CPE – Como obter o Código de Ponto de Entrega e para que serve
O CPE é essencial para mudar o seu plano de energia, contratar um novo fornecedor de luz, enviar leituras e reportar avarias. Saiba agora o que é o CPE e onde pode ver o Código de Ponto de Entrega da eletricidade
Perguntas Frequentes
O CPE (Código de Ponto de Entrega) é o código de identifica o seu contador e, por consequência, a sua morada de fornecimento de eletricidade.
Pode ver este código de 12 dígitos:
- Na sua fatura de luz e gás (normalmente, surge logo na primeira página, junto dos seus dados de cliente)
- Através do contacto da sua empresa de energia
- Através do contacto da e-Redes: 808 100 100
- Nas Regiões Autónomas, através de contacto para a EDA (800 202 525) ou EDM (291 211 300)
O CPE identifica o seu contador e, por isso, é essencial para mudanças no fornecimento de eletricidade. Pode usar o CPE para:
- Mudar entre empresas de luz e gás;
- Enviar as leituras de eletricidade
- Fazer alterações no serviço (alterar a potência contratada ou trocar entre tarifas simples e bi-horárias)
- Localizar a sua morada em caso de avaria elétrica
Para ter um contador de eletricidade (que tem um CPE específico) terá de fazer a instalação de eletricidade em sua casa. Este serviço é feito com a e-Redes (antiga EDP Distribuição).
Se precisa um novo contador de eletricidade, veja aqui como pode contactar a e-Redes.
O CPE (Código de Ponto de Entrega) é um número de identificação que todos os clientes do mercado de eletricidade precisam saber, já que indica a morada de fornecimento. Mas por vezes é difícil descobrir onde o encontrar e para que ele serve. Saiba agora tudo aquilo que precisa neste artigo.
O que é o CPE?
Designado de Código de Ponto de Entrega, o CPE é um código composto por 20 dígitos (duas letras, dezasseis números e mais duas letras) que identifica a sua morada junto dos operadores.
Basicamente, o CPE indica o local onde está cada contador elétrico, certificando assim a morada da instalação elétrica. Por isso, e como pode trocar de fornecedor de luz sempre que deseje, o CPE não é atribuído pelas empresas que vendem eletricidade.
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A atribuição deste código é feito pela e-Redes, antiga EDP Distribuição. Esta empresa é responsável pela distribuição da eletricidade (transporte desde a origem até sua casa), sendo também proprietária dos contadores elétricos. Por esse motivo, é ela a responsável por atribuir o CPE aos clientes do mercado de eletricidade.
Para que serve o CPE?
Serve para identificar a sua morada. Enquanto cliente do mercado de eletricidade, o CPE é essencial em quatro situações:
- Mudar de fornecedor de eletricidade, para que a nova empresa saiba onde fica a sua morada;
- Fornecer as leituras de eletricidade mensais;
- Trocar o seu plano de eletricidade (por exemplo, para alterar a potência contratada ou mudar de uma tarifa simples para uma bi-horária)
- Nas avarias elétricas: permite ao Piquete EDP descobrir para onde se deve deslocar.
Em que consiste este código?
O CPE é composto por vinte dígitos, divididos em quatro secções:
- Duas Letras da Identificação do país (PT)
- Quatro números com a Identificação do operador de rede
- Doze números com o Código de Identificação do Local
- Duas letras que servem para o “Check Digit”
Por isso, o seu CPE tem este formato:
Habitualmente a Identificação do Operador de Rede tem sempre os dígitos “0002”. Isto acontece porque o 0002 identifica a e-Redes, que faz quase todas as instalações de eletricidade em Portugal. No entanto, há outros operadores:
- 0001 – Rede Eléctrica Nacional, S.A. (REN)
- 0002 – E-Redes (Antiga EDP Distribuição)
- 0003 – A CELER, C.R.L. – Cooperativa Electrificação de Rebordosa
- 0004 – A Eléctrica Moreira de Cónegos
- 0005 – Casa do Povo de Valongo do Vouga
- 0006 – Cooperativa de Electrificação A Lord, CRL
- 0007 – Cooperativa Eléctrica de S. Simão de Novais, C.R.L.
- 0008 – Cooperativa Eléctrica de Vale d’ Este
- 0009 – Cooperativa Eléctrica de Vilarinho
- 0010 – Cooperativa Eléctrica do Loureiro, CRL
- 0011 – COOPRORIZ – Cooperativa de Abastecimento de Energia Eléctrica, CRL
- 0012 – Junta de Freguesia de Cortes de Meio
Como posso saber o CPE?
A forma mais simples de encontrar o Código de Ponto de Entrega é na fatura de eletricidade. Seja qual for o seu fornecedor de luz, este código de identificação tem sempre de surgir na sua fatura.
Veja também: Como ler a fatura de eletricidade
Por exemplo, para encontrar o CPE EDP Comercial só precisa de olhar para o canto inferior esquerdo da primeira página da fatura. No quadro designado “Os Meus Dados” vai encontrar, junto ao nome do titular e outros dados pessoais, o seu CPE.
No entanto, se não tem uma fatura de luz disponível, há outras formas de obter o seu CPE:
- Se reside no Continente, ligue para a linha de atendimento técnico da E-redes – 808 100 100
- Para residentes no Arquipélago da Madeira, use este contacto da EDM: 291 211 300
- Se vive nos Açores, pode recorrer a esta linha de apoio da EDA: 800 202 525.
Posso mudar o meu CPE?
Como o CPE identifica o contador de eletricidade para cada morada, e não existe troca do contador quando muda de fornecedor ou passa a titularidade do contrato, o seu CPE é sempre o mesmo.
Só pode ser atribuído um novo Código de Ponto de Entrega se cancelar o contrato de eletricidade e, mais tarde, fizer um novo. Nesse caso, fica sem ligação à rede, é gerado um novo CPE quando faz a nova instalação elétrica.
Comprei uma casa. Como posso ter um Código de Ponto de Entrega?
Para ter um CPE precisa, em primeiro lugar, de fazer a instalação da eletricidade em casa. Quando a E-Redes (ou outra distribuidora) faz a ligação da luz ela também cria o CPE. Depois, enquanto o contador estiver instalado nessa morada, terá sempre o mesmo Código de Ponto de Entrega.
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