Tarifários de Telemóvel NOS

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A NOS é uma rede de telecomunicações nacional, nascida em 2013 da fusão dos serviços da Optimus e da ZON Multimédia. Isso garante à NOS uma posição de referência não apenas nos serviços de telemóvel e de TV NET VOZ mas, igualmente, na área da exibição cinematográfica. Atualmente a NOS é a segunda operadora nacional com mais clientes (quota de 37,1%, indica a ANACOM), mas continua a exibir um crescimento superior ao das principais rivais. Para tal contribui a diversidade de tarifários de telemóvel NOS.

De momento a NOS garante cobertura de rede móvel 4G em praticamente todo o território nacional, estando também a preparar a introdução comercial da rede 5G, tendo já efetuado diversas fases de testes. A oferta de tarifários de telemóvel NOS inclui serviços pré-pagos, por carregamento e pós-pagos, com uma fatura mensal. Além disso, a NOS conta com uma oferta diferenciada para os clientes mais novos, através da rede WTF.

 

Marcos históricos

  • Lançada em setembro de 1998, em apenas uma semana a Optimus consegue conquistar 100.000 clientes. No final do ano já contava com uma quota de 17,5% do mercado;
  • O impacto da Optimus durante os seus primeiros anos é potenciado por inovações como a introdução das SMS e de tarifários sem carregamentos obrigatórios;
  • 2008 é marcado pelo lançamento um serviço destinado exclusivamente aos clientes mais jovens, o TAG;
  • Durante três anos consecutivos, entre 2011 e 2013, a Optimus conquista o prémio para “Melhor Serviço ao Cliente” da Europa, Médio Oriente e África;
  • Em 2012 a empresa de telecomunicações introduz a rede 4G;
  • A NOS substitui no mercado a Optimus no ano de 2014;
  • Outro momento alto surge em 2016. A NOS torna-se na primeira operadora de telecomunicações a conquistar, no mesmo ano, os prémios Escolha do Consumidor, Produto do Ano e Marca de Confiança
  • Em 2017 a NOS atinge o número histórico de um milhão de hotspots em Portugal;
  • Em 2019 foram já realizados vários testes à tecnologia 5G pela NOS. Entre os testes estão a condução remota de veículos, a vigilância de praias e a transmissão de concertos em 5G.

 

A NOS é uma operadora de telecomunicações que surgiu em 2013 com a fusão da ZON Multimédia e da Optimus Telecomunicações. Ela fornece serviços de TV, NET & VOZ (telefones fixos e telemóveis), que podem ser adquiridos em pacotes ou de forma separada. A NOS opera igualmente na área dos cinemas, onde é líder nacional na exibição cinematográfica, e também está envolvida na organização de espetáculos.

A NOS é uma operadora de telecomunicações, que disponibiliza serviços de internet, TV e VOZ (telefones fixos e telemóveis). Estes serviços podem ser adquiridos em pacotes, com preços mais competitivos, ou de forma separada.

Existem diversas modalidades de serviços pré-pagos, por carregamentos, e pós-pagos na NOS com preços desde 12€. Para os serviços com mensalidade fixa há opções com plafonds de minutos de chamadas, SMS e Dados Móveis, e também soluções com tráfego limitado. Para avaliar a opção mais indicada para si, basta ver as várias propostas neste simulador.

Para saber o saldo\consumos do telemóvel NOS, existem diversas opções. Poderá ligar *111# para obter informações como saldo, tarifário, pontos e referências multibanco para pagamento das mensalidades.

Outra opção passa pelo acesso à Área de Cliente. Este acesso pode ser feito através do site da NOS ou das aplicações específicas para Android e iOS.

Existem diversas formas de anunciar à NOS a intenção de terminar o seu contrato. Para informar da sua decisão deve preencher este formulário e depois pode enviá-lo, por carta registada com aviso de recepção, para o seguinte endereço:

NOS Comunicações, SA

Apartado 52001

EC Campo Grande

1721-501 LISBOA

Pode também rescindir o seu contrato através da área pessoal, por contacto telefónico para o número 16108 ou presencialmente numa loja NOS.

