Simulador de preços EDP Comercial – Compare os planos e tarifas EDP

Atualizado em Novembro de 2020Simule Agora

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Plano Eletricidade EDP Comercial

Débito Direto Fatura Eletrónica Descontos até 2% nos tarifários eletricidade EDP Comercial
Estimativa/ano € 522,44
Você poupa/ano € 4,25
Características Principais
Eletricidade:
Preço/kWh 0.1511
Potencia Contratada 6.9 kvA
Potencia Contratada Preço/dia €0,40
  • Descontos até 2%
  • Descontos relativos à adesão ao débito direto e fatura eletrónica
  • Pacotes adicionais "Easy", "Smart" e "Full" disponíveis
  • Não obriga ao pagamento por débito direto;
  • A fatura da EDP Comercial pode ser em papel ou eletrónica;
  • Sem compromisso de permanência.

Plano Luz e Gás EDP Comercial

Débito Direto Fatura Eletrónica Descontos até 7% nos tarifários EDP Comercial Luz e Gás
Estimativa/ano € 718,35
Você poupa/ano € 14,45
Características Principais
Eletricidade:
Preço/kWh 0.1511
Potencia Contratada 6.9 kvA
Potencia Contratada Preço/dia €0,40
Gás:
Escalão 1
Termo Fixo/dia €0,06
Termo Energia €0,07
  • Descontos EDP Comercial até 5% no gás e até 2% na eletricidade
  • Descontos relativos à adesão ao débito direto e fatura eletrónica
  • Pacotes adicionais "Easy", "Smart" e "Full" disponíveis
  • Não obriga ao pagamento por débito direto;
  • A fatura pode ser em papel ou eletrónica;
  • Sem compromisso de permanência nos planos EDP Luz e Gás.

A EDP Comercial é o principal fornecedor de luz e gás em Portugal.

 

Quem é a EDP Comercial?

A EDP – Energias de Portugal é a maior empresa de luz e gás em Portugal, com 10 milhões de clientes na eletricidade e 1,2 milhões no gás. A EDP foi criada em 1975 e deteve o monopólio do sector elétrico até 2006, quando surgiu o mercado livre de energia.

Após a liberalização, o Grupo EDP dividiu a sua presença em duas empresas. Surgiu a EDP Universal (agora designada SU Eletricidade) para o mercado regulado, e a EDP Comercial para o mercado liberalizado. A EDP Comercial ainda detém mais de 70% do mercado livre, mas a sua quota tem vindo a cair consecutivamente.

 

É preciso não confundir, também, a EDP Comercial com a EDP Distribuição. Embora ambas integrem o Grupo EDP, apenas a primeira vende eletricidade. A EDP Distribuição tem a seu cargo o envio da eletricidade deste a sua origem até casa das pessoas e, além disso, é responsável pelo Piquete EDP Avarias, que intervem em falhas de eletricidade em casa e quando há um corte geral de eletricidade.

 

Onde está a EDP?

Principal fornecedor de eletricidade em Portugal, o Grupo EDP atua em todo o território continental, fornecendo serviços de luz e, nas zonas com gás canalizado, também o serviço de gás. Os clientes podem também optar por agregar os dois serviços na mesma fatura.

 

Os planos e tarifas EDP

A EDP Comercial tem disponível uma tarifa com descontos até 10% no gás e 4% na eletricidade. Para ter estes descontos é necessário optar pela fatura eletrónica e pelo débito direto. Os clientes podem ainda optar pelo Plano EDP Eletricidade Verde, em que é garantido o fornecimento apenas com energia proveniente de fontes renováveis.

A SU Eletricidade oferece apenas uma tarifa que, por se tratar do mercado regulado, tem preços kWh e para a potência contratada definidos pela ERSE.

Compare agora os preços EDP luz e gás no simulador

 

Pontos-Fortes EDP Comercial

Serviços de Assistência

Com os packs Living os clientes garantem descontos na fatura, apoio técnico com cobertura até 800€ e vantagens em parceiros selecionados.

