Crédito para terrenos e propriedade - Saiba como pedir e aprovar este crédito

Válter Correia

O crédito para terrenos é uma finalidade do crédito habitação que permite adquirir propriedades para diversos fins e ter um empréstimo para comprar o terreno e construir a casa. Este é um tipo de empréstimo imobiliário com características diferentes, porque a forma de pagamento do empréstimo é diferente se adquirir apenas a propriedade ou também for construir a casa. E também os prazos e montantes do crédito dependem do destino do terreno ser para uma habitação própria permanente ou com outro objetivo.

Pode escolher entre taxas de juro variáveis, mistas ou fixas no crédito habitação para terrenos, e se adquirir os seguros e outros produtos recomendados pelos bancos consegue uma redução do spread e juros mais baixos. No processo do crédito para comprar terrenos precisa fornecer vários documentos, e se for construir a casa o banco exige a apresentação dos orçamentos. Veja agora tudo o que precisa saber para ter um crédito para terrenos.

O que é um crédito para terrenos?

Um crédito para terrenos é uma finalidade do crédito imobiliário que serve para comprar propriedades. Este crédito permite comprar terrenos agrícolas ou serve como crédito habitação quando vai usar este terreno para construir uma casa. Nesta situação pode ter o crédito para terrenos e também o financiamento para construir a casa.

Posso ter um crédito para comprar um terreno e construir casa?

Sim, pode ter um crédito para comprar um terreno e construir casa com o mesmo pedido. Nesta situação o banco faz uma análise diferente dos outros créditos habitação, porque verifica se o valor do terreno, se existe autorização para construção do imóvel e também faz a avaliação do imóvel com base numa estimativa do valor que ele vai ter depois das obras concluídas.

Outra diferença no crédito para comprar um terreno e construir casa é que o pagamento do empréstimo é feito por tranches. Para esta finalidade do crédito habitação o dinheiro é disponibilizado primeiro para a compra do terreno e depois em várias parcelas à medida que as obras de edificação do imóvel são realizadas.

O pagamento do crédito para terrenos é igual ao dos outros créditos habitação?

Sim, o pagamento do crédito para terrenos é igual ao dos outros créditos habitação quando o dinheiro é utilizado apenas para a compra da propriedade. Se o dinheiro for utilizado para a compra do terreno e para construir a casa o pagamento é feito em várias tranches.

As regras no crédito para terrenos são diferentes?

As regras no crédito para terrenos são diferentes de acordo com a finalidade do empréstimo. Se o crédito for para comprar terreno e construir uma habitação própria permanente o valor e prazo do empréstimo é mais alargado do que num crédito apenas para comprar terreno ou num financiamento conjunto para terreno e crédito para casa de férias ou segunda habitação.

Qual o valor máximo do crédito para comprar terreno?

O valor máximo do crédito para comprar terreno é de 90% do valor de avaliação quando o empréstimo se destina à compra de um local para construir uma habitação própria permanente. Se o dinheiro for apenas para compra de terreno ou para construir uma segunda habitação o valor máximo do crédito desce para 80% do valor de avaliação.

Apesar destes valores máximos do crédito para comprar terrenos serem aplicados na maioria dos bancos, em algumas entidades o financiamento máximo é de apenas 50% do valor de compra ou de avaliação do terreno.

Quanto tenho de dar de entrada no crédito para terrenos?

Tem de dar 10% de entrada do crédito habitação para terrenos destinados a uma habitação própria permanente e 20% quando se destina a uma habitação secundária ou para outras finalidades.

Posso pedir financiamento adicional para terrenos?

Sim, pode pedir financiamento adicional para terrenos quando vai fazer obras que valorizem o imóvel. Neste caso o valor de compra e o financiamento adicional respeitam os limites de 90% ou 80% consoante a finalidade.

Qual o prazo máximo do crédito para comprar um terreno?

O prazo máximo do crédito para comprar um terreno com crédito habitação é de 40 anos quando se destina a uma habitação própria permanente. Se for para outra finalidade, o prazo do crédito habitação para terrenos está limitado aos 30 anos.

Qual a idade máxima do crédito para terrenos?

A idade máxima do crédito para terrenos é de 75 anos no final do prazo de pagamento do crédito. Além disso, os limites gerais dos prazos do crédito habitação aplicam-se, com um limite máximo de 35 anos para pagamento colocado aos clientes com mais de 35 anos de idade.

Que taxas de juro posso ter no crédito para compra de terrenos?

Pode ter taxas de juro fixas, mistas e variáveis para compra de terrenos, como acontece nas outras finalidades de crédito habitação. Nas taxas fixas o valor dos juros e a prestação são sempre iguais, com taxas variáveis a prestação e juros estão indexados à Euribor e com taxa mista tem inicialmente uma taxa fixa e depois uma taxa variável.

Posso ter redução do spread no crédito para terrenos?

Sim, pode ter redução do spread no crédito para terrenos se escolher os seguros indicados pelo banco e contratar outros produtos sugeridos pelo banco, como cartões de crédito ou instrumentos de poupança e investimento.

O crédito para terrenos tem bonificação para pessoas com deficiência?

Sim, o crédito para terrenos tem bonificação para pessoas com deficiência quando se destina compra do espaço e à construção de uma habitação própria permanente. Se for para outro propósito não existe bonificação dos juros para pessoas com deficiência.

O crédito para comprar terrenos tem mais impostos?

Não, o crédito para comprar terrenos não tem mais impostos quando se destina ao espaço e construção da habitação própria permanente. Se for para outras finalidades as taxas de imposto de selo permanecem iguais mas o custo do IMT é mais alto e não tem isenção do IMI durante 3 anos.

São precisos documentos diferentes no crédito habitação para terrenos?

Sim, são precisos documentos diferentes no crédito habitação para terrenos quando vai também fazer a construção da casa. Nestes casos é preciso juntar aos documentos para crédito habitação os orçamentos das obras, que permitem ao banco fazer uma estimativa do valor do imóvel e um plano para o pagamento do valor do empréstimo em várias tranches.

Como pedir um crédito para comprar terrenos?

Para pedir um crédito para comprar terrenos use o simulador de crédito habitação e compare a TAEG de todos os bancos para saber o melhor banco para crédito habitação. Indique o valor apenas do terreno ou o valor total do terreno e das obras para saber quanto precisa de entrada e comparar as ofertas para conseguir o crédito habitação mais barato.

Faça depois o pedido de crédito habitação e reúna todos os documentos exigidos pelo banco. A seguir é feita a avaliação do terreno (ou uma estimativa do valor do imóvel depois da construção) e a análise de critérios como a taxa de esforço de crédito habitação e verificação do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal para verificar o histórico de crédito habitação.

Se cumprir todos os critérios de aprovação do crédito habitação do banco o crédito é aprovado e fica marcada a escritura para formalizar a compra da propriedade e o crédito para terrenos. Se o crédito tiver incluído o valor das obras para construir a casa o pagamento será feito em várias tranches que estão sujeitas à evolução dos trabalhos.

Poupe agora no crédito habitação

Simular