É possível contactar a NOS de diversas formas. Existem diversos contactos telefónicos de apoio especializado, que se destinam a:

Pacotes com televisão: 16990

Telemóveis: 16993

Internet Fixa: 16108

Internet Móvel: 16105

Telefones fixos: 16103

Contencioso: 800 932 900 (para ligações do estrangeiro é disponibilizado o número +351 220 736 587)

Vendas a particulares: 16995

Apoio Informático: 16991

Ativação Pacotes de Internet: 12300

Vídeochamadas\ Vídeo Intérprete: 12472

Portabilidade de Números: 1242

Reparação de Equipamentos: 800 930 801

 

Poderá também entrar em contacto com a NOS por via digital, através da Área de Cliente (disponibilizada no site e através de uma aplicação específica) e ainda de forma presencial numa das Lojas NOS em todo o país.

Os serviços de telemóvel da NOS tanto podem ser adquiridos de forma integrada em pacotes TV, NET & VOZ (poderá saber a opção mais indicada para si neste simulador) ou em separado. Para tal, a empresa disponibiliza serviços pré-pagos (através de carregamentos) e serviços pós-pagos (com mensalidade fixa).

É possível agregar um máximo de quatro telemóveis na mesma conta NOS. Quando o cliente agrega mais cartões de telemóvel ao seu pacote NOS, tem como oferta a duplicação do plafond de dados móveis.

Os cartões SIM apenas podem ser utilizados em telemóveis adquiridos através desta operadora ou que estejam desbloqueados. Através do seu site, a NOS disponibiliza também um serviço para o desbloqueio, de forma gratuita, dos telemóveis adquiridos na marca.

Atualmente todos os operadores nacionais são obrigados a fornecer aos clientes forma de desbloquear o telemóvel. Este poderá, no entanto, não ser um serviço gratuito. Caso tenha adquirido um telemóvel da NOS após o dia 15 de novembro de 2015, não existe qualquer custo associado. Se comprou o dispositivo antes dessa data, existem duas modalidades de preços para desbloquear o dispositivo, como indica a operadora no seu site.

 

  • Não tem permanência\fidelização na NOS – Esta é a opção mais cara, já que o custo do desbloqueio é obtido ao de multiplicar o PVP recomendado do telemóvel por 1,25%, subtraindo de seguida o valor efetivamente pago pelo dispositivo;

 

  • Se adquiriu o seu telemóvel antes de 15 de novembro de 2015 com permanência\fidelização na NOS, então o valor a pagar vai depender do tempo decorrido deste a compra do telemóvel:

0 a 6 meses – Se ainda está no período inicial da fidelização, então precisa de fazer a seguinte conta para saber o valor a pagar: PVP recomendado do telemóvel (quando o comprou) acrescido de 25%, e subtrair o preço efetivamente pago no momento da compra. O número obtido corresponde ao valor efetivamente pago pelo desbloqueio;

7 a 12 meses – Neste período o preço cobrado obtém-se da seguinte forma: Ver o PVP recomendado do telemóvel (no momento da compra) acrescido de 25%, e subtrair o preço efetivamente pago no momento da compra. Multiplique o valor obtido por 80%, e o resultado indica-lhe o custo do desbloqueio;

13 a 24 meses – Neste caso, o custo do desbloqueio é obtido da seguinte forma: Ver o PVP recomendado do telemóvel (no momento da compra) acrescido de 25%, e subtrair o preço efetivamente pago no momento da compra. Multiplique o valor obtido por 50%, e o resultado indica-lhe o custo do desbloqueio;

Mais de 24 Meses – Caso tenha cumprido dois anos de fidelização, poderá pedir o desbloqueio do seu telemóvel sem qualquer custo.

 

Para desbloquear o telemóvel deve obter o IMEI do dispositivo (um código de 15 dígitos), marcando no seu telemóvel *#06# e a tecla para chamar. Caso ainda tenha a fatura de compra do dispositivo, também pode obter o IMEI neste documento.

