Portugueses aceleram nos consumos de internet

As estatísticas das telecomunicações em 2019 mostram que os portugueses cada vez mais aderem aos pacotes de internet de alta velocidade, e que a navegação na net pelo telemóvel também está a crescer. Veja quais as tendências de mercado que os números da ANACOM mostram…

A ANACOM, entidade que gere o mercado de telecomunicações em Portugal, revelou recentemente as estatísticas do sector durante o último ano, num conjunto de informações que mostram as preferências dos portugueses nesta área e também as tendências do mercado.

Entre os dados divulgados destacam-se principalmente as alterações relativas ao acesso à internet, com a banda larga a chegar agora a mais de 80% das casas e os portugueses a optarem cada vez mais as ligações de alta velocidade. 

Veja também: Precisa ligar do estrangeiro? Conheça as regras para o roaming na Europa

Verifica-se, igualmente, um grande aumento do consumo de internet através dos telemóveis, enquanto nas chamadas de voz os valores estão praticamente inalterados. No entanto, até pela quantidade de opções para comunicar através da internet, como o WhatsApp e o Messenger (e agora com o Covid-19 também nas aplicações de videochamadas) os SMS estão a perder relevância.

Por isso mesmo o número de mensagens escritas enviadas já caiu 31% desde 2015. Veja agora quais as informações mais importantes das estatísticas das telecomunicações em 2019 que a ANACOM revelou.

Estatísticas das telecomunicações em 2019 – Pacotes de Telecomunicações

A principal informação é que já existem 2,8 milhões de lares portugueses com serviços de internet de alta velocidade (acima de 30 mbps), em virtude do aumento de 10,4% nos números. 67,3% das famílias já escolhe esta opção para navegar mais rapidamente pela net.

Veja aqui: Como medir a velocidade da internet

Para isso também contribui o aumento de instalações de fibra ótica, que chegam a 84,3% dos lares, cerca de 5,3 milhões de casas. Também devido a este aumento nas regiões do país com menor cobertura, verifica-se que as zonas onde mais cresceu a instalação de serviços de alta velocidade são o Alentejo, Algarve e Centro, onde é cada vez mais fácil encontrar estas ligações.

Portugueses optam pelos pacotes 4P e 5P - Estatísticas das telecomunicações em 2019
Os pacotes de telecomunicações com 4 ou 5 produtos agregados são escolha em 4,1 milhões de lares e são responsáveis por 63% das receitas das operadoras.

Relativamente ao serviço que os portugueses optam, verifica-se que 4,1 milhões de casas (+4,8%) decidiram pelos pacotes TV NET VOZ. E metade das famílias escolhe ter os serviços fixos e móveis agregados. E por isso, dos 1660 milhões de euros de receitas que os operadores receberam, 63% são obtidas através dos pacotes 4P e 5P, em que a fatura do telemóvel está integrada com o pagamento da TV, internet e telefone fixo. 

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São cada vez mais raros os clientes que escolhem apenas ter dois produtos, como por exemplo TV e internet. Para isso também contribui o facto dos pacotes de telecomunicações já estarem disponíveis para 98,7% das casas portuguesas, permitindo a quase toda a população contratar serviços de telecomunicações mais completos. 

Famílias pagam, em média, 42€ por mês

Quanto aos fornecedores dos serviços, é a MEO que lidera, embora a sua quota de mercado tenha registado uma pequena descida. Também a NOWO e a NOS seguiram a mesma tendência, o que significa que a única empresa do sector a crescer em 2019 foi a Vodafone. No entanto, para as ofertas de produtos 4P e 5P é a NOS que tem mais clientes.

MEONOSVodafoneNOWO
Quota de
Mercado
40,4%37,1%18,6%3,8%

O valor médio que cada família pagou pelos seus serviços, segundo indicam as estatísticas das telecomunicações em 2019, foi de 42€ (com IVA), valor que sobre os 56€ nos clientes 4P e 5P. Mas, como pode ver no site da Comparamais, há opções mais baratas para contratar estes serviços essenciais.

