Segunda Hipoteca da casa e Crédito Complementar - Descubra tudo aqui

Válter Correia

A segunda hipoteca da casa e o crédito complementar são finalidades do crédito habitação específicas que permitem ter dinheiro usando novamente a sua casa como garantia. Estes créditos são uma boa solução para conseguir um empréstimo para responder a emergências ou problemas financeiros e conseguir uma taxa de juros reduzida. Existem, no entanto, várias regras diferentes ao nível dos prazos e montantes e precisa de respeitar critérios de aprovação específicos para ter uma segunda hipoteca da casa, refinanciar o crédito habitação ou pedir um crédito complementar.

O que é uma segunda hipoteca e crédito complementar?

Uma segunda hipoteca é um empréstimo adicional em que usa a casa como garantia para o banco. Esta opção está disponível em duas modalidades, que são o reforço do primeiro crédito habitação (com o reforço da hipoteca) ou um empréstimo hipotecário autónomo do primeiro mas com a mesma garantia.

Para que serve a segunda hipoteca da casa?

A segunda hipoteca da casa serve para para financiar obras de renovação ou melhoria da casa e também pode ser utilizado como solução para liquidez financeira e pagar dívidas de outros empréstimos. A segunda hipoteca é uma alternativa ao crédito consolidado e permite ter dinheiro para saldar outros créditos com uma taxa de juro reduzida e um prazo de pagamento alargado.

Posso ter mais de uma hipoteca de crédito habitação?

Sim, pode ter mais de uma hipoteca de crédito habitação. Para fazer uma segunda hipoteca a análise do banco é mais rigorosa e as regras para pedir o crédito complementar da casa são diferentes do primeiro empréstimo.

Posso ter dois créditos habitação para a mesma casa?

Sim, pode ter dois créditos habitação para a mesma casa. É precisamente isso que significa ter uma segunda hipoteca da casa, já que as taxas de juro aplicadas são as taxas do crédito habitação (mais baixas que nos créditos ao consumo).

É possível aumentar o crédito habitação?

Sim, é possível aumentar o crédito habitação através do reforço da hipoteca do empréstimo que já tem. Neste caso é feita uma nova avaliação do imóvel para saber qual o valor máximo que pode ser feito no aumento do crédito habitação.

As regras no crédito para segunda hipoteca e crédito complementar são diferentes?

Sim, as regras no crédito para segunda hipoteca e crédito complementar são diferentes, já que o valor total do financiamento é mais baixo, os prazos são mais reduzidos e a análise ao seu perfil bancário é ainda mais rigorosa.

Qual o valor máximo da segunda hipoteca e crédito complementar?

O valor máximo da segunda hipoteca e crédito complementar é de 80% da avaliação da casa. Na primeira hipoteca do crédito para habitação própria permanente os valores máximos do empréstimo são de 90% do valor de avaliação ou de compra da casa.

Quanto tenho de dar de entrada na segunda hipoteca do crédito habitação?

Tem de dar 20% do valor do financiamento para a segunda hipoteca do crédito habitação. Isto significa que se vai pedir um crédito habitação multifunções ou crédito complementar de 150.000€ precisa de ter disponíveis 30.000€ de entrada.

Posso pedir financiamento adicional para obras na segunda hipoteca do crédito habitação?

Sim, pode pedir financiamento adicional para obras na segunda hipoteca do crédito habitação e esta é uma das principais razões para a nova hipoteca do imóvel. Como obras de renovação da casa podem ter um custo elevado, ter dinheiro para este investimento é um motivo para reforçar a hipoteca ou fazer uma segunda hipoteca da casa.

Qual o prazo máximo para a segunda hipoteca e crédito complementar?

O prazo máximo para a segunda hipoteca e crédito complementar é de 30 anos, um prazo mais reduzido que no crédito com a primeira hipoteca do crédito habitação. Além disso, não pode ter mais de 75 anos no final do prazo de pagamento do empréstimo.

Qual a idade máxima do crédito para a segunda hipoteca no crédito habitação?

Não existe idade máxima para pedir crédito para a segunda hipoteca no crédito habitação. A única obrigação que tem relativamente à idade é o limite de 75 anos para o pagamento do empréstimo.

Que taxas de juro posso ter no crédito para segunda hipoteca e crédito casa multifunções?

No crédito para segunda hipoteca e crédito casa multifunções pode escolher taxas de juro fixas, mistas ou variáveis. Para a segunda hipoteca continua a poder optar entre as três taxas de juro do crédito habitação que existem em Portugal e não é obrigado a escolher a mesma taxa de juro que escolheu para o primeiro empréstimo da casa.

Posso ter redução do spread no crédito para segunda hipoteca da habitação?

Sim, pode ter redução do spread no crédito para segunda hipoteca da habitação. As regras para reduzir o spread do crédito habitação e ter juros mais baixos continuam a manter-se e pode contratar os seguros sugeridos pelo banco, domiciliar o ordenado, fazer cartões de crédito e contratar outros produtos sugeridos pelo banco para ter uma prestação mais baixa.

Há bonificação para pessoas com deficiência na segunda hipoteca do crédito habitação?

Existe bonificação para pessoas com deficiência na segunda hipoteca do crédito habitação nas seguintes situações (segundo indica o Banco de Portugal):

  • Ampliação, construção ou realização de obras de conservação ordinária, extraordinária ou de beneficiação de habitação própria permanente ((incluindo a aquisição de garagem individual ou de lugar de parqueamento em garagem coletiva)
  • Realização de obras de conservação ordinária, extraordinária ou de beneficiação em partes comuns dos edifícios destinadas ao cumprimento das normas técnicas, exigidas por lei, para melhoria da acessibilidade aos edifícios habitacionais, por parte de proprietários de frações autónomas, que constituam a sua habitação própria permanente, e cuja responsabilidade seja dos condóminos

A segunda hipoteca e crédito complementar da casa tem mais impostos?

A segunda hipoteca e crédito complementar da casa não tem mais impostos, já que apenas tem de pagar a taxa de Imposto de Selo sobre o crédito e sobre a hipoteca.

Como pedir uma segunda hipoteca da casa?

Para pedir uma segunda hipoteca da casa aceda ao simulador de crédito habitação e indique o valor e prazo de pagamento pretendido para encontrar o crédito habitação mais barato. Verifique quais são as taxas de juro do empréstimo, os custos e comissões do crédito habitação e também quais as condições para ter um spread bonificado.

Depois de encontrar o melhor banco para crédito habitação faça o pedido do empréstimo diretamente no simulador. Depois é preciso fornecer os documentos para crédito habitação exigidos pelo banco, onde se podem incluir comprovativos de despesas quando vai fazer obras ou outros investimentos na casa. O passo seguinte é a análise do perfil de cliente, onde deve ter uma taxa de esforço abaixo de 37%, ter contrato de trabalho permanente e um Mapa de Responsabilidades de Crédito sem incidentes por dívidas ou atrasos nas prestações.

Depois da análise o banco faz a aprovação do crédito habitação para a segunda hipoteca da casa e o dinheiro é transferido para a sua conta. A partir desse momento passa a ter uma segunda hipoteca sobre a casa e o seu crédito habitação complementar ou crédito habitação multifunções para aplicar na sua habitação ou fazer face a despesas inesperadas.

Poupe agora no crédito habitação

Simular