A Muon Electric é um comercializador de eletricidade no mercado livre de energia em Portugal. Lançada em 2018, destacou-se por ser a primeira empresa do sector a apresentar tarifários pré-pagos, em tudo similares ao que existe no mercado de telecomunicações.
Ou seja, com base numa estimativa de consumo o cliente pagava antecipadamente, sendo posteriormente cobrados os valores adicionais mensais sempre que os consumos de eletricidade fossem superiores aos estimados. No entanto, esta modalidade de preços foi entretanto descontinuada, existindo apenas os habituais tarifários com fatura no final de cada mês.
A Muon atua como fornecedor de eletricidade em todo o território de Portugal Continental. Ou seja, pode ser cliente da Muon em qualquer região, excepto na Madeira e Açores.
Existem atualmente duas tarifas Muon para clientes particulares, ambas com contratos de doze meses. O cliente pode denunciar antecipadamente o contrato, mas pode incorrer em penalizações pelo término antecipado.
Tarifa toPT: Plano mais barato disponível, com adesão aobrigatória ao débito direto e fatura eletrónica.
Tarifa BaseB: É a tarifa que mais clientes escolhem, contando com vantagens exclusivas para os clientes.
A contratação deste fornecedor pode ser feita apenas por via digital, através do site oficial.
Após ter escolhido a sua tarifa e fazer o contrato, o cliente não precisa fazer mais nada. A Muon trata da mudança, num prazo máximo de 20 dias, sem cortes de eletricidade, precisar de trocar de contador ou qualquer outra intervenção em casa dos clientes.
Para saber quais os principais motivos de reclamação dos clientes deste fornecedor, pode consultar as informações disponíveis no Portal da Queixa.