Crédito Habitação para Obras - Descubra como ter dinheiro para obras em casa

Válter Correia

O crédito habitação para obras é um empréstimo com características específicas que permite fazer renovações de fundo na casa, trocar mobílias ou eletrodomésticos, mudar a cozinha ou fazer obras devido a problemas com eletricidade, canalizações ou telhados. Este empréstimo é versátil e tem vantagens como juros reduzidos, mas precisa de cumprir várias regras para conseguir o financiamento. O pagamento do crédito habitação para obras é diferente dos outros empréstimos imobiliários, mas continua a poder escolher várias taxas de juro e contar com bonificação do spread. Veja agora todas as regras e como pedir um crédito habitação para obras em casa.

O que é um crédito habitação para obras?

Um crédito habitação para obras é um empréstimo para fazer renovações, remodelações e ampliações com custo avultado em casa e também para a reconstrução de casas em ruínas. Estes créditos têm regras específicas, que são similares à de outros financiamentos imobiliários como o crédito para terrenos e o crédito para construção de casas.

Posso ter um crédito habitação para obras e remodelação da casa?

Sim, pode ter crédito habitação para obras e remodelação da casa. Este empréstimo pode servir para mudar as canalizações ou a instalação elétrica de casa, reconstruir um telhado, renovar uma cozinha, sala ou casa de banho e também para trocar todos os móveis ou eletrodomésticos para equipamentos novos e mais eficientes.

Para estes empréstimos existem opções como o refinanciamento do crédito habitação ou fazer uma segunda hipoteca da casa que cobre o valor destas obras em casa. Este empréstimo só é aprovado quando fornece ao banco os orçamentos das obras que vão ser efetuadas.

Posso ter um crédito habitação para reconstruir uma casa em ruínas?

Sim, pode ter um crédito habitação para reconstruir uma casa em ruínas. Para este crédito é preciso fornecer um projeto de arquitetura, os orçamentos com indicação de todas as obras que vão ser efetuadas e também as licenças camarárias para a realização destes trabalhos.

O pagamento do crédito habitação para obras é igual ao dos outros créditos habitação?

Não, o pagamento do crédito habitação para obras não é igual ao dos outros créditos habitação, porque normalmente ele é feito em várias parcelas ou tranches libertadas pelo banco de acordo com a evolução das obras.

As regras no crédito habitação para obras são diferentes?

Sim, as regras no crédito habitação para obras não são diferentes. Os valores, prazos e juros do empréstimo são idênticos e apenas existe a obrigação de apresentar mais documentos para apresentar mais documentos para o financiamento ser aprovado.

Qual o valor máximo do crédito habitação para obras?

O valor máximo do crédito habitação para obras é de 90% do custo das obras e está limitado pela estimativa de avaliação do imóvel depois de finalizadas as obras. Este limite de 90% aplica-se a obras numa habitação própria permanente e desce para 80% quando a casa se destina a férias ou para segunda habitação e outros propósitos.

Quanto tenho de dar de entrada no crédito habitação para obras?

Tem de dar de entrada 10% do valor total dos trabalhos orçamentados quando se trata de um empréstimo para residência permanente. Se for para outras casas tem de dar 20% do custo total.

Qual o prazo máximo do crédito habitação para remodelar e fazer obras em casa?

O prazo máximo do crédito habitação para remodelar e fazer obras em casa é de 40 anos quando se trata de uma habitação própria permanente e os requerentes do empréstimo têm menos de 30 anos. Se os titulares do crédito têm 30 a 35 anos o limite de prazo do crédito é de 37 anos e se os requerentes tiverem mais idade o prazo máximo é de 35 anos.

Se o crédito for para uma segunda habitação o prazo máximo do empréstimo é sempre de 30 anos ou o limite máximo de idade para pagar o empréstimo imobiliário.

Qual a idade máxima do crédito habitação para obras?

A idade máxima do crédito habitação para obras é de 75 anos quando termina de pagar o empréstimo.

Que taxas de juro posso ter no crédito habitação para obras e remodelações?

No crédito habitação para obras e remodelações pode ter taxas de juro fixas (com juros e prestação sempre iguais durante todo o empréstimo), taxas variáveis (juros e prestação indexadas à Euribor) ou taxas mistas (com taxa fixa na fase inicial e taxa variável no resto do empréstimo).

Posso ter redução no spread no crédito habitação para obras, remodelação e renovação da casa?

Sim, pode ter redução no spread do crédito habitação para obras, remodelação e renovação da casa se contratar os seguros indicados pelo banco e contratar outros produtos e packs de vinculação do banco.

O crédito habitação para obras tem bonificação para pessoas com deficiência?

Sim, o crédito habitação para obras tem bonificação para pessoas com deficiência tem bonificação quando se destina a intervenções numa habitação própria permanente. As obras que pode fazer com bonificação são as seguintes:

  • Obras de conservação ordinária, extraordinária ou de beneficiação de habitação própria permanente
  • Ampliação da habitação
  • Obras de conservação ordinária, extraordinária ou de beneficiação em partes comuns dos edifícios destinadas ao cumprimento das normas técnicas
  • Obras de adaptação do imóvel e aquisição de equipamentos necessários para as pessoas com deficiência

O crédito habitação para renovação, remodelação e para obras tem mais impostos?

Não, o crédito habitação para renovação, remodelação e para obras não tem mais impostos. As taxas de juro do Imposto de Selo sobre o crédito e sobre a hipoteca são iguais nesta finalidade do crédito habitação.

São precisos documentos diferentes no crédito habitação para obras?

Sim, são precisos documentos diferentes no crédito habitação para obras. Na lista de documentos para crédito habitação é preciso fornecer ao banco os orçamentos das intervenções e também as licenças e alvarás que autorizam a realização destes trabalhos.

Como pedir um crédito habitação para obras, remodelação e renovação da casa?

Para pedir um crédito habitação para obras, remodelação e renovação da casa comece por obter os orçamentos e outros documentos que permitam saber qual o custo total das obras. Depois coloque este valor e escolha o prazo de pagamento desejado no simulador de crédito habitação para comparar todos os bancos.

Escolha o crédito habitação mais barato e forneça todos os documentos exigidos pelo banco. Aqui, além da lista habitual de documentos do crédito habitação forneça também as licenças e os orçamentos para o banco calcular o valor máximo do empréstimo e a avaliação da casa. Além disso, aguarde pela análise do seu perfil bancário, com o cálculo da taxa de esforço do crédito habitação, verificação do Mapa de Créditos e outros critérios.

Quando cumpre todos os critérios exigidos pelo banco é feita a aprovação do crédito habitação para obras, remodelações, renovações ou reconstrução de casas e fica marcada a escritura. Quando assina o contrato o dinheiro começa a ser disponibilizado, o que é feito em várias tranches à medida que as obras vão sendo realizadas.

Poupe agora no crédito habitação

Simular