Crédito Habitação para Construção - Veja como ter crédito para construir a casa

Válter Correia

Se quer fazer a casa dos seus sonhos a melhor forma de financiamento é o crédito para construir casa. Esta é uma finalidade específica do crédito habitação em que o pagamento é feito por tranches e a avaliação do imóvel para o empréstimo é feita com uma previsão do valor diferente, existindo também regras diferentes para os prazos, valores e nos documentos que tem de fornecer ao banco.

Para fazer um crédito para construção pode escolher entre taxas fixas, mistas ou variáveis, e continua a ter bonificação dos juros com a contratação de produtos bancários. Veja agora todas as regras para pedir a aprovar um crédito para construir casa.

O que é um crédito para construção de casa?

Um crédito para construção de casa é um empréstimo que serve para construir uma nova casa ou para reconstrução de propriedades. Este crédito para construção de casa pode incluir a compra de uma habitação em ruínas ou ser apenas para o pagamento das obras de edificação do imóvel num terreno que já possui.

Posso ter um crédito para todas as obras de construir casa?

Não pode ter um crédito para todas as obras de construir casa, porque precisa sempre da percentagem para a entrada do crédito, que é de 10% ou 20% consoante a finalidade da habitação. Além disso, o valor do empréstimo está também condicionado pela previsão do valor da casa depois da construção estar finalizada.

O pagamento do crédito para construção é igual ao dos outros créditos habitação?

Não, o pagamento do crédito para construção não é igual ao dos outros créditos habitação. Como o empréstimo é feito para um conjunto de obras distintas, que incluem a preparação do terreno, as fundações, construção das paredes e telhado, canalizações, eletricidade, pinturas e outras tarefas, o pagamento é disponibilizado em tranches à medida que as obras vão evoluíndo.

As regras no crédito habitação para construção são diferentes?

Sim, as regras no crédito habitação para construção são diferentes porque ele tem por base um projeto de arquitetura para as obras e uma previsão do valor da casa após estar edificada. Isto tem impacto na forma como o pagamento é feito, por fases, e nos documentos que tem de entregar, com obrigação de fornecer os orçamentos das obras. Além disso, é preciso ter antecipadamente uma licença de construção e outras licenças camarárias para o banco aprovar o empréstimo.

Qual o valor máximo do crédito para construir casa?

O valor máximo do crédito para construir casa é de 90% do terreno e da previsão de avaliação do imóvel depois de finalizadas as obras. Este limite de 90% aplica-se a crédito habitação para obras em habitação própria permanente, e se a casa for para outros fins o limite máximo de financiamento desce para 80%.

Quanto tenho de dar de entrada no crédito para construção?

Tem de dar de entrada no crédito para construção entre 10% e 20% do valor do imóvel. Se for para uma habitação própria permanente tem de disponibilizar 10% do valor, enquanto a entrada do crédito habitação para segunda casa e casas de férias é de 20%. Além disso, no caso do crédito habitação para terrenos pode ser obrigado a financiar até 50% da compra da propriedade.

Qual o prazo máximo do crédito para construir casa?

O prazo máximo do crédito para construir casa é de 40 anos para quem tem menos de 30 anos, de 37 anos para clientes entre 30 e 35 anos e o prazo máximo é de 30 anos para quem tem mais de 35 anos.

Existem mais duas regras nos prazos do crédito para construção, que são a obrigação das obras ficarem finalizadas num prazo máximo de 24 meses e a possibilidade de ter período de carência do empréstimo até que a construção da casa estar finalizada.

Qual a idade máxima do crédito para construção?

A idade máxima do crédito para construção é de 75 anos no final do prazo de pagamento do crédito.

Que taxas de juro posso ter no crédito para construção e reconstrução de casas?

No crédito para construção e reconstrução de casas pode ter taxas fixas, mistas ou variáveis de crédito habitação. Com taxas fixas os juros são idênticos durante todo o prazo e nas taxas mistas e variáveis os juros e a prestação mudam de acordo com as variações da Euribor.

Posso ter redução no spread do crédito habitação para construção e reconstrução de casas?

Sim, pode ter redução no spread do crédito habitação para construção e reconstrução de casas se contratar os seguros recomendados pelo banco (seguro vida e seguro multirriscos) e também se escolher outros packs e produtos bancários recomendados pelo banco.

O crédito para construção tem bonificação para pessoas com deficiência?

Sim, o crédito para construção tem bonificação para pessoas com deficiência quando serve para fazer uma habitação própria permanente. Se for para outras finalidades, como segundas casas ou casas de férias, não existe bonificação para pessoas com deficiência

O crédito para construção tem mais impostos?

Não, o crédito para construção não tem mais impostos porque são aplicadas as mesmas taxas no Imposto de Selo e no IMT que se aplicam a outros financiamentos para habitação própria permanente ou para segunda habitação. O crédito para construção tem mais custos relacionados com licenças e autorizações municipais para poder realizar as obras.

São precisos documentos diferentes no crédito habitação para construção?

Sim, são precisos documentos diferentes no crédito habitação para construção. Para aprovar este crédito para construir casa tem de fornecer na lista de documentos para crédito habitação as licenças camarárias para a construção e também os orçamentos com o custo das obras para edificar o imóvel.

Como pedir um crédito para construir casa?

Para pedir um crédito para construir casa tem de começar por obter os orçamentos para todas as obras, já que isso vai influenciar o montante do crédito habitação e também o valor da entrada. Depois é preciso usar o simulador de crédito habitação para comparar os bancos e saber o melhor empréstimo imobiliário.

Depois de saber o melhor banco para crédito habitação faça o pedido para começar o pedido, onde vai ser feita uma análise de todos os documentos, uma avaliação da taxa de esforço e do seu perfil bancário e também uma previsão do valor do imóvel depois da construção. Se cumprir todos os critérios é feita a aprovação do crédito habitação para construção e começa a ser feito o pagamento do empréstimo, que é dividido por várias tranches à medida que as obras vão sendo efetuadas.

Poupe agora no crédito habitação

Simular