Euribor do Crédito Habitação - O que ela é e porque tem tanto impacto

Válter Correia

A Euribor é uma taxa de juro europeia, conhecida pela sua influência nos empréstimos e que existem com diversos prazos. Quando se fala de crédito habitação, a Euribor entra sempre na conversa, já que ela tem relação com spread e as taxas de juro totais do empréstimo. Veja também como a revisão da Euribor influencia as prestações do crédito habitação e de que forma deve usar a Euribor na renegociação e transferência do empréstimo da casa.

O que é a Euribor?

A Euribor é a taxa europeia que define o preço para emprestar dinheiro nos bancos de todo o continente. Como tal, sempre que pede um crédito habitação com taxa variável ou com taxa mista, o valor da prestação e o custo total do empréstimo são afetados pela Euribor.

Como é definida a Euribor?

A Euribor é uma taxa definida a partir dos juros nos empréstimos interbancários efetuados pelos principais bancos europeus. A taxa é atualizada diariamente, de acordo com o “preço do dinheiro”.

Ou seja, a Euribor é definida a partir da média dos juros praticados nos empréstimos entre bancos europeus todos os dias.

Que prazos existem para a Euribor e o que eles significam?

Existem taxas Euribor com prazos desde uma semana até à Euribor a 1 Ano. As mais utilizadas no crédito habitação são taxas com prazos de 3, 6 e 12 meses. Estes prazos indicam com que frequência é feita a Revisão Periódica da Euribor.

A Euribor é importante para o crédito habitação?

Sim, a Euribor é um dos elementos mais importantes para definir a taxa de juro do crédito habitação. E, por consequência, a sua prestação mensal e o MTIC do crédito. Aliás, é por causa da taxa Euribor que os empréstimos da casa subiram tanto nos últimos anos.

Relação entre Euribor e Spread

A Euribor e o Spread são os dois elementos usados para calcular a TAN (a taxa de juro anual) do crédito habitação. A Euribor é o Indexante (juro de referência, o preço que paga ao pedir dinheiro emprestado) e o spread do crédito habitação é o valor dos juros que paga e que se destina ao banco.

Se tem um Spread de 1,8% e uma Euribor de 4,6% terá uma TAN de 6,4% no seu crédito. Esta taxa não inclui, no entanto, todos os custos incluídos no empréstimo, pelo que deve ser olhar para a TAEG para saber quanto paga efetivamente.

Como é feita a revisão da Euribor do crédito habitação?

O Banco de Portugal explica como é feita a revisão da Euribor no crédito habitação. Imagine que contrata um crédito com taxa variável em julho com Euribor a 12 Meses. Nesse caso, a sua taxa será obtida com a média da Euribor durante o mês anterior.

A Euribor do seu crédito feito em julho é a média da taxa Euribor em junho e este valor é utilizado anualmente para rever o preço da prestação da casa. Se o prazo for de 6 Meses então a prestação da casa de um crédito feito em julho é revista duas vezes por ano, em janeiro e em julho.

Negociar ou transferir o crédito permite fugir da subida da Euribor?

Negociar ou transferir o crédito habitação não permite fugir da subida da Euribor, mas estas duas opções são válidas para baixar a prestação. Afinal, de escolher um banco com spread mais baixo o impacto da Euribor na prestação mensal vai descer.

Para saber se a melhor opção é mudar de banco ou renegociar os valores deve fazer a simulação de crédito habitação. Isso permite ver as propostas de todos os bancos e, seja para encontrar um novo crédito ou para pressionar nas negociações com o seu banco atual, saber qual é a melhor alternativa para o financiamento do imóvel.

Poupe agora no crédito habitação

Simular