Quer trocar de operador de telemóvel? Veja passo-a-passo como desbloquear o smartphone

Como desbloquear o telemóvel para outras redes

Com as campanhas promocionais das operadoras, trocar o seu serviço de telemóvel pode ser a decisão mais acertada. Mas, para tal, precisa saber como desbloquear o seu smartphone, para que ele aceite o novo cartão SIM. Este é um processo muito simples e que pode ser a chave para uma boa poupança…

Muitas pessoas mantêm-se fiéis à sua operadora de serviço móvel apenas porque pensam que o custo para desbloquear o telemóvel será bastante elevado. Mas a verdade é que, hoje em dia, este processo é muito barato e simples. E até pode pedir o desbloqueio logo quando compra o telemóvel…

Obter o IMEI do telemóvel

O primeiro passo para desbloquear qualquer telemóvel é obter o seu IMEI (International Mobile Equipment Identity). Este é um código composto por quinze dígitos que funciona como um “cartão do cidadão” para o seu telemóvel. É essencial obter o IMEI por um motivo. Será esta a única informação que tem obrigatoriamente de fornecer à operadora para que ela inicie o processo de desbloqueio do telemóvel.

Para pedir o seu IMEI, basta digitar o código *#06# no seu telemóvel e premir a tecla para chamar. Segundos depois recebe uma mensagem com esta informação diretamente no visor do seu telefone.

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Os telemóveis da NOWO estão desbloqueados?

Como a NOWO é uma operadora móvel virtual (utiliza a rede da MEO como base), é tecnicamente impossível que um telemóvel esteja bloqueado para a NOWO. Ou seja, em princípio bastará colocar o seu novo SIM no dispositivo e ligar o telemóvel.

No entanto, podem sempre surgir problemas durante este processo. Se isso ocorrer, pode pedir ajuda à NOWO. Para tal, basta ligar para o Apoio Técnico, através do número 16800. Esta chamada tem um custo de 30 cent\min, com um valor máximo de 2,70€.

O desbloqueio de telemóveis é gratuito nas operadoras NOS e MEO, e pode ser feito logo no momento da compra do smartphone

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Como desbloquear um telemóvel da MEO

Qualquer dispositivo da MEO adquirido após 16 de junho de 2016 pode ser desbloqueado sem custos. Mas para isso, e após ter obtido o seu IMEI, deve ter (ou criar) uma conta na Área de Cliente MyMeo.

Após ter uma conta pessoal, apenas precisa de aceder à área específica de Desbloqueio de Telemóveis da MEO, neste link. Depois encontra aqui um formulário onde precisa de inserir o IMEI e um endereço de email. Logo de seguida recebe uma mensagem de correio eletrónico com o código de desbloqueio do seu telemóvel, e também todas as instruções necessárias para terminar o procedimento.

Se tiver alguma dificuldade durante a operação, pode também entrar em contacto com a MEO para obter ajuda. Ou seja, basta ligar para o número 16209 (Apoio Técnico MEO) ou dirigir-se a uma loja oficial da operadora. Pode saber onde ficam as lojas MEO mais próximas de si, pode efetuar a pesquisa por morada ou código postal no site da MEO.

Se desejar, pode pedir o desbloqueio do seu telemóvel da MEO logo no momento da compra, numa loja oficial.

Como posso desbloquear um telemóvel da NOS

Também a NOS garante aos seus clientes o desbloqueio de todos os seus telemóveis sem qualquer custo, desde que adquiridos após 15 de novembro de 2015. Para conseguir fazer o desbloqueio deve ter o IMEI do dispositivo e aceder a esta página, ou então deslocar-se a uma das lojas oficiais. Depois de inserir o IMEI, é-lhe fornecido o Código de Desbloqueio do seu telemóvel.

A operadora explica ainda que se fizer duas tentativas para desbloquear o telemóvel e não conseguir, é possível que exista uma anomalia. Nesse caso, deve levar o dispositivo a uma loja oficial com serviço de reparação de telemóveis, onde obterá apoio técnico especializado. E, para saber onde ficam as lojas mais próximas de si, basta inserir o seu código postal ou morada no localizador fornecido pela NOS.

Caso deseje, também pode pedir o desbloqueio do seu dispositivo logo no momento da sua compra, numa loja oficial NOS.