Soluções sustentáveis

Além de garantir que 70% da sua energia provém de fontes renováveis, a EDP tem ofertas focadas nos painéis elétricos, mobilidade ecológica e casa 100% elétrica, bem como o plano EDP Eletricidade Verde.

Fatura Segura

O contrato EDP luz e gás pode ter um seguro de proteção em caso de desemprego, que garante o pagamento das faturas até total de 800€.

EDP Saúde

Os clientes EDP que desejem podem contratar o seguro de saúde com coberturas em 30.000 parceiros para consultas, exames, médico ao domicílio e tratamentos.

App EDP Zero

A aplicação funciona como um serviço de Apoio ao Cliente EDP para enviar as leituras, optar pela conta certa (estabelecer um limite de gasto com alertas), consultar faturas e fazer o seu pagamento por MBWay.

 

Mudar para a EDP Comercial

Como contratar a EDP Comercial?

Se quiser ser cliente EDP luz e gás, apenas precisa de fornecer os seus dados pessoais e o CPE, que encontra numa fatura de energia. Depois, a empresa trata de todo o processo de mudança.

Como é a mudança para a EDP Comercial?

Ao contratar a EDP Comercial, a empresa fica responsável por todo o processo de mudança de fornecedor. Não exige qualquer visita a casa dos clientes, para inspeção ou mudança de equipamentos, nem ocorre qualquer corte da eletricidade ou do gás.

Como fazer um novo contrato com a EDP?

Para novos contratos de energia deve contatar a EDP Distribuição, que trata das instalações de luz (pode depois escolher qualquer fornecedor). A EDP Distribuição é também responsável pelo serviço de assistência em caso de avaria elétrica.

 

Qual a qualidade do serviço EDP Comercial?

A EDP afirma que foca a sua “actuação no sentido de assegurar níveis distintivos de satisfação global dos consumidores nos vários mercados e segmentos, bem como minimizar

número de reclamações”. O Índice de Satisfação dos Clientes EDP no último relatório da empresa foi de 77%, em linha com os objetivos da empresa.

 

O que dizem os clientes da EDP Comercial

 

Compare a EDP

Descubra quanto pode poupar na sua fatura ao comparar gratuitamente as tarifas EDP com outros fornecedores no simulador de preços de luz e gás da Comparamais.

 

Compare os preços kWh da energia

Descubra os melhores planos de luz e gás que pode escolher para sua casa.

Compare agora os preços de luz e gás EDP no simulador

 

Existem duas modalidades distintas para fazer um novo contrato de energia com a EDP, para quem já tenha serviço instalado e queira mudar de operador, e para quem não tenha ainda o acesso à rede. Mas o pedido de contrato pode ser sempre feito por formulário, na linha de apoio ao cliente e na Área de Cliente EDP.

 

Caso já tenha um serviço de luz/gás instalado, precisa apenas de escolher o plano e tarifa EDP e pedir a contratação dos serviços através do site, linha de apoio ao cliente ou numa loja EDP. Deverá ter consigo os seguintes documentos:

  • Cartão do Cidadão (ou documento de identificação e NIF);
  • Comprovativo de morada, como a escritura da casa ou o contrato de arrendamento;
  • Ter o Código de Ponto de Entrega (CPE) na eletricidade ou o Código Universal de Instalação (CUI) junto do distribuidor de gás na sua zona de residência;
  • NIB, se quiser aderir ao Débito Direto.

Caso já seja cliente e apenas deseje alterações ao seu contrato atual, pode efetuar esses pedidos através da linha de apoio ao cliente (808 53 53 53) ou na sua Área de Cliente. No entanto, se pedir uma alteração na potência contratada vai ser precisa uma deslocação do técnico a sua casa.

 

Se ainda não é cliente EDP e não tem ligação destes serviços, para fazer um contrato precisa, em primeiro lugar, de fazer o pedido de ligação à rede de eletricidade através da EDP Distribuição. Para o gás deve requisitar a ligação à rede de gás canalizado junto do Operador de Rede e Distribuição de gás na sua zona de residência.

