Mapa de Responsabilidades de Crédito - Como consultar a CRC

Válter Correia

Sempre que pede um crédito, o banco pede-lhe o mapa de responsabilidades de crédito. Disponível para todos os portugueses, este documento está na Central de Responsabilidades do Banco de Portugal. Veja agora como obter, o que significa o mapa de responsabilidades de crédito e quais são as informações que este documento apresenta.

O que é o Mapa de Responsabilidades de Crédito?

O mapa de responsabilidades de crédito é o documento com todo o seu historial de créditos atuais e nos últimos anos. Ele inclui os créditos que está a pagar e também se tem dívidas porque não pagou algum empréstimo nos últimos 20 anos. Sempre que pede um crédito pessoal ou faz um crédito habitação, esta informação é incluída no mapa de responsabilidades.

O que aparece no mapa de responsabilidades de crédito?

No mapa de responsabilidades de crédito estão todas as suas prestações e valores em dívida. A informação apresentada inclui todos os créditos que tem a pagamento e o histórico de créditos que fez nos últimos cinco anos. Mas, relativamente às dívidas em atraso, o mapa pode apresentar incidentes e dívidas de crédito dos últimos 20 anos.

Para que serve o mapa de responsabilidades de crédito?

O mapa de responsabilidades de crédito serve para os bancos avaliarem a sua saúde financeira e saberem o histórico de pagamento dos crédito anteriores. Isso é essencial para conseguir a aprovação dos pedidos de crédito, porque permite ao banco calcular o risco de lhe emprestar dinheiro.

Ter incidentes no mapa de responsabilidades torna mais difícil a aprovação de novos financiamentos.

Quem faz o registo do Mapa de Créditos?

O Mapa de Responsabilidades é feito pelo Banco de Portugal com as informações que todos os bancos enviam mensalmente. É o banco central que reúne toda a informação bancária dos portugueses e mesmo quando tem créditos em bancos diferentes, eles surgem sempre na mesma declaração de crédito do Banco de Portugal.

Como pedir o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal

Os passos para pedir o mapa de responsabilidades de crédito são os seguintes:

  1. Aceda à área destinada aos Cidadãos no Banco de Portugal
  2. Escolha a opção do Mapa de Responsabilidades de Crédito
  3. Selecione o ano e o mês que lhe interessam
  4. No canto inferior direito, coloque o visto na caixa que diz "ler e aceitar as condições de acesso por via eletrónica à CRC"
  5. Carregue no botão "obter mapa de responsabilidades"
  6. Depois em "selecione modo de autenticação", clique em "utilizar os dados do Portal das Finanças". Neste caso irá usar o seu NIF e password de acesso online às Finanças e ao E-Fatura. Como alternativa, pode usar a sua Chave Móvel Digital
  7. Carregue em "autorizo" e depois aparece o seu mapa de responsabilidades de crédito em formato pdf
  8. Faça download do documento para o seu computador, telemóvel ou smartphone

Se tiver dificuldade em obter este documento, pode pedir esclarecimentos da Central de Responsabilidades de Crédito através deste do email info@bportugal.pt" .

Como ler o mapa de responsabilidades de crédito

A informação do mapa de responsabilidades de crédito tem sempre a data e indicação de todos os créditos. Em cada um deles pode ler todos os dados sobre o empréstimo. Para ler o Mapa de Responsabilidades de Crédito verifique os seguintes dados:

  1. Nome: Nome do contribuinte;
  2. Período mensal - Data do pedido de consulta do mapa na CRC
  3. Tipo de responsabilidade: Crédito específico e o titulares e/ou responsáveis (avalista, fiador, entre outros);
  4. Produto financeiro;é o tipo de empréstimo, como crédito automóvel, crédito ao consumo, crédito habitação...);
  5. Tipo de negociação: Indica se é um crédito novo ou uma renegociação
  6. Renegociação por incumprimento– Motivada por falta de pagamento do crédito. 
  7. Renegociação Automática– Renovação automática de um contrato anterior.
  8. Em litígio judicial: informa que o pagamento está pendente de uma ação judicial. Significa que o banco recorreu aos tribunais para o pagamento ou o devedor contesta a dívida
  9. Prazo Original: o prazo escolhido quando foi assinado o contrato
  10. Prazo residual: Tempo que falta para liquidar a dívida
  11. Nº de devedores no contrato: indica quantas pessoas estão a pagar este crédito
  12. Total em dívida: o valor total dos créditos por pagar
  13. Abatido ou ativo: já houve renegociação da dívida e o cliente não tem como liquidar o valor.
  14. VencidoDívida em atraso e tempo em incumprimento
  15. Potencial: montante que, a título individual, a pessoa está autorizada a utilizar
  16. Prestação e periodicidadeValor e prazo com que a pessoa paga do empréstimo
  17. Garantiasvalor das garantias dadas para o empréstimo

Quais são as informações mais importantes do mapa de responsabilidades do Banco de Portugal

As informações mais importantes do mapa de crédito do Banco de Portugal, além da identificação do titular, são os dados sobre os tipos de empréstimos, o prazo residual e as prestações. Afinal, estes dados permitem aos bancos avaliar o grau de endividamento e, em conjunto com a informação sobre o seu salário mensal, calcular a taxa de esforço dos clientes.

Outras informações, negociação ou valores vencidos de dívidas, são más notícias. Elas revelam dificuldades atuais ou incumprimento do pagamento de empréstimos anteriores, o que dificulta a aprovação de novos pedidos.

O histórico bancário tem impacto na taxa de esforço?

Sim, o histórico bancário do Mapa de Responsabilidades que indica os créditos que está a pagar tem impacto na taxa de esforço. Estes dados indicam outros créditos que tem e eles vão ser usados para calcular taxa de esforço. Se superar os valores recomendados não vai ter a aprovação do crédito pessoal. Mas o mapa de responsabilidades de crédito, enquanto documento, é apenas informativo e não tem qualquer influência na taxa de esforço do crédito pessoal.

O mapa de dívidas do Banco de Portugal serve para o banco saber todos os seus encargos atuais com créditos. Por exemplo, se pedir um crédito e disser que não tem mais empréstimos mas eles surgirem no mapa de responsabilidades de crédito, provavelmente o pedido de crédito pessoal é negado por dar falsas informações.

O mapa de responsabilidades é sempre preciso para pedir um empréstimo?

Sim, o mapa de responsabilidades de crédito é sempre preciso para os bancos analisarem o seu pedido de empréstimo e integra a lista dos documentos do crédito pessoal. Não oculte informações sobre empréstimos que tem, porque eles vão estar sempre indicados neste documento do Banco de Portugal e o