico, mesmo quando ocupam o mesmo espaço físico. Isso acontece quando tem vários contadores na mesma propriedade (por exemplo, para casa e para a garagem) e também num prédio, onde cada habitação tem um CPE único para o seu contador.
É seguro partilhar o meu CPE com um novo comercializador?
Sim, pode partilhar o seu CPE com um novo comercializador quando vai mudar de tarifa sem qualquer problema. O código identifica a morada de fornecimento junto da e-Redes e pode ser partilhado sem qualquer problema de confidencialidade.
O que acontece ao CPE se mudar a potência contratada?
Não acontece nada com o CPE se mudar a potência contratada. Apenas se tiver de mudar de um contador monofásico para um contador trifásico, e tiver de alterar o contador, passa a existir um novo CPE.
Preciso indicar o CPE para reportar avarias no contador ou na rede elétrica?
Para alertar a e-Redes de problemas e avarias no contador ou rede doméstica precisa de fornecer o contador. Para reportar avarias na rede pública não precisa indicar o seu CPE.
O que fazer quando a morada do CPE e a morada de fornecimento são diferentes?
Se a morada do CPE e a morada de fornecimento são diferentes tem de pedir uma atualização da morada à e-Redes. Isto pode acontecer quando os nomes das ruas são atualizados, o que origina uma morada diferente da que estava registada quando foi criado o CPE. Fazer esta atualização da morada não altera o seu CPE.
Quanto tempo demora a receber um CPE após fazer uma nova instalação elétrica?
Assim que o contador fica ligado à rede elétrica pública o CPE fica gerado e indicado ao cliente. Ou seja, o processo é quase imediato.
A quem posso pedir o CPE de uma casa para onde vou morar?
Pode pedir o CPE da casa à e-Redes, por telefone ou online.
Preciso do CPE para instalar painéis solares?
Para a instalação dos painéis solares apenas para consumir eletricidade em sua casa não precisa de um CPE. Se quiser injetar eletricidade na rede, como uma UPAC de autoconsumo, precisa de um contador bidirecional e de um CPE de produção fornecido pela e-Redes para vender os seus excedentes de produção.
Posso usar o CPE de outra pessoa para contratar eletricidade?
O CPE não é um código pessoal, é um código de identificação do contador e da morada de instalação. Logo, não pode usar um CPE de outra pessoa ou de outra morada para fazer um contrato de eletricidade.
Posso consultar o meu histórico de consumos com o CPE?
Sim, pode consultar o seu histórico de consumos no site da e-Redes com o seu CPE.
Quanto custa a emissão ou fornecimento do CPE?
A emissão do CPE não tem custos.
Posso manter o CPE quando mudo de casa?
Não, como o CPE identifica a morada de fornecimento não pode manter este código quando muda de morada. Nesse caso, o contador da nova casa tem um CPE diferente.
O CPE pode ser cancelado?
O CPE pode ser cancelado se rescindir o contrato de energia com o seu comercializador e pedir a remoção do contador junto da distribuidora. Isto pode acontecer, por exemplo, se for demolir uma casa e construir uma habitação totalmente nova. Nesta situação, se voltar a pedir a ligação à rede recebe um novo contador e um novo CPE.

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