Troca de Casa – arrisque numa opção de férias diferente

Apesar de ainda existirem muitas reservas quanto à troca de casas, esta é uma boa opção para poupar nas férias e conhecer outras realidades. Através de plataformas online pode disponibilizar a sua casa para que, temporariamente, a possa trocar com a de outras pessoas, dentro ou fora de Portugal. O arrendamento de uma casa pode assumir valores elevados para o orçamento limitado de algumas famílias, e com a troca de casa pode viajar sem gastar com o alojamento.

O que é e como funciona?

Consiste em disponibilizar a própria casa para outros turistas pernoitarem e utilizar a casa destas mesmas pessoas como estadia nas férias. A permuta de casa funciona a nível nacional e internacional.

O contacto é feito online, e graças a este tipo de permuta é possível vir a estar de férias em casas de luxo e em destinos exóticos. Pode até ter a oferta de comida por parte dos donos da casa. No entanto, é preciso sentir-se confortável com a ideia de ter outras pessoas a viver em sua casa.

O intercâmbio de casa é um conceito de férias simples: duas pessoas concordam em trocar a sua casa, gratuitamente, por um período definido. O intercâmbio de casa permite viajar a preços mais baixos.

1. Crie um registo

Em primeiro lugar deve inscrever-se num site que disponha destes serviços. Por norma, a pesquisa pelas casas de outros utilizadores requer uma inscrição – até por uma questão de segurança.

2. Anuncie a sua casa

Assim que tiver o registo criado, deve publicar o seu anúncio, ou seja a sua casa. Aconselhamos que perca algum tempo neste passo, pois a apresentação do seu imóvel é muito importante. Esta deve ser feita de forma informativa, descritiva, objectiva e apelativa, pois é como se estivesse a vender a sua casa de modo a que as pessoas tenham vontade de passar as suas férias nela.

Descreva, por exemplo, o número de quartos, os equipamentos disponíveis e os extras que fazem a diferença, como piscina, jardim, acesso à Internet, ou, até, o uso de brinquedos para as crianças. Acompanhe a descrição com imagens da casa.

Escreva o que o faz gostar da sua casa. É um toque personalizado que fará com que a sua oferta se destaque na lista de residências disponíveis.

3. Procure a casa ideal

Posto isto, é altura de começar a procurar uma casa à medida dos seus sonhos. Depois de encontrar a sua casa ideal, entrar em contacto com o proprietário.

Usualmente, as plataformas oferecem mecanismos de trocas de mensagens entre utilizadores, sem pôr em risco a sua segurança e sem disponibilizar detalhes pessoais de cada um. E por fim, oficializar o intercâmbio de casa.

Onde pode procurar?

Existem sites onde pode inscrever a sua casa e em troca procurar os destinos que deseja, como por exemplo, Paris, Londres, Madrid, Berlin, Barcelona, Sydney e Nova Iorque.

Seguem alguns dos sites de trocas de casa:

  • GuesTtoGuest
  • Troquedecasa
  • Gabinohome
  • Homelink
  • Intervac

Alertamos que poderá de ter de pagar uma mensalidade ou anuidade por fazer parte da comunidade de troca de casas. Pois apesar de a troca de casas não implicar o pagamento aos anfitriões com quem acordar a permuta, o serviço não está livre de custos.

A maioria das plataformas cobra um valor de registo, por norma, entre 70 e 200 euros anuais. A parte positiva é que o valor cobrado pela plataforma não costuma variar consoante as trocas, ou seja, se aproveitar para fazer cinco permutas num ano, pagará o mesmo que se efetuar apenas uma.

É igualmente importante ler atentamente os Termos de Utilização, disponíveis para consulta neste tipo de sites.

Cuidados a ter

Trocar de casa tem riscos associados, mas o mesmo acontece quando faz um simples arrendamento de um apartamento para férias.

Para minimizar o risco, algumas plataformas disponibilizam um modelo formal de acordo entre utilizadores, que pode ser personalizado consoante a vontade das partes que vão proceder à permuta. Esta é uma boa oportunidade para abordar questões como horas de chegada, acesso a chaves, áreas restritas, quem lava os lençóis e toalhas usados, indicações sobre animais de estimação e plantas e, também, responsabilidade pelos danos causados.

Antes de optar por esta modalidade de férias informe-se de todas as condições de troca de casas e só depois oficializar a sua decisão.

Leia as páginas de perfil dos potenciais parceiros para troca de casa e consulte previamente os comentários que são feitos.

Tome a iniciativa de fazer uma chamada de vídeo com o outro utilizador de modo a garantir que não existem falsas informações.