Quer receber dinheiro por gastar menos eletricidade? Conheça o Projeto Firme

receber dinheiro para poupar eletricidade

Baixar a conta da eletricidade é um objetivo para quase todos. E agora, além de escolher a melhor tarifa de luz, há uma nova opção. Quer saber como receber dinheiro por gastar menos eletricidade? Conheça o Projeto Firme

A e-Redes abriu esta semana os primeiros leilões do FIRMe, um projeto em que pode receber dinheiro por gastar menos eletricidade. Com arranque a 24 de julho, esta iniciativa permite, se adaptar os seus consumos, lucrar com a eletricidade.

Este projeto é bastante aliciante, já que permite poupar de duas formas. Por um lado, você vai ter menos kWh consumidos e, por isso, uma fatura mais baixa. Além disso, recebe um incentivo por adaptar os gastos de luz.

Interessado em receber dinheiro por gastar menos eletricidade? Então leia este artigo!

O que é o Projeto Firme e como receber dinheiro para poupar eletricidade?

Este projeto da e-Redes destina-se aos fornecedores de serviços de flexibilidade na energia. E o objetivo é reduzir a pressão sobre a produção de energia nos momentos de maiores consumos. 

Para isso, os fornecedores de serviços de flexibilidade vão receber incentivos por reduzirem os gastos de eletricidade nesses momentos. Ou seja, receber dinheiro por gastar menos eletricidade…

Quem são os fornecedores de serviços de flexibilidade?

A e-Redes indica que este grupo inclui quem tem:

  • Sistemas de Autoconsumo (energia solar, etc.);
  • Veículos Elétricos;
  • Unidades de Produção Distribuída;
  • Sistemas de Armazenamento de Baterias.

Para integrar este programa para receber dinheiro por gastar menos eletricidade é preciso fazer a inscrição no site do Piclo Flex. Depois é preciso indicar os seus dados e recursos, inscrever-se e fazer uma oferta para participar nos leilões. 

A inscrição pode ser feita até 22 de setembro. Mas, para participar neste projeto, tem de ser capaz de entregar pelo menos 10kW de energia.

Como vou receber dinheiro por gastar menos eletricidade?

Para receber tem, em primeiro lugar, de ser selecionado nos leilões. Nesse caso, você fornece o serviço e depois a e-Redes faz o devido pagamento pelo que forneceu à rede.

Você recebe dinheiro por gastar menos eletricidade porque você entrega essa energia à rede elétrica. Ou seja, em vez de ser você a consumir a eletricidade que gerou, ela é enviada para outras casas e empresas. 

Por isso, ao gastar menos eletricidade você não se limita a poupar. Você acaba até por lucrar com os seus sistemas de geração ou armazenamento de energia, tornando estes investimentos mais rentáveis.

Quanto se recebe no Projeto Firme?

A e-Redes avança na página oficial do Projeto FIRMe várias possibilidades, com valores que são aliciantes. Por exemplo, se entregar 1 MegaWatt (1000kW), pode receber entre 400 e 800 euros. Além disso, também recebe pagamentos variáveis, entre 15€ e 1000€, por cada megawatt/hora que entregar à rede.

Onde se pode aderir?

Até ao momento foram abertos leilões em várias zonas do país: Beja, Bombardeira, Bragança, Marinha Grande, Vila Nova de Milfontes, Paredes de Coura, São Martinho do Campo e Tondela. Mas, futuramente, podem ser adicionados mais locais.

Qual o objetivo deste projeto?

O objetivo do Projeto Firme é integrar os microprodutores de energia, e quem tem sistemas de armazenamento, na rede elétrica. Isso permite nos momentos com mais consumos ter alternativas ao aumento da produção de eletricidade, que também aumenta o custo final.

Como tal, a e-Redes vai pagar para quem esteja disposto a adaptar o uso da energia que produz aos momentos em que a rede elétrica precisa dela. E, para isso, vai pagar dinheiro para gastar menos eletricidade. 

Esta é sem dúvida uma excelente forma de poupar, porque permite recorrer ainda mais à energia renovável. E, como pode ver no simulador de preços de energia, os planos de eletricidade mais baratos são aqueles que usam apenas energias renováveis. 

Se também quer o melhor plano para poupar na eletricidade, carregue na imagem abaixo e siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás