Saiba as diferenças nos juros Euribor a 6 e 12 Meses e qual a melhor taxa

euribor a 6 e 12 meses

Com os juros numa escalada constante é difícil escolher a melhor taxa para o crédito habitação. Se está na dúvida entre a Euribor a 6 e 12 Meses, veja qual a opção certa para o seu empréstimo

Durante vários anos, com as taxas de juro negativas e muito equivalente, escolher entre a Euribor a 6 e 12 Meses no crédito habitação não fazia grande diferença. Mas agora, que os aumentos são constantes, saber a diferença entre os juros a 6 e 12 meses torna-se mais importante…

Seja para um novo crédito habitação ou para outras finalidades (por exemplo, para negociar o crédito ou para pedir a transferência do crédito), a decisão sobre a Euribor é importante. No curto prazo porque a taxa mais baixa significa pagar menos na prestação. Mas, além disso, nas futuras atualizações do crédito.

Como funciona a Euribor a 6 e 12 Meses?

A Euribor é o juro de referência do seu crédito habitação com taxa variável. Ou seja, ele é o principal indicador para a taxa que vai pagar. E para os empréstimos da casa  o prazo da Euribor indica de quanto em quanto tempo a prestação é revista.

Basicamente a Euribor é uma taxa com diferentes prazos e que todos os dias muda. Ela tem taxas a 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. Por exemplo, a Euribor a 6 Meses no dia 1 de fevereiro era de 3,009%. Mas no dia 1 de agosto era de 3.948%.

Como a Euribor afeta o empréstimo?

Ela afeta de duas formas. Em primeiro lugar, porque é a soma da Euribor com o Spread que define os juros da TAN  (o que paga ao banco pelo dinheiro que pede emprestado). E, além disso, ela afeta o empréstimo porque cada vez que surge o prazo de revisão, a sua prestação muda. 

Qual a diferença entre a Euribor a 6 e 12 Meses?

A diferença entre a Euribor a 6 ou 12 Meses é a seguinte:

  • 6 Meses – A sua prestação é revista duas vezes por ano. Por exemplo, se faz um crédito no dia 10 de setembro, a prestação é atualizada sempre nos dias 10 de Março e 10 de Setembro, todos os anos;
  • 12 Meses – A prestação muda uma vez por ano. Por exemplo, num crédito feito no dia 15 de outubro de 2022 as taxas são atualizadas depois a 15 de outubro de 2023, a 15 de outubro de 2024 e assim sucessivamente.

Qual delas é mais baixa?

A Euribor a 6 Meses é mais baixa que a Euribor a 12 Meses. Nos últimos anos a  diferença foi sempre mínima, entre milésimas e 0,2%, mas com o indexante a 6 meses paga menos pelo empréstimo.

Euribor a 6 e 12 Meses – Qual escolher?

Há quem diga que não existe uma resposta clara. E até recentemente, quando as taxas começaram a subir vertiginosamente, isso era verdade. Mas, na nossa opinião, é melhor escolher a Euribor a 6 Meses. Os motivos são os seguintes:

  • Taxa mais baixa – Os juros são menores e, por isso, paga menos pelo empréstimo;
  • Impacto mais suave – A taxa é revista duas vezes por ano e, dessa forma, você sente menos a diferença na prestação;
  • Sente mais rapidamente a descida dos juros – Espera-se que as taxas de juro na Europa entrem num período de estabilidade. Mas futuramente, quando elas descerem, vai sentir mais rapidamente a redução na prestação se o seu crédito habitação for atualizado semestralmente.

Há, no entanto, um facto a favor da Euribor a 12 Meses, que é a estabilidade. Ou seja, como as taxas só são revistas uma vez é mais fácil fazer uma previsão do seu orçamento para todo o ano. No entanto, quando os jutos começarem a descer, já sabe que vai demorar mais para sentir essa mudança.

Se a Euribor é igual, como escolher o melhor banco?

A resposta é simples. Tem de olhar para o spread, a TAEG, as comissões e o custo dos seguros em cada banco. E, para isso, pode andar pelos simuladores de todos eles ou, em alguns segundos, ter a sua resposta no simulador de crédito habitação.

Seja para um novo empréstimo ou para transferir o crédito, só tem de indicar o montante, o prazo e o valor da entrada. Depois compare a prestação e o MTIC em todos os bancos e faça a melhor escolha. Quer a opção certa? Então aceda aqui ao simulador de crédito habitação e siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!