Crédito Habitação em 5 Passos: Conheça todos os passos

Válter Correia

Conseguir um empréstimo e comprar casa é um processo algo moroso, e que exige passar por diversas etapas. Saiba os cinco passos essenciais para pedir crédito habitação e tudo o que precisa fazer nas fases de análise dos valores, pedido de crédito, simulação do crédito habitação, envio da documentação e aprovação do crédito habitação.

Quais são os cinco passos do pedido de crédito habitação?

Os cinco passos do crédito habitação do pedido de crédito habitação são os seguintes:

  1. Conhecer todos os valores que precisa
  2. Saber as condições para pedir o empréstimo para comprar casa
  3. Fazer a simulação e comparar os créditos habitação de todos os bancos
  4. Juntar todos os documentos para o empréstimo da casa e fazer a avaliação
  5. Ter aprovação do crédito habitação e marcar a escritura

Em cada uma das cinco etapas do crédito habitação há vários requisitos e factores que tem de considerar. Passos para fazer crédito habitação (Simular, Comparar, Escolher, Juntar Documentos, Avaliação, Análise, Aprovação, Registo Hipoteca, Contrato

Passo 1. Saber os valores

A primeira coisa no crédito habitação é saber quanto vale a casa. O que pode implicar ter a avaliação do imóvel, já que o o empréstimo só pode ir até 90% desse valor. Tenha também atenção ao valor de compra do imóvel, porque se for inferior à avaliação, então o máximo do empréstimo será 90% do custo de aquisição da habitação.

Em segundo lugar, calcule quanto pode dar de entrada da casa. Uma vez que o financiamento só pode chegar a 90% do imóvel, garanta que tem disponível o restante dinheiro. Ou seja, se quer comprar uma casa de 150.000€ de avaliação, terá de ter disponíveis 15.000€ para os 10% do valor de entrada do crédito habitação.

Com estes dados, já vai saber quanto dinheiro pode pedir para comprar casa. Depois só tem de encontrar uma casa dentro dos valores que tem disponíveis e dar início ao processo de concessão do crédito habitação. Caso esteja plenamente confiante de que o crédito será aprovado, pode desde logo fazer o Contrato Promessa de Compra e Venda para reservar o imóvel.

Passo 2. Verificar condições de acesso

Verificar as condições de acesso ao crédito habitação inclui analisar vários fatores. Quatro requisitos-chave para o seu pedido são:

  • Ter nacionalidade e residência em Portugal ou, se for um cidadão estrangeiro, ter a autorização de residência permanente
  • Ter contrato de trabalho sem termo (contrato de efetivo)
  • Ter um rendimento estável e suficiente elevado para conseguir pagar a mensalidade
  • Não ter um histórico negativo no banco nem estar na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal

Se já escolheu a casa e falou com o vendedor, e tem a certeza de que cumpre os requisitos acima exigidos, pode avançar para o seu pedido de crédito habitação.

Passo 3. Simular e comparar crédito habitação em todos os bancos

Quando sabe os valores que quer pedir e que é elegível para o empréstimo habitação tem de descobrir o melhor financiamento. A solução ideal para isso é o simulador de crédito habitação, onde compara todos os bancos sem qualquer compromisso e descobre o crédito habitação mais barato. Antes de escolher o seu parceiro para crédito habitação consulte também a lista dos bancos com melhor classificação do crédito habitação.

Para comparar crédito tenha atenção a várias variáveis, como :

  • Taxas de Juro - Analise, principalmente, a TAEG, já que será ela a indicar os juros totais do crédito habitação, que lhe permitem calcular a mensalidade. Além disso, não deixe de analisar a TAN (os juros do dinheiro que pediu emprestado) e o Spread (a margem de lucro do banco);
  • Comissões - Verifique as comissões que cada banco cobra. Além das comissões mensais do crédito habitação e das comissões do crédito habitação iniciais (estudo, dossier, avaliação), saiba o custo de produtos associados que escolhe para baixar o spread, com anuidades de conta, cartões de crédito e outros despesas;
  • Seguros - Veja quanto custam os seguros do crédito habitação indicados pelo Banco. Existe a possibilidade de encontrar seguros Vida e Multirriscos mais baratos, mas recorde-se que nesse caso pode ficar sem acesso à bonificação do spread do crédito habitação.

Passo 4. Preparar os documentos para pedir crédito habitação

Depois de obter a simulação do banco, para obter a pré-aprovação do empréstimo da casa tem de enviar todos os documentos para crédito habitação necessários. Da lista fazem parte documentos de identificação de dados pessoais e bancários, como o Cartão de Cidadão, comprovativos de rendimentos, as plantas de localização do imóvel, o Contrato Promessa de Compra e Venda e a Certidão Permanente (de registo Predial).

Neste momento o banco agenda também a visita para avaliação do imóvel. É com base no relatório do Perito Avaliador de Imóveis, de que constam localização, estado de conservação, tipo de construção e utilização, bem como outros dados, que o banco confirma a avaliação da casa, essencial para definir o financiamento máximo do crédito hipotecário.

Após analisar todas estas informações, o banco decide se aprova o seu pedido de crédito habitação, e você chega ao último passo para ter o empréstimo para comprar casa.

Passo 5. Aprovação e escritura da compra da casa e do crédito habitação

O banco informa-o que tem aprovação do crédito habitação e pode marcar a escritura de compra e venda de imóveis. No dia indicado comparecem no Notário o vendedor e o comprador do imóvel, bem como o representante do banco e o fiador de crédito habitação.

Para a escritura de compra é preciso apresentar alguns documentos: a Certidão de Teor; Registo da hipoteca do crédito habitação (obtida na Conservatória); Caderneta Predial Atualizada (disponibilizada pela AT ao vendedor); declaração de liquidação do IMT (a pagar nas 24h anteriores pelo comprador); e a Ficha Técnica da Habitação.

Na assinatura do contrato de compra da casa o banco faz também o registo da hipoteca e a transferência do valor do crédito habitação para o vendedor do imóvel. Depois apenas precisa pedir ao vendedor as chaves e preparar a mudança para a sua casa nova!