Depois de estar ligado às redes, terá de ter na sua posse os documentos acima referidos e também:

  • Preencher o formulário de adesão online, ou fazer este processo com acompanhamento da linha de apoio ao cliente (808 53 53 53) ou numa Loja EDP;
  • Requisitar uma inspeção técnica à sua casa, se não tiver ainda contador ou ligação à rede de eletricidade ou quiser alterar a potência contratada anteriormente;
  • Para os clientes de gás é exigida uma certificação do gás, que pode ser obtida junto das entidades reconhecidas pela DGEG. O pagamento deste serviço é efetuado diretamente à entidade responsável pela inspeção. Para simplificar o processo, o pedido pode ser feito junto da própria EDP, por contacto telefónico ou nas lojas.

As instalações de novos serviços de luz e gás na EDP têm um prazo máximo de cinco dias e podem ser pedidos em simultâneo.

Existem diversos contactos EDP Comercial:

  • Pode recorrer ao atendimento telefónico da EDP Apoio ao Cliente, através do número 808 53 53 53.
  • Além disso, pode pode deslocar-se às lojas oficiais ou
  • Usar no site os formulários EDP Contactos.
  • Como alternativa, também pode efetuar diversos pedidos através da Área de Cliente EDP, tanto no site como pelas Apps EDP Online para Android e iOS (usando os seus dados para fazer o Login na EDP).

Pode comunicar as leituras EDP Comercial por diversas vias. Em primeiro lugar, pelo número de telefone 800 10 53 53 (grátis). Além disso, pode usar a aplicação Whatsapp 911 955 282 e ainda recorrer à plataforma online para comunicação da leitura EDP. Pode também fazer o envio de leituras EDP online, através da Área de Cliente no site e nas Apps EDP Online para Android e iOS.

Para aderir ao mercado liberalizado de energia apenas precisa de efetuar um novo contrato com um fornecedor de serviços de luz e gás. Esta adesão é um serviço sem qualquer custo associado. Mas, antes de escolher o seu fornecedor de energia, não se esqueça de comparar os melhores preços através do simulador.

Caso deseje colocar fim à relação contratual com a EDP, pode fazê-lo por diversos meios:

  • Online, preenchendo o formulário de rescisão disponibilizado no site da EDP Comercial;
  • Nas lojas oficiais da EDP;
  • Através da linha de atendimento ao cliente 808 53 53 53.

 

Antes de escolher um novo fornecedor de serviços de energia, não se esqueça de ver no simulador de energia os planos e tarifas mais ajustadas às suas necessidades.

Caso tenha sofrido um corte da energia em sua casa e fez entretanto o pagamento dos valores em dívida, o tempo de intervenção da EDP para voltar a ligar a luz tem um período máximo que pode ir entre 8H e 12H. No entanto, se tiver urgência, pode pedir a reativação mais rapidamente pagando uma taxa associada a este serviço.

Em primeiro lugar deve verificar se o corte é apenas na sua casa ou se existe uma quebra de fornecimento de toda a rede (basta olhar para a iluminação das ruas ou para casa dos vizinhos). Se nas restantes habitações existir luz e tem as suas faturas regularizadas, então deve começar por verificar se o seu quadro elétrico não disparou.

Caso o quadro elétrico tenha disparado, existem várias hipóteses para o problema. Os mais habituais são:

  • um número de equipamentos elétricos ligado à rede que supera a potência contratada;
  • um problema com um disjuntor elétrico. Nesse caso deve pedir uma intervenção técnica em sua casa;
  • Ligue os equipamentos elétricos que tem em casa à vez. Caso algum deles faça disparar o quadro, é provável que ele esteja a causar o problema e precise de reparação.

 

Se verificar que o problema subsiste e está localizado apenas na sua casa, deve entrar em contacto com a EDP Distribuição através do número de apoio 800 506 506. Deve ter uma fatura junto de si quando reporta a avaria, pois será requisitado o seu CPE (Código de Ponto de Entrega), que surge junto da zona onde está a sua identificação e morada.

