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Atualizado em Setembro de 2020
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4 GB Data
4000 Min/SMS
€12,50 Preço Mensal
Oferta da primeira fatura na adesão a período de fidelização de 24 meses
Características Principais
Rede fixa €0,17
Rede móvel €0,17
SMS €0,17
MMS €0,50
  • Inclui 4000 Min. / 4000 SMS gratuitos para todas as redes
  • Inclui 4GB mensais de Dados Móveis
  • Oferta da primeira fatura na adesão a período de fidelização de 24 meses
  • Inclui desconto de 6€ por fidelização (permanência por 24 meses)
  • Inclui desconto de 1€ por adesão ao débito direto
  • Chamadas e SMS adicionais: 0,17€/min e 0,17€/SMS
  • Pacotes de Dados Móveis Adicionais: 500MB - 4€; 1GB - 6€; 2GB - 8€
5 GB Data
1000 Min/SMS
€23,99 Preço Mensal
Desconto de 5€ na primeira fatura, com adesão ao débito direto
Características Principais
Rede fixa €0,08
Rede móvel €0,40
SMS €0,00
  • Inclui 1000 minutos de chamadas e 1000 SMS gratuitos para todas as redes
  • Inclui 5GB mensais de Dados Móveis
  • Prazo de Fidelização: 24 meses (inclui desconto mensal de 12€ + 1€ de adesão à fatura eletrónica)
  • Chamadas e SMS adicionais: 0,20€/min e 0,20€/SMS
  • Pacotes de Dados Móveis Adicionais: 1.99€/250MB Diários
  • Desconto de 5€ na primeira fatura, com adesão ao débito direto
5 GB Data
7000 Min/SMS
€25,00 Preço Mensal
Oferta de 50€ da ativação
Características Principais
Rede fixa €3,93
Rede móvel €3,93
SMS €1,23
MMS €0,55
  • Inclui 7000 minutos de chamadas e 7000 SMS gratuitos para todas as redes
  • Inclui 5GB mensais de Dados Móveis
  • Oferta de 50€ da ativação
  • Chamadas adicionais: 0,15€/min
  • SMS adicionais: 0,15€
  • Pacotes de Dados Móveis Adicionais: 2.99€/200MB
5 GB Data
3500 Min/SMS
€30,90 Preço Mensal
Oferta HBO Portugal durante três meses
Características Principais
Rede fixa €0,08
Rede móvel €0,40
SMS €0,00
  • Inclui 3.500 minutos de chamadas e 3.500 SMS gratuitos para todas as redes
  • Inclui 5GB mensais de Dados Móveis
  • Velocidade da Internet: Até 300 Mbps
  • Números Adicionais: 14,9€ (Red 5GB) ou 11,9€ (Yorn)
  • Prazo de Fidelização: 24 meses (inclui desconto mensal de 12,5€)
  • Chamadas e SMS adicionais: 0,12€/min e 0,12€/SMS; Dados Móveis Adicionais: 2.99€/200MB
  • Vodafone Pass para Apps: Chat Pass 10GB - 2€/mês; Social Pass 12,5 GB - 3€/mês; Music Pass 12,5 GB - 3€/mês; Video Pass 15GB - 5€/mês
  • Oferta HBO Portugal durante três meses

De momento existem quatro operadoras com serviços de telemóvel pós-pago em território nacional: Vodafone, MEO, NOS e NOWO. Três destas operadoras contam também com propostas focadas nos utilizadores com menos de 25 anos, tendo surgido a Yorn (Vodafone), WTF (NOS) e Moche (MEO).

 

Existem também duas operadoras que não disponibilizam tarifários pós-pagos, que são a Lycamobile (apenas tarifários por período temporal específico) e a UZO (apenas tarifários pré-pagos, por carregamento de saldo no telemóvel).

Esta é uma questão que deve sempre ponderar, para avaliar as vantagens obtidas, pois ao juntar mais números de telemóvel ao pacote TV+Net+Voz recebe benefícios como dados móveis adicionais. Para saber a melhor opção, veja o nosso simulador de  preços dos serviços TV Net Voz.

Pode anunciar a sua intenção de cancelar o contrato em qualquer momento, mas há sempre um prazo de 30 dias para o término da relação com o operador, ficando o cliente obrigado a pagar todos os montantes em falta até essa data. Além disso, caso tenha optado por um período de fidelização, há custos adicionais associados ao cancelamento.

Pode informar que deseja cancelar o contrato através de contacto telefónico, carta, presencialmente (nas lojas das operadoras) e ainda por email. Saiba como cancelar o seu contrato telefónico nas várias operadoras:

 

Cancelar contrato com a Vodafone:

O formulário de cancelamento de contrato com a Vodafone está disponível no site, e deve ser enviado por carta registada com aviso de recepção para o endereço: 

Vodafone Portugal, Comunicações Pessoais SA

UOP – Processos Administrativos

Av. D. João II, 36 – E2

Parque das Nações

1998 – 970 Lisboa

Pode também efetuar o cancelamento do contrato através da Área Pessoal no site da Vodafone, por contacto telefónico para o número 16912 e ainda numa loja oficial. 

 

Cancelar contrato com a MEO:

O formulário de cancelamento de contrato com a MEO está disponível no site, e deve ser enviado por carta registada com aviso de recepção para o endereço: 

MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A.

Apartado 1423

EC Pedro Hispano

4106-005 Porto

As restantes opções para anunciar o cancelamento do contrato da MEO são através da área pessoal no site, por contacto telefónico para o número 16200 ou numa loja oficial.

