Compare pacotes de Telemóvel e descubra o melhor!

Com dúvidas?

Nós damos uma mãozinha a encontrar a melhor oferta

A MEO é a operadora de telemóvel líder no território nacional. Para essa posição cimeira muito contribui o facto de ser pioneira na introdução destes serviços em Portugal, ainda sob a designação original TMN. A MEO surgiu em 2007, quando a Portugal Telecom decidiu lançar os seus serviços de TV NET VOZ, tendo posteriormente agregado também, a partir de 2014, os tarifários de telemóvel MEO. Depois da compra da PT pelo Grupo Altice, em 2015, a MEO foi integrada na multinacional francesa.

Atualmente a MEO é a operadora com mais clientes de serviços móveis em Portugal, detendo uma quota de 41,9% dos acessos móveis ativos com utilização efetiva, contra os 30,2% da Vodafone e os 25,4% da NOS (dados ANACOM em 05.03.2020). De momento existem tarifários de telemóvel MEO pré-pagos, com carregamentos, e pós-pagos de mensalidades fixas. A MEO conta ainda com uma rede específica para os clientes mais jovens, a WTF.

 

Marcos históricos

Ao longo da sua história, a MEO (e a TMN) tem sido pioneira na introdução de diversos serviços em território nacional. Alguns desses momentos marcantes são:

  • Criação do primeiro tarifário de telemóvel pré-pago em todo o mundo, o MIMO
  • Em 2003 é introduzida a tecnologia 3G. Graças às capacidades desta nova rede, a TMN torna-se no terceiro operador europeu a permitir a realização de vídeochamadas
  • Em 2009 a TMN é a primeira operadora nacional a comercializar smartphones com tecnologia Android
  • A TMN estreia, em Portugal, a cobertura 4G em ambiente urbano real
  • Quando foi feita a primeira edição da WebSummit em Portugal, no ano de 2016, a PT e a Huaweii fazem uma das primeiras demonstrações reais, a nível mundial, de redes móveis com tecnologia 4,5G
  • Durante o ano de 2019, e preparando já a chegada das redes 5G, a MEO faz exibições das capacidades desta tecnologia através de transmissões de TV em direto e Vídeochamadas

 

As operadoras de telecomunicações nacionais estão obrigadas por lei a fornecer formas dos clientes desbloquearem os seus telemóveis. Para o fazer na MEO deverá começar por criar um ID na área pessoal MyMEO.

Posteriormente deverá obter o IMEI do dispositivo, marcando *#06# no seu telemóvel. De seguida bastará inserir este código na zona específica para o efeito em MyMEO para receber no seu email o código de desbloqueio.

A MEO informa no seu site que esta é uma operação sem custos para os dispositivos da operadora que tenham sido adquiridos após 16.06.2016.

 

Após ter este código de desbloqueio basta desligar o telemóvel, inserir o novo cartão SIM e, ao ligar novamente o dispositivo, inserir este código.

A MEO surgiu inicialmente como TMN, em 1991, e é a operadora de telecomunicações com maior número de clientes em território nacional. Pertencente ao Grupo Altice, a MEO disponibiliza serviços de TV, NET e VOZ (telefones fixos e telemóveis).

Existem diversas opções para contactar a MEO, que conta com endereços telefónicos específicos para diversas questões:

Apoio ao Cliente e Faturação – 16200

Apoio Técnico – 16209

Apoio Tecnológico – 16202

Ativação de serviços de internet móvel – 12300

Ativação de serviços para telemóvel – 12045

Programa MEOS – 12096

Serviço de Informações Personalizado – 1820

Linha Fundação Altice de apoio ao programa Inclui – 800 206 206

Atendimento em Lingua Gestual Portuguesa – 12472

 

Informação detalhada para apoio nos diversos serviços pode também ser obtida no site oficial da MEO

Também na morada digital da operadora pode ficar a saber a localização das lojas MEO mais próximas do seu domicílio, sendo possível agendar uma hora de atendimento nestes espaços.

A MEO tem disponíveis serviços de TV, Internet e Voz (telefones fixos e telemóveis). Estes produtos podem ser adquiridos em separado ou, por um preço mais competitivo, agregados em pacotes. Pode saber qual o serviço mais indicado para si neste simulador de preços para pacotes TV Net & Voz.

A MEO permite a aquisição em separado dos seus serviços, o que significa que a aquisição apenas de serviços de telemóvel é permitida. A MEO tem disponíveis os serviços pós-pago com mensalidade fixa M Móvel (com limites definidos para chamadas, SMS e dados móveis) e M Móvel Ilimitado (chamadas, SMS e Dados Móveis sem plafond máximo de utilização). Pode consultar os vários serviços da MEO neste simulador

Os clientes do serviço pós-pago que decidam aderir ao débito direto usufruem de um desconto de 5€ na primeira mensalidade.

Como acontece com todas as operadoras, os cartões SIM apenas podem ser utilizados nos telemóveis que sejam comercializados pela própria empresa e nos telemóveis que sejam adquiridos já desbloqueados.

Para saber onde estão situadas as lojas da MEO basta indicar aqui o nome da localidade (ou código postal) da sua área, que são-lhe apresentadas as lojas mais próximas de si,

 

De momento as operadoras estão a preparar uma das maiores revoluções de sempre no campo das telecomunicações – a chegada do 5G – e a MEO não é excepção. Já em fases de testes, a MEO e a RTP fizeram em julho de 2019 a primeira transmissão televisiva em direto via 5G (Moche XL eSports). Também em 2019, na WebSummit, a MEO fez a primeira videochamada 5G entre a sua sede, nas Picoas, e o Parque das Nações, que acolheu o evento.

Contando com uma ampla cobertura do território nacional, os serviços da MEO têm sido reconhecidos através de diversos prémios. Entre os mais recentes estão os prémios “5 Estrelas 2020” obtido pelo 3º ano consecutivo, “Escolha do Consumidor 2020” pela quarta vez consecutiva,  Superbrands 2019 na escolha dos consumidores, e ainda a distinção da revista PC Guia como Melhor Operador de Telecomunicações em 2019.

A oferta de serviços pós-pagos da MEO, disponibilizada pelos serviços M Móvel e M Móvel Ilimitado, é extremamente versátil. Os preços começam nos 13,99€\mês. A MEO permite uma escolha personalizado para combinar diferentes plafonds de minutos e SMS com diferentes pacotes de dados móveis.

Para saber qual a oferta mais adequada às suas necessidades, basta consultar este simulador de preços.

A MEO permite adicionar um máximo de três cartões adicionais a cada conta, com um custo unitário de 13,99€. Estes cartões vão usufruir das mesmas condições (minutos, SMS e Dados Móveis) que contratualizou no seu pacote MEO para o primeiro número.

Para consultar o saldo de um telemóvel MEO basta marcar *#123# e o botão de chamada no seu telemóvel. As informações pretendidas serão apresentadas no ecrã. Em alternativa, pode saber os seus consumos através da área pessoal myMEO.

Sempre que atinja 80% do seu plafond de chamadas, SMS ou dados móveis, a MEO envia-lhe uma mensagem com essa informação. O cliente é novamente informado quando atingir 100% dos consumos.

É possível adquirir um dos pactos M Móvel e M Movel Ilimitado sem qualquer período de fidelização. No entanto, esta opção acarreta custos mais elevados, já que existem diversos descontos e condições promocionais para a fidelização dos serviços.

Existem diversas formas de efetuar o pedido de portabilidade do seu número para a MEO. Inicialmente deve obter o seu CVP (Código de Validação da Portabilidade, um código com 12 números que é disponibilizado pelas operadoras na fatura mensal), para fornecer à MEO. Depois deve preencher o pedido de portabilidade e fornecê-lo à MEO juntamente com cópia dos seus documentos pessoais (BI\CC e NIF). Depois pode pedir a portabilidade:

  • Online: Enviando um email com as informações e documentos referidos para este endereço
  • Por telefone: Ligando para o número 16200 ou pedindo, no site da MEO, para ser contactado pela operadora
  • Presencialmente: Numa das lojas Vodafone, estando na posse de todas as informações e documentos acima indicados
  • Por correio: Enviando uma carta registada com aviso de recepção, juntando os documentos acima referidos, para a morada seguinte: MEO – Apartado 1108 – EC Pedro Hispano 4100-998

 

 

Caso viaje para um destino dentro do Espaço Económico Europeu ou o Reino Unido, não existe qualquer custo. Ou seja, pode usar os plafonds de chamadas, SMS e Dados Móveis do seu telemóvel.

Pode ainda optar por pacotes específicos de Roaming, que estão definidos para diversas áreas do globo. Estes pacotes são:

EuropaAmerica Light (União Europeia, Estados Unidos da América, Noruega, Liechtenstein e Islândia) – 0,99€\Dia, com 25Min\SMS e 50MB de Internet Móvel

EuropaAmerica (União Europeia, Estados Unidos da América, Noruega, Liechtenstein e Islândia) – 2,99€\Dia, com 100 Min\SMS e 200MB de Internet Móvel

Tarifa Diária Mundo – 6,99€\Dia, com 2o Min\SMS e 100MB de Internet Móvel

 

É possível juntar os gastos com várias compras digitais nas aplicações à sua fatura MEO. Esta funcionalidade, evitando que tenha de fornecer dados sensíveis como os do cartão de crédito, está disponível tanto no Google Play como em vários serviços Apple.

O MyMEO é uma área de cliente que permite saber várias informações e fazer configurações do seu serviço. Servindo também como uma área de apoio ao cliente, pode-se aceder a este serviço através do site da MEO ou instalando a aplicação específica para Android e iOS.

Outra vantagem do MyMEO são os passatempos exclusivos para estes clientes, bem como várias promoções disponibilizadas com preços mais atrativos.

O cliente pode rescindir o seu contrato com a MEO sempre que deseje. No entanto, se estiver ativo algum período de fidelização, o cancelamento do serviço terá custos adicionais.

Existem diversas modalidades para informar a MEO da sua intenção de cancelar o contrato. Além disso, precisa de preencher o formulário disponibilizado para o efeito. Este cancelamento poderá ser feito:

  • Por contacto telefónico, através do número 16200
  • Pela internet, através da área pessoal de cliente MEO
  • Presencialmente, numa das lojas MEO
  • Por carta registada com aviso de recepção para o endereço seguinte

MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A.

Apartado 1423

EC Pedro Hispano

4106-005 Porto