Conheça todas as finalidades do crédito habitação

Válter Correia

Os empréstimos imobiliários não são todos iguais e existem diversas finalidades no crédito habitação. Eles servem principalmente para a compra de habitação própria permanente, mas também existem empréstimos para segunda habitação, compra de terrenos, obras de remodelação e para investimentos como comprar casas para arrendar. As regras são diferentes para os vários tipos de crédito habitação, com influência no financiamento máximo, nos prazos e nos documentos exigidos. Se quer comprar casa, uma das informações mais importantes que precisa saber é sobre as finalidades do crédito habitação.

Para que serve o crédito habitação?

O crédito habitação é um empréstimo que serve para comprar casa. Ele é concedido para diferentes finalidades, como compra de primeira casa, casas de férias, terrenos ou fazer obras após passar várias fases e cumprir diversos requisitos, como fazer a hipoteca do imóvel e garantir o pagamento inicial de 10% do valor.

Mas saber ao detalhe o que é o crédito habitação obriga também a perceber todas as taxas de juros e comissões, qual o impacto da Euribor para crédito habitação e do Spread e conhecer os prazos do crédito habitação. Além disso, também há que descobrir se deve escolher uma taxa fixa ou variável e se tem acesso a condições especiais, como no crédito habitação jovem.

Quais as finalidades do crédito habitação?

As finalidades do crédito habitação são as seguintes:

  • Compra de habitação própria permanente
  • Compra de segunda habitação
  • Compra de Terrenos para construção
  • Obras de remodelação ou edificação de edifícios
  • Compra de casas para arrendamento a outras pessoas
  • Investimento imobiliário para revenda de imóveis

Os créditos habitação têm todos as mesmas regras?

Não, existem regras diferentes para os créditos habitação de acordo com as suas finalidades. Estas regras são referentes aos valores de financiamento máximo, porque para segunda habitação os bancos só emprestam 80% do valor de compra.

As regras relativas aos documentos para crédito habitação e forma de pagamento também são diferentes para alguns projetos, e no crédito habitação para finalidade obras é preciso apresentar os orçamentos e o pagamento do empréstimo é feito de forma faseada à medida que as obras são realizadas.

Poupe agora no crédito habitação

Simular