Crédito Habitação para Arrendamento - Saiba as regras para comprar casas para arrendar

Válter Correia

O crédito habitação para arrendamento é uma finalidade do crédito habitação que permite ter dinheiro para comprar casas que depois arrenda. Este empréstimo tem várias vantagens, já que consegue cumprir as prestações do empréstimo com as rendas pagas mensalmente e permite ter financiamento para obras na casa antes de a colocar no mercado. As regras do crédito para comprar casas para arrendar são diferentes, já que tem prazos de pagamento menores e é obrigado a dar um valor mais alto para a entrada.

Para fazer o crédito habitação para arrendar casas continua a ter de fornecer os mesmos documentos ao banco, e pode escolher entre taxas de juro fixas, mistas ou variáveis sempre com bonificação e redução do spread com a contratação de seguros e outros produtos bancários. Descubra agora como pedir e conseguir o melhor crédito habitação para arrendamento.

O que é um crédito habitação para arrendamento?

Um crédito habitação para arrendamento é um empréstimo feito para a compra de casas destinadas ao arrendamento. Esta é uma solução de investimento atrativa porque permite ir liquidando as prestações do empréstimo com o valor que recebe da renda da casa. Este crédito permite ter, além do financiamento para a compra da casa, também o valor necessário para realizar obras antes de colocar a casa para arrendamento.

Posso ter um crédito para comprar e arrendar uma casa?

Sim, pode ter um crédito para comprar e arrendar uma casa. Este crédito habitação para arrendamento segue regras específicas relativamente ao valor de financiamento e ao prazo e tem critérios de análise e de aprovação mais rigorosos por parte dos bancos.

As regras no crédito habitação para arrendamento são diferentes?

Sim, as regras no crédito habitação para arrendamento são diferentes porque tem prazos mais curtos, precisa de mais dinheiro disponível para a entrada do crédito habitação e o banco faz uma análise mais apertada de critérios como a taxa de esforço para aprovar o crédito habitação para arrendamento.

Qual o valor máximo do crédito habitação de casas para arrendar?

O valor máximo do crédito habitação de casas para arrendar é de 80% da avaliação ou custo do imóvel (será sempre o mais baixo destes dois). Como uma casa para arrendar não é uma habitação própria permanente os valores máximos do empréstimo são sempre mais baixos.

Quanto tenho de dar de entrada no crédito habitação para arrendamento?

Tem de dar de entrada 20% do valor de compra da casa no crédito habitação para arrendamento. Se vai comprar uma casa para arrendar por 280.000€, precisa de ter disponíveis 56.000€ para a entrada do crédito habitação.

Posso pedir financiamento adicional para obras no crédito habitação para arrendamento?

Sim, pode pedir financiamento adicional para obras no crédito habitação para arrendamento desde que o valor total do empréstimo não ultrapasse os 80% do valor de compra ou de avaliação do imóvel.

Qual o prazo máximo do crédito habitação para arrendamento?

O prazo máximo do crédito habitação para arrendamento é sempre de 30 anos porque não se trata de um empréstimo para habitação própria permanente.

Qual a idade máxima do crédito habitação para arrendamento?

A idade máxima do crédito habitação para arrendamento é de 75 anos quando termina de pagar o empréstimo.

Que taxas de juro posso ter no crédito para compra e arrendamento de casas?

Pode ter taxas de juro fixas, variáveis e mistas no crédito para compra e arrendamento de casas. Com taxas fixas o empréstimo tem sempre juros e prestações constantes, enquanto com taxas mistas e variáveis os juros e a prestação vão ser afetadas pela Euribor.

Posso ter redução do spread no crédito habitação para arrendamento?

Sim, pode ter redução do spread no crédito habitação para arrendamento se cumprir as regras definidas pelo banco para ter juros mais baixos. Para baixar o spread deve subscrever os seguros vida e multiriscos aconselhados pelo banco e outros produtos bancários indicados.

O crédito habitação para arrendamento tem bonificação para pessoas com deficiência?

Não o crédito habitação para arrendamento nunca tem bonificação para pessoas com deficiência porque não se trata de um empréstimo destinado a uma habitação própria permanente.

O crédito habitação para arrendamento tem mais impostos?

Sim, o crédito habitação para arrendamento tem mais impostos porque se trata de um segundo imóvel, onde a compra da casa tem uma taxa de IMT mais elevada e não pode pedir isenção do IMI. Além disso, os rendimentos obtidos com as rendas vão ser sujeitos a tributação na sua declaração de IRS.

Como pedir um crédito habitação para arrendamento?

Para pedir um crédito habitação para arrendamento use o simulador de crédito habitação, indicando o prazo pretendido e também um máximo de 80% de financiamento para o valor de compra. Depois compare a TAEG e o valor da prestação mensal de todas as propostas para escolher o melhor banco para crédito habitação.

Faça o pedido de crédito habitação para arrendamento e forneça todos os documentos exigidos para a análise do pedido e para a aprovação do crédito habitação. Se cumprir todas as exigências é marcada a escritura e finalizado o financiamento, ficando depois apenas com as obrigações associadas ao pagamento do crédito habitação.

Poupe agora no crédito habitação

Simular