O desbloqueio dos telemóveis da Vodafone em Portugal ainda tem custos associados, que dependem da modalidade de aquisição do dispositivo

Como desbloquear um telemóvel da Vodafone

Quer saber se desbloquear um telemóvel da Vodafone é grátis? Sim, mas apenas isso apenas é verdade para todos os telemóveis 18 meses após a compra. E, infelizmente a Vodafone é a única operadora que ainda não fornece uma solução simplificada para este serviço em prazos mais curtos. Por isso, o valor para desbloquear o telemóvel está sempre dependente das condições de aquisição:

Clube Viva

Para os utilizadores com fidelização no Clube Viva, o custo do desbloqueio do telemóvel estará sempre dependente do tempo decorrido deste a compra do mesmo. Logo, serão cobrados estes valores:

Nos primeiros 6 meses= (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago)
Entre o 7º e o 12º mês= (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago) x 0,8
Entre o 13º e o 17º mês= (PVP Bloqueado* x 1,25 – Preço pago) x 0,5, (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago*) x 0,5
Após o 18º mês do contrato de Clube Viva= Gratuito

Exemplo Galaxy Note 10 lite (Preço de 620€)
Nos primeiros seis meses: 620 x 1,25 =775 ; 775 – 620 = 155€ (Custo de Desbloqueio)
Entre o 7º e o 12º Mês: 155 x 0.8 = 124€ (Custo de Desbloqueio)
Entre o 13º e o 17º Mês: 155 x 0.5 = 77,5€ (Custo de Desbloqueio)
Após o 18º Mês: Gratuito

Telemóveis Vodafone adquiridos sem fidelização

Para estes telemóveis, aplica-se ao longo dos 18 meses após a compra a mesma fórmula que se aplica nos primeiros seis meses de permanência no Clube Viva. Ou seja, o PVP Bloqueado acrescido de 25%, a que se deve depois subtrair o valor da compra. Seguindo o exemplo do Galazy Note 10 lite, o preço será sempre de 155€ durante este período.

Passados dezoito meses desde a compra do telemóvel, a Vodafone não cobra qualquer pelo desbloqueio do mesmo.

Telemóveis Vodafone adquiridos a prestações

Nestas situações, é sempre exigido aos clientes que liquidem o valor que falta pagar do crédito efetuado na compra do telemóvel. Ou seja, que acabe de pagar o smartphone. Mas a esses montantes junta-se ainda o valor calculado segundo a fórmula para telemóveis adquiridos sem fidelização ou durante os primeiros seis meses no Clube Viva. Ou seja:
Nos primeiros 18 meses = ((Valor da dívida do equipamento) + (PVP Bloqueado x 1,25)) – Preço pago

Entre o 18º e o 24º mês após a compra, o cliente apenas tem de amortizar as prestações que falta pagar para obter o seu código de desbloqueio sem qualquer custo. Depois do 24º mês não existe qualquer custo para desbloquear o telemóvel.

Existem diversas vantagens no desbloqueio do smartphone, mas a maior é provavelmente o facto de não precisar de adquirir um novo telemóvel

Vale a pena desbloquear o telemóvel?

A resposta é clara: sim, vale a pena desbloquear o telemóvel, mas deve ter em conta os preços praticados. Com as ofertas cada vez mais competitivas por parte das operadoras, especialmente por parte da NOWO, e as várias campanhas promocionais que surgem em determinados momentos, desbloquear o telemóvel pode significar uma poupança assinalável.

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As principais vantagens são para os utilizadores com menos de 25 anos, que beneficiam de tarifas mais baixas com a introdução no mercado dos tarifários Yorn, Moche e WTF. Em muitos casos, com a oferta de pacotes de dados para aceder a várias aplicações e sem períodos de fidelização (ou com prazos mais reduzidos), é possível obter uma importante redução nos gastos com este serviço.

Também quem faça muitas viagens para o estrangeiro pode garantir benefícios. Para tal deverá saber quais os preços das chamadas internacionais de cada companhia nas diferentes regiões, analisando se vale a pena inserir um cartão SIM de outra operadora no seu telemóvel.

Mas a melhor forma de saber se vale a pena trocar de operadora é mesmo consultar o simulador de preços, verificando qual a melhor oferta para si.

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