 

Cancelar contrato com a NOS:

O formulário de cancelamento de contrato com a NOS está disponível no site, e deve ser enviado por carta registada com aviso de recepção para o endereço: 

NOS Comunicações, SA

Apartado 52001

EC Campo Grande

1721-501 LISBOA

Pode também efetuar o cancelamento do serviço através da área de cliente no site da NOS, por contacto telefónico para o número 16108 e ainda numa loja oficial.

 

Cancelar contrato com a NOWO:

A minuta de cancelamento de contrato com a Nowo está disponível no site, e deve ser enviado por carta registada com aviso de recepção para o endereço: 

NOWO – Communications, S.A

Alameda dos Oceanos Lt. 2.11.01 E, Edf. Lisboa

1998-035 Lisboa, Parque das Nações

Em alternativa, pode fazer o cancelamento do contrato por através da área de cliente ou por contacto telefónico para o número 16800.

 

Atenção: Após receber o seu pedido de cancelamento, e caso todos os dados estejam corretos, a operadora tem um prazo de cinco dias para responder ao cliente, informando da data em que o serviço termina, os seus direitos e deveres inerentes ao cancelamento e ainda os valores que deve liquidar. Se detectar algum erro no processo, a operadora deve responder num prazo de três dias, requerendo os documentos ou informações em falta. Nesta situação o cliente tem um prazo de 30 dias para enviar esses documentos ou informações necessárias, caso contrário o pedido fica sem efeito, caducando.

 

Existem algumas excepções, em que o cliente é livre de rescindir o seu contrato com a operadora sem qualquer custo adicional:

Livre Resolução: Caso o contrato com a operadora tenha sido feito por contacto telefónico, por um vendedor porta-a-porta ou pela internet, o cliente tem um prazo de catorze dias para rescindir unilateralmente, e sem custos, o contrato. Esta modalidade de cancelamento não é possível quando o contrato tenha sido feito numa loja.

Morte do titular do contrato: Em caso de falecimento do cliente titular do contrato, e mediante a apresentação do certidão de óbito, dá-se a resolução do contrato sem custos adicionais. 

Impossibilidade de cumprir o contrato: Em determinadas situações de desemprego ou se o cliente decidir emigrar, ele pode pedir a resolução do contrato sem custos associados.

Incumprimento por parte da operadora: Caso a operadora não consiga fornecer os serviços que contratualizou com o cliente, este pode exigir o término do contrato sem incorrer em qualquer penalização

Alteração do contrato: Caso a operadora decida alterar unilateralmente as condições do contrato sem que isso traga benefícios ao cliente, ela fica obrigada a informar os seus clientes num prazo de 30 dias. Caso o cliente não concorde com as alterações, ele tem o direito de rescindir o contrato sem qualquer custo.

Os tarifários pós-pagos são aqueles em que recebemos uma fatura ao final de cada mês de utilização, à imagem do que acontece habitualmente com outros serviços como a eletricidade, gás ou água. Habitualmente com um preço fixo pré-estabelecido, eles surgem como alternativa aos tarifários pré-pagos, em que é necessário efetuar um carregamento do saldo do telemóvel antes de poder fazer chamadas ou aceder a outros serviços.

A diferença principal está na modalidade de pagamento. Enquanto os tarifários pré-pagos exigem carregamentos prévios e apenas é possível efetuar chamadas e aceder a outros serviços quando houver saldo, os tarifários pós-pagos têm contratualizados um conjunto de serviços (chamadas, SMS, dados móveis, etc) que podem ser utilizados ao longo de um período de tempo previamente estabelecido, que costuma ser mensal.

Sabia que o primeiro tarifário pré-pago do mundo foi lançado por uma operadora portuguesa? Saiba mais informações aqui.

Alguns benefícios obtidos com a escolha de um tarifário pós-pago são:

  • Valor mensal fixo; 
  • Não existe o risco de ficar “sem saldo” no telemóvel;
  • Chamadas, SMS e Dados Móveis incluídos nos pacotes;
  • Alertas de utilização, para evitar exceder os limites mensais;
  • Possibilidade de definir previamente os gastos extra permitidos mensalmente;
  • Débito directo disponível, facilitando o processo de pagamento;
  • Caso opte por um serviço que inclua também a internet e TV, pode agregar até quatro números no mesmo pacote/fatura.

Existem várias opções de escolha, em que se pode definir o número de minutos de chamadas e SMS disponíveis mensalmente e a quantidade de Dados Móveis para utilizar. No caso dos tarifários para os mais jovens (WTF, Moche e Yorn) há ainda dados móveis adicionais para utilizar em diversas aplicações, e ainda descontos associados a diversos serviços e produtos.

Os serviços de telemóvel pós-pago têm uma mensalidade fixa que contempla valores definidos para chamadas, SMS e Dados Móveis. No entanto, caso ultrapasse os consumos predefinidos, pode adquirir mais serviços com um custo adicional. E pode sempre definir um plafond máximo para os gastos extra a efetuar.

Por se tratar de um contrato com valores mensais, não é possível acumular minutos de chamadas, SMS ou Dados Móveis para os meses seguintes.

Embora possam ser utilizados sem qualquer compromisso, habitualmente existem condições de preços mais vantajosas, como descontos na mensalidade, para quem opte por um período de fidelização. Para saber quais as condições mais vantajosas para si, recorra ao simulador no topo da página.