Caso tenha verificado uma falha no seu fornecimento de gás EDP deve seguir estes procedimentos:

Verificar os equipamentos para garantir que estão a funcionar corretamente. Caso tenha gás num equipamento e esteja sem fornecimento em outro, é possível que o problema esteja no próprio equipamento;

Inspecione as torneiras, pois alguma poderá ter sido fechada por engano;

Caso não tenha sido um dos problemas anteriores, contacte o fornecedor de gás da sua zona de residência. Essa informação pode ser encontrada aqui

Para escolher o seu plano EDP basta selecionar entre as tarifas de eletricidade e gás aplicadas pela empresa para os diversos serviços. No entanto, recorde-se que deve sempre comparar os preços de luz e gás antes de escolher…

Para saber qual a opção horária mais indicada para si, deve ter em atenção quais os seus consumos ao longo do dia:

  • Se tem um consumo de eletricidade ponderado e constante, pode escolher uma tarifa simples
  • Se faz consumos superiores de energia durante os períodos de fim-de-semana ou durante a noite (por exemplo, colocando as máquinas a lavar nessas horas) terá benefícios na escolha de uma tarifa bi-horária ou tri-horária, em que os preços da energia são mais reduzidos nesses períodos.

 

Para efetuar esta consulta ou o pedido de alterações existem três vias preferências:

  • Área de Cliente, acessível no site ou através das Apps para dispositivos Android e Apple;
  • Lojas oficiais EDP
  • Pelo contacto telefónico 808 53 53 53

No entanto, antes de trocar a tarifa EDP Comercial, deve recordar-se que está no mercado livre de energia. Como tal, pode escolher outro fornecedor e ter eletricidade mais barata. Por isso, compare os preços de eletricidade e gás antes de escolher um novo plano ou tarifa com a EDP Comercial.

Até ao final de 2020 nenhum cliente é obrigado a aderir ao mercado livre de energia. Mas pode fazer a sua adesão sem qualquer custos quando desejar. No entanto, a partir de 1 de janeiro de 2021 todos os clientes serão automaticamente integrados no mercado liberalizado.

A potência contratada serve para para definir o máximo de eletricidade que pode ser fornecido à sua habitação em cada momento. Este serviço é medido em kVA e irá ser fulcral para definir a quantidade máxima de equipamentos que pode ter ligados à rede em simultâneo. Caso ela seja excedido, a consequência mais comum é “disparar o quadro” da eletricidade.

As potências contratadas para habitações dividem-se em dez escalões, que vão desde os 1,15 aos 20,7 kVA. No entanto, a maioria das habitações tem potências contratadas entre 3,45 e 6,9 kVA. A melhor forma de escolher a potência contratada é através do simulador de consumos da ERSE. Depois, não se esqueça de simular os preços dos fornecedores para fazer a melhor escolha do serviço de luz e gás.

Caso deseje, pode sempre mudar a sua potência contratada junto da EDP Comercial. O pedido pode ser feito online, pela linha de apoio telefónico e na Área de Cliente, e exige uma intervenção técnica em casa do cliente.

Enquanto as tarifas bi-horárias apresentam apenas dois períodos de cobrança de eletricidade (vazio, mais barato, e fora do vazio, mais caro), as tarifas tri-horárias repartem o preço da eletricidade por três momentos distintos. Eles são o período de horas de ponta (os mais caros) os períodos com “cheias” (preços EDP intermédios) e vazio (com tarifas mais baratas).

Para saber qual o plano EDP mais indicado para si consoante as tarifas horárias, pode encontrar os diferentes períodos especificados neste link.

As tarifas sociais são correspondem a planos EDP com preços mais reduzidos para famílias com menos posses económicas. Desde 1 de julho de 2016 que estes descontos são aplicados diretamente pelo fornecedor do serviço de energia, podendo a poupança superar os 100€ por ano na eletricidade.