Depois deverá fornecer o IMEI à operadora e pedir o código de desbloqueio do telemóvel, que será composto por oito números. Depois basta colocar o novo cartão SIM no telemóvel e, ao ligar, inserir o código de desbloqueio e confirmar. A partir deste momento poderá usar o seu novo cartão no telemóvel desbloqueado.

Caso deseje mudar de operadora e manter o seu contacto telefónico, a NOS irá tratar de todo o processo de portabilidade do seu número. Deverá, para tal:

  • Obter o seu CVP (Código de Validação de Portabilidade, composto por 12 dígitos e fornecido pelas operadoras nas faturas mensais ou por pedido do cliente)
  • Preencher este formulário de portabilidade
  • Fornecer os seus dados pessoais (CC\BI, NIF e Comprovativo de Morada).

 

A portabilidade do número poderá ser feita por email (para o endereço manter@nos.pt), presencialmente numa das Lojas NOS, e ainda por carta para o seguinte endereço: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA.

 

Existem períodos de fidelização na NOS de 6, 12 e 24 meses, mas não é obrigatório ficar fidelizado à operadora de telecomunicações. No entanto, para usufruir de diversos descontos e condições especiais na sua mensalidade, necessita de estabelecer um período de fidelização.

Sempre que o utilizador esteja perto de esgotar os consumos de minutos de chamadas, SMS ou Dados Móveis, a NOS envia automaticamente uma mensagem de aviso. Posteriormente, se esgotar os seus plafonds, recebe novo alerta por SMS.

Caso supere os valores contratados para chamadas, SMS oub Dados Móveis, pode adquirir consumos adicionais, que serão depois debitados na sua mensalidade. Após utilizar o plafond de chamadas e SMS, será cobrado um valor de 0,15€ por cada minuto de chamada ou SMS adicional. Se ficar sem Dados Móveis, pode adquirir pacotes de 200MB por um valor de 2,99€.

É possível usar o serviço de roaming da NOS, com os custos a ficarem dependentes da zona para onde viaja. Mas, sempre que chegue ao destino, é informado por SMS pela NOS sobre os valores praticados para as comunicações móveis nesse país.

 

  • Caso se desloque dentro do Espaço Económico Europeu (União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein), poderá usar sem qualquer custo o seu plafond mensal de minutos de chamadas, SMS e Dados Móveis.

 

  • Caso viaje para fora do espaço europeu, existem custos associados à utilização do telemóvel. Os preços base são de 3,00€\Min para as chamadas e de 1€ por cada SMS enviada. Para valores mais específicos, a NOS fornece no seu site diversos exemplos dos valores praticados de Roaming em outros países.

O NOS Kids é um serviço de telemóvel vocacionado para as crianças. Ele contempla Dados Móveis, o acesso direto a vários filmes e séries e tem a garantia de navegação com segurança e controlo parental. Além disso, este serviço, que pode ser adicionado a outra conta, inclui ainda chamadas gratuitas para 10 números predefinidos. O NOS Kids tem uma mensalidade de 7,49€\mês sem fidelização.

As várias operadoras nacionais estão já a preparar a chegada das redes 5G, mais rápidas e com muitas vantagens adicionais. A NOS já fez diversos testes às capacidades do 5G, tendo demonstrado a fiabilidade desta rede. Entre as demonstrações efetuadas destacam-se a condução de automóveis de forma remota, e também na transmissão de vídeos 4K 360º de alta definição.

A Nos também já está a comercializar telemóveis preparados para utilizar as redes 5G.

O cliente pode terminar a sua relação contratual com as operadoras de telecomunicações sempre que deseje. No entanto, caso tenha contratualizado algum período de fidelização, existirão custos associados à rescisão do serviço.

A NOS conta com várias lojas espalhadas pelo território nacional. Para saber qual a loja mais próxima de si, basta efetuar uma pesquisa por localidade ou Código Postal no site da NOS.