Saiba como conseguir o melhor crédito pessoal para jovens

Crédito Pessoal para Jovens

Para os jovens é muitas vezes difícil conseguir um empréstimo. Mas se encontrar o melhor crédito pessoal para jovens tudo se torna mais fácil…

Começar a construir uma vida é um desafio e por vezes falta o dinheiro para realizar os projetos que estão planeados. No entanto, há uma solução, que é pedir um empréstimo ao banco. Mas mesmo isso tem complicações, já que o crédito pessoal para jovens é mais difícil de aprovar…

Ao contrário do crédito habitação, em que há taxas bonificadas, nos créditos pessoais isso não acontece. Bem pelo contrário, já que por vezes as taxas de juro até são mais altas. Por isso, é essencial escolher o melhor crédito pessoal para jovens. Quer saber qual o banco certo? Continue a ler este artigo e descubra.

Que tipos de crédito pessoal para jovens existem?

Há várias soluções nos empréstimos para jovens. Se quer dinheiro para estudos, a melhor opção é um Crédito para Formação, já que tem período de carência, juros mais baixos e prazos de pagamento mais altos. Por exemplo, pode até ter crédito pessoal a 120 meses.

Se vai montar um projeto, as melhores opções são os empréstimos bonificados para empreendedorismo, já que tem juros bonificados.

No entanto, para outros projetos, as melhores soluções são as tradicionais. Por exemplo, para comprar um telemóvel, uma consola ou um eletrodoméstico, o cartão de crédito é a melhor opção. Mas para comprar carro a escolha certa é o crédito automóvel. Por fim, para projetos diversos, a solução é o crédito pessoal multifinalidades.

Crédito Pessoal para Jovens – As dificuldades para aprovar

Existem três grandes desafios quando pessoas mais jovens procuram um empréstimo. Eles estão relacionados com os dados profissionais, mas também com o histórico de crédito. As maiores dificuldades para aprovar crédito para jovens são:

  • Precariedade – Ter um contrato a prazo, ou um contrato efetivo mas com pouco tempo na empresa, dificulta a aprovação do empréstimo para jovens;
  • Salários mais baixos –  Portugal é caracterizado muitas vezes como um país de baixos salários, e isso é ainda mais notório para os jovens. Isso significa que o peso de um empréstimo na taxa de esforço é maior e, por isso, é mais difícil para os bancos aprovarem o pedido;
  • Ausência de histórico bancário – Os bancos analisam a forma como os clientes pagaram os seus créditos no passado. No entanto, esse histórico não existe para quem tem menos idade, já que não puderam pedir empréstimos ou cartões de crédito. E isso torna mais difícil a aprovação e pode aumentar os juros do crédito pessoal para jovens.

Os juros do crédito pessoal são mais altos para os jovens?

Quando faz a simulação, numa primeira análise parece que nada muda. Mas depois, porque o score financeiro dos jovens é normalmente mais baixo, isso tem impacto quando os bancos fazem as propostas. E, por isso, em muitos bancos os juros do crédito pessoal para jovens são mais altos.

Mas os bancos aprovam os pedidos?

Sim, já que basta aos jovens cumprirem os principais critérios de aprovação. Ou seja, ter um contrato de trabalho como efetivo e não superar os limites da taxa de esforço (35% a 40% do salário líquido). 

Além disso, como a maioria nunca teve créditos ou cartões de crédito, não há motivos para terem um mau histórico no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.

Qual o melhor crédito pessoal para jovens?

Não existe uma resposta absoluta a esta questão, já que tudo depende do prazo do crédito e de quanto dinheiro pede emprestado. Por exemplo, pode pagar menos num crédito de 10.000€ na Cofidis e para fazer um crédito de 15.000€ encontrar a melhor proposta na Cetelem.

Em que bancos é mais fácil aprovar o pedido?

Normalmente é nas “financeiras” que os pedidos são aprovados com mais facilidade. Ou seja, em bancos como a Cofidis, a Credibom, a Cetelem ou o Unibanco. No entanto, se tem conta ordenado em algum banco, essa é uma alternativa, já que existe um histórico de depósitos dos salários.

Para conseguir o melhor empréstimo, uma boa opção é procurar o apoio junto de um intermediário de crédito certificado pelo Banco de Portugal.

Como aumentar a possibilidade de aprovação?

Existem algumas soluções para aumentar a possibilidade de aprovação do crédito pessoal para jovens. Juntar um segundo titular do crédito (um dos pais ou um irmão) é uma boa solução, mas também pode apresentar um fiador. Por fim, fazer um seguro do crédito também aumenta a possibilidade de aprovar o pedido.

Como escolher o melhor crédito pessoal para jovens?

Tenha em atenção os seguintes dados quando pede um crédito pessoal para jovens:

  • Prestação – É o custo mensal que tem de pagar ao banco e, por isso, o número que é mais importante comparar;
  • TAEG – São os juros totais do crédito, já com todas as despesas incluídas;
  • MTIC – Custo total do empréstimo (ou seja, todo o dinheiro que vai pagar ao banco)
  • Comissões do Crédito – Veja se tem custos iniciais e, além disso, se há alguma comissão mensal para cobrar a prestação.

Compare estes valores em todos os bancos antes de escolher o seu crédito pessoal para jovens. Veja qual é o mais barato, mas também procure saber se é fácil aprovar o crédito nesse banco.

Saiba como encontrar a prestação mais baixa

Se procura um crédito pessoal para jovens, tem duas opções para ver a melhor opção. Em primeiro lugar, pode perder horas nos simuladores de todos os bancos e depois enviar os dados para esperar pela resposta. Afinal, você pode simular mas não sabe se o pedido é aprovado.

A segunda opção, mais cómoda e mais rápida, é usar o simulador de crédito pessoal. Basta indicar o valor e o prazo para, em segundos, ver todas as ofertas e saber qual o melhor banco para pedir o seu empréstimo. 

Se procura crédito pessoal para jovens, siga estes três passos e consiga o dinheiro que precisa: Simule, Compare e Poupe!