Para poder aceder à Tarifa Social EDP na eletricidade, que é aplicada automaticamente sob indicação da DGEG, deve cumprir uma das seguintes condições:

 

  • Ter um rendimento anual máximo do agregado familiar até 5808€ ( acrescidos de 50% por cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento, até um máximo de 10 pessoas)
  • Ou ter um Apoio social:
    a) Complemento solidário para idosos
    b) Rendimento social de inserção
    c) Subsídio social de desemprego
    d) Abono de família
    e) Pensão social de invalidez
    f) Pensão social de velhice

 

Para ter uma tarifa social EDP no gás deverá:

  • Ser titular de um contrato de gás natural para uso doméstico na sua habitação permanente
  • Ter escalão de consumo 1 ou 2
  • Ser beneficiário de um dos apoios sociais indicados abaixo:
    a) Complemento solidário para idosos
    b) Rendimento social de inserção
    c) Subsídio social de desemprego
    d) Abono de família (1º escalão)
    e) Pensão social de invalidez

 

Em alternativa, pode efetuar este pedido diretamente à EDP, juntamente com uma declaração que comprove esta necessidade. Depois deverá remeter o pedido:

  • através do email descontossocial@edp.pt;
  • Por carta para a morada:  Apartado 12121, Loja CTT Picoas, 1061-001 Lisboa

Caso ainda não ultrapassado o período para que seja efetuado o corte de energia, pode pedir uma nova referência de pagamento através dos diversos canais de comunicação da EDP (linha telefónica 808 53 53 53, formulário de contacto, lojas).

Caso esteja previsto o corte da energia por ter ultrapassado o período de pagamento deve dirigir-se a uma loja EDP para regularizar a situação.

Existem várias opções para efetuar a cobrança do seu serviço EDP, tanto para a EDP Comercial como para a SU Eletricidde. Elas são:

  • Débito Direto, indicando o seu NIB à empresa;
  • Multibanco ou Payshop, usando a referência de pagamento na fatura;
  • Presencialmente numa agência CTT, usando a referência de pagamento na fatura;
  • Numa loja EDP.

Pode ler neste artigo todas as informações para saber ler a fatura EDP Comercial. Mas deve ter em conta que o preço final surge a partir da combinação entre valores fixos e variáveis:

Os valores fixos, que são constantes em todas as faturas referem-se a:

  • Potência Contratada (equivale ao preço da energia na sua fatura);
  • Escalão de Consumo de gás:
  • Também o valor da taxa de audiovisual é um valor fixo mensal (2,85€ + IVA = 3,06€)

 

Os valores variáveis da fatura indicam:

  • Energia Consumida (inclui a produção e comercialização de energia , em conjunto com as tarifas de rede e o CIEG referentes ao transporte e distribuição da eletricidade. Normalmente é a indicação da “Quantidade” de energia que surge na sua fatura );
  • Taxas e impostos diversos, como os Impostos Especiais de Consumo e as taxas de ocupação do subsolo e de exploração;

A todos os valores cobrados na sua fatura é ainda adicionado IVA à taxa reduzida de 6%.

O consumo estimado EDP é obtido com base nas últimas leituras do contador. Em alternativa, pode optar por enviar diretamente as suas leituras à EDP para que lhe seja cobrado o valor efetivamente consumido de energia. Estas leituras podem ser indicadas numa loja EDP, na Área de Cliente EDP Online (pelas App para Android e iOS, bem como no site), através do formulário disponível no site ou ainda através do número gratuito 808 10 53 53.

Caso tenha um contador inteligente que efetue a telecontagem, estas informações são enviadas automaticamente para o seu fornecedor de energia, evitando assim o recurso a estimativas de consumo ou que tenha de fornecer as leituras.

Não é possível pedir um contador inteligente No entanto, a EDP informou que espera ter, até final de 2020, estes dispositivos instalados em 60% das casas.

A Área de Cliente EDP, disponível no site ou através das Apps para smartphones Android e iOS, permite efetuar diversos serviços e pedidos de forma remota. Nesta plataforma poderá enviar as leituras do contador, consultar as faturas e dados de pagamento, verificar os seus dados pessoais e ainda remeter diversos pedidos como a alteração da potência contratada para a EDP.

Será necessária uma inspeção do seu serviço de gás, efetuada por uma entidade credenciada pela DGEG sempre que:

  • Seja uma nova instalação;
  • Exista a indicação de uma fuga de gás;
  • sejam feitas alterações nas tubagens, por exemplo, por obras na sua residência*;
  • Mudança de Operador*.

*Nestas situações é dispensada a inspeção caso apresente um certificado válido.