Estatísticas do serviço TV em 2019

Ao analisar os dados relativos à TV que foram revelados pela ANACOM, comprova-se facilmente que a TDT não convence os portugueses. Afinal, 88% dos clientes opta por subscrever este serviço junto de uma operadora. Com um total de 147000 novos clientes, foi superado o total de 4 milhões de casa com TV por subscrição. Ao todo são 4,1 milhões de casa onde estes serviços são garantidos pela NOWO, MEO, NOS ou Vodafone. 

Nos serviços de TV é a NOS que lidera o mercado. Em segundo lugar vem a MEO, seguida da Vodafone e NOWO. Um dado relacionado com as referidas estatísticas dos pacotes 3P, 4P e 5P, é que também nos serviços de TV a Vodafone regista o maior aumento de clientes. Mas também a MEO também conseguiu aumentar a sua base de assinantes.

MEONOSVodafoneNOWO
Quota de
Mercado
39,6%40,1%16,3%3,9%

[Guia] HBO: Saiba quais os melhores filmes e séries e o que fazer para aderir

Estatísticas das telecomunicações em 2019 – Uso da Internet

Portugal passou, em 2019, a ter mais de metade das casas servidas por serviços de internet de fibra ótica, com a MEO a ter o maior número de clientes. Segue-se depois em segundo lugar a NOS e em terceiro lugar a Vodafone. Por fim, surge a NOWO, embora tenha produtos mais baratos que os seus rivais. E estes quatro operadores conseguiram chegar a 80,6% das casas com os seus serviços de internet. Ou seja, quatro em cada cinco portugueses consegue navegar na net através de uma rede fixa em casa. 

Uso da internet aumenta em Portugal - Estatísticas das telecomunicações em 2019
Portugueses usam 131GB de Internet por mês nas redes fixas

Verdadeiramente impressionantes são os dados relativos ao tráfego de internet que os portugueses fizeram. Com o aumento de utilização das redes sociais, e principalmente do streaming de vídeos (seja pelo Youtube ou também por serviços como a Netflix e HBO), cada casa consumiu, em média, 131GB de dados. Um valor impressionante, e que representa um crescimento de 22,5% em comparação ao ano anterior. 

Veja também: 6 dicas para dizer adeus à internet lenta

Plataformas de streaming influenciaram o consumo de dados

A comprovar a ligação entre o lançamento das plataformas de streaming e o maior consumo de dados, a ANACOM recorda nos seus gráficos que foi a partir de 2016, quando chegam em força a Netflix, HBO e demais alternativas, que os consumos começaram a subir exponencialmente. E desde esse ano mais que duplicou o consumo de dados. De cerca de 60GB mensais passou-se para mais de 130GB utilizados por mês.

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Uso da internet nos Telemóveis com forte aumento em 2019

Em média, existem 1,2 telemóveis ativos por cada português. Ou seja, mais de 12 milhões de telemóveis ativados. E é neste sector que estão alguns dos valores mais impressionantes das estatísticas das telecomunicações em 2019. Principalmente na utilização da intenet nestes dispositivos móveis. Ela aumentou 36,8% durante o último ano, o que significa que cada português usou cerca de 3,8GB de internet móvel no seu telemóvel. No entanto, a ANACOM não especifica quais são os valores relativos ao uso de dados móveis e ao recurso a redes fixas.

Estatísticas das telecomunicações em 2019 - Consumo de dados no telemóvel chega aos 3,8GB
Cada português utiliza, em média, 3,8GB de internet no seu telemóvel durante o mês

De referir ainda que quase todos os portugueses já utilizam a internet móvel. Em 2019 cresceu 5,1% o número de portugueses que usam os seus dados móveis. E são já 78,8 em cada 100 portugueses que faz uso dos seus dispositivos móveis para navegar pela internet.

