Atualmente todos os operadores nacionais são obrigados a fornecer aos clientes forma de desbloquear o telemóvel. Este poderá, no entanto, não ser um serviço gratuito. Caso tenha adquirido um telemóvel da NOS após o dia 15 de novembro de 2015, não existe qualquer custo associado. Se comprou o dispositivo antes dessa data, existem duas modalidades de preços para desbloquear o dispositivo, como indica a operadora no seu site.
- Não tem permanência\fidelização na NOS – Esta é a opção mais cara, já que o custo do desbloqueio é obtido ao de multiplicar o PVP recomendado do telemóvel por 1,25%, subtraindo de seguida o valor efetivamente pago pelo dispositivo;
- Se adquiriu o seu telemóvel antes de 15 de novembro de 2015 com permanência\fidelização na NOS, então o valor a pagar vai depender do tempo decorrido deste a compra do telemóvel:
0 a 6 meses – Se ainda está no período inicial da fidelização, então precisa de fazer a seguinte conta para saber o valor a pagar: PVP recomendado do telemóvel (quando o comprou) acrescido de 25%, e subtrair o preço efetivamente pago no momento da compra. O número obtido corresponde ao valor efetivamente pago pelo desbloqueio;
7 a 12 meses – Neste período o preço cobrado obtém-se da seguinte forma: Ver o PVP recomendado do telemóvel (no momento da compra) acrescido de 25%, e subtrair o preço efetivamente pago no momento da compra. Multiplique o valor obtido por 80%, e o resultado indica-lhe o custo do desbloqueio;
13 a 24 meses – Neste caso, o custo do desbloqueio é obtido da seguinte forma: Ver o PVP recomendado do telemóvel (no momento da compra) acrescido de 25%, e subtrair o preço efetivamente pago no momento da compra. Multiplique o valor obtido por 50%, e o resultado indica-lhe o custo do desbloqueio;
Mais de 24 Meses – Caso tenha cumprido dois anos de fidelização, poderá pedir o desbloqueio do seu telemóvel sem qualquer custo.
Para desbloquear o telemóvel deve obter o IMEI do dispositivo (um código de 15 dígitos), marcando no seu telemóvel *#06# e a tecla para chamar. Caso ainda tenha a fatura de compra do dispositivo, também pode obter o IMEI neste documento.
Depois deverá fornecer o IMEI à operadora e pedir o código de desbloqueio do telemóvel, que será composto por oito números. Depois basta colocar o novo cartão SIM no telemóvel e, ao ligar, inserir o código de desbloqueio e confirmar. A partir deste momento poderá usar o seu novo cartão no telemóvel desbloqueado.