Surpreendido com as faturas de eletricidade? Saiba como evitar os acertos de luz

Acertos de Luz - O que são e como os evitar

Para muita gente abrir a fatura de eletricidade é quase uma “roleta russa”, sem saberem quanto se vai pagar devido aos acertos de luz. Veja agora o que são estes acertos e como os evitar

A conta da eletricidade e gás é uma d que pode trazer surpresas mais desagradáveis. Ao contrário de outras despesas mensais, como a TV e Internet, os Telemóveis ou mesmo os créditos, os valores da fatura da energia têm muitas flutuações. E a explicação é apenas uma: acertos de luz.

O que são os acertos de eletricidade e porque são feitos?

No mercado livre de energia os acertos, como o nome indica, são uma forma de garantir que os valores apresentados para os consumos eletricidade ficam alinhados com aquilo que foi cobrado. Eles resultam de dois fatores principais:

  • Estimativas de consumos: São previsões da eletricidade que gastou, feitas pela sua fornecedora de luz e gás, com base no histórico de cliente e consumos médios para cada época do ano;
  • Leituras de eletricidade: Confirmam se o que pagou nas faturas anteriores é aquilo que o contador diz que consumiu.

Ou seja, os acertos de luz eliminam as diferenças entre aquilo que a empresa de eletricidade cobrou e aquilo que gastou. E, por isso, podem significar reembolsos ou o pagamento de consumos adicionais.

Como são calculados os acertos da conta da luz?

Os acertos são feitos a partir das faturas anteriores (onde houve estimativa de consumo pela ausência de leituras reais). O procedimento para se chegarem aos acertos é o seguinte:

  1. Sem leituras reais, a fatura de eletricidade apresenta valores estimados de consumos;
  2. É feita uma leitura do seu contador;
  3. O fornecedor de eletricidade compara os consumos que cobrou por estimativa com os gastos reais;
  4. É feito um acerto entre o que pagou e o que gastou. A diferença é o acerto de luz, que é enviado na fatura seguinte

Este ajuste entre o que foi calculado e o que foi gasto é indicado na fatura de luz e gás, com a indicação dos períodos em que são feitos os ajustes.

Há regras para os valores máximos dos acertos?

Relativamente aos valores cobrados não há limites, mas o custo total é dividido em prestações a partir de determinados montantes. No entanto, existe um prazo máximo de seis meses para as empresas cobrarem acertos de luz (exceto para a modalidade Conta Fixa). Isso é indicado no Artigo 10º da Lei Dos Serviços Públicos:

“Se, por qualquer motivo, incluindo o erro do prestador do serviço, tiver sido paga importância inferior à que corresponde ao consumo efetuado, o direito do prestador ao recebimento da diferença caduca dentro de seis meses após aquele pagamento”.

Ou seja, não tem de pagar acertos para valores quando passam mais de seis meses desde a estimativa de consumo.

Posso pagar os acertos da eletricidade a prestações?

Sempre que o custo do acerto é igual ou superior ao valor médio da fatura nos últimos seis meses o comercializador de eletricidade é obrigado a fazer o fracionamento deste pagamento. No entanto, há algumas regras para estas prestações:

  • o valor mínimo de cada prestação é de 5€;
  • o máximo da prestação do acerto de luz é de 25% do valor médio da fatura de eletricidade nos últimos seis meses.

Por exemplo, se paga em média 50€ de luz e recebe um acerto de 60€ (fazendo o valor total da fatura passar para 110€), a empresa de luz e gás é obrigada a dividir o pagamento do acerto em prestações.

Neste caso pode fazer o pagamento em doze prestações de 5€ . Mas também pode receber um acerto de 25% do total (15€)€. No entanto, se quiser fazer logo o pagamento do total do acerto pode fazê-lo.

Existem prazos médios para os acertos de luz?

As empresas de luz e gás são obrigadas a fazer leituras do contador de eletricidade a cada três meses (e a cada dois meses nos contadores de gás). Por isso, conte com acertos na fatura a cada trimestre, Mas osos prazos são diferentes em cada empresa e para cada cliente.

Como evitar os acertos de eletricidade?

Basta enviar as leituras do contador mensalmente evita acertos de luz. Ou seja, se enviar sempre as leituras (sem qualquer engano) para o seu fornecedor não existem acertos, já que são sempre cobrados os consumos reais.

Ter conta fixa evita acertos?

Bem pelo contrário… A conta fixa de luz e gás traz estabilidade nas faturas ao longo de onze meses, mas pode trazer surpresas muito desagradáveis no mês de acertos. A empresa deve adaptar o valor da fatura fixa ao longo do ano caso quando verifica grandes diferenças entre as estimativas e os consumos reais, mas isso não evita acertos no final do ano.

Com a conta fixa todos os acertos que ia receber nas faturas durante o ano são feitos em apenas uma fatura. Por isso, o valor desta correção é muito maior e a conta fixa de luz pode significar custos muito mais elevados com acertos.

Farto de acertos? Trocar de fornecedor é a solução…

Se está farto de receber acertos avultados nas faturas de eletricidade, isso significa que as estimativas de consumo do seu comercializador estão bastante desalinhadas. E provavelmente vai continuar a sofrer com estes ajustamentos entre consumos estimados e consumos reais.

Neste caso tem duas soluções. Em primeiro lugar, passar a enviar as leituras. Em segundo lugar, mudar de fornecedor para a situação não se repetir. Se prefere esta segunda opção, comece por visitar o simulador de preços de luz e gás.

No simulador vai os preços de luz e gás em todos os fornecedores e descobrir com quem paga menos pela sua energia. Por isso, carregue agora na imagem abaixo e siga os três passos certos para poupar na eletricidade e gás: Simule, Compare e Poupe!

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