Cada pessoa fala 204 minutos no telemóvel por mês

Em virtude dos serviços pós-pagos, com plafonds de minutos, também se verifica um aumento no total de minutos de chamadas efetuadas. Cada português esteve a falar ao telemóvel 204 minutos em cada mês. Ao longo de todo o ano, registaram-se perto de 8000 milhões de minutos em chamadas. E, com chamadas grátis para todas as redes, os portugueses ligam com a mesma frequência para os números do mesmo operador e para as redes fixas ou telemóveis de outras redes.

Veja também: U.E tornou as chamadas entre países europeus mais baratas em 2019

Mas, com o crescimento das redes sociais e plataformas de comunicação pela internet, a quantidade de SMS continua a descer. Desde 2015 caíram 31%, e em 2019 cada português enviou menos de 15 mensagens escritas. 

Uma última referência para os valores do roaming, já que 95% das chamadas efetuadas no estrangeiro estão cobertas pelos serviços. Também no estrangeiro os portugueses aumentaram o recurso à internet móvel. Segundo a ANACOM, o aumento foi de 58,5%, com um total anual de 8650 TB. Ainda mais impressionante é a quantidade de internet que os estrangeiros usaram em Portugal, que totalizou os 32.000 Terabytes, mais 12000 TB que no ano anterior.

Sabia que a ANACOM fez recentemente algumas alterações às regras do mercado de telecomunicações? Veja aqui o que mudou…
Serviços concentrados aumentam

Quase metade dos portugueses (44,6%) já prefere ter o telemóvel integrado no serviço de telecomunicações. Além disso, os serviços por subscrição pós-paga, com mensalidade, estão cada vez mais a ganhar terreno aos cartões por carregamento. Enquanto os primeiros crescem 5,3%, os segundos caíram 5,8% nas preferências dos portugueses em comparação ao ano anterior. Ao todo existem 7,3 milhões de serviços pós-pagos em Portugal, contra apenas 5,1 milhões por carregamento.

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Quanto às empresas, é novamente a MEO que surge em primeiro lugar na tabela. Este operador tem quase metade dos clientes, com uma quota de 41,9% do mercado. Em segundo lugar está a Vodafone, superando a NOS neste sector. Por fim surge a NOWO, com uma expressão superior à da Lycamobile nos serviços de telemóveis. Mas, enquanto os dois líderes de mercado cairam nesta área das Estatísticas dos serviços de telecomunicações em 2019, os restantes operadores aumentaram a sua base de clientes.

MEONOSVodafoneNOWO
Quota de
Mercado
41,9%25,4%30,2%1,5%

Menos reclamações em 2019

Em 2019 foram feitas 71.800 reclamações à ANACOM relativamente aos serviços de telecomunicações. Isto significa uma descida de 1% nas reclamações. Por outro lado, as reclamações relativas aos Serviços Postais aumentaram 18%. A maioria dos clientes já não opta por utilizar o Livro de Reclamações para o efeito. Enquanto apenas 46% foi feita por esta via, a quantidade de reclamações eletrónicas ascende a 48% do total.

A MEO, até pela liderança que tem no mercado, foi a empresa que sofreu mais reclamações. No entanto, foi a única que desceu a percentagem de reclamações, o que significa que a insatisfação dos clientes das outras operadoras está a crescer. A Vodafone destaca-se pela negativa neste ranking, já que o número de reclamações aumentou 7,7%. 

Faturação lidera nas reclamações

As faturas são a área que mais tem indignado os portugueses. Segundo as estatísticas dos serviços de telecomunicações em 2019, 29% das reclamações estão relacionadas com os pagamentos. A contratação dos serviços surge em segundo lugar, com mais 25% de reclamações. Depois surgem as comunicações para a ANACOM relativas a Assistência Técnica, Falhas nos Serviços, Tratamento das Reclamações, Cancelamento de Serviços, Atendimento ao Cliente e Avarias nos Equipamentos. 

Caso esteja também insatisfeito com o seu operador atual, pode comparar aqui os preços dos serviços de telecomunicações para encontrar um serviço melhor com um preço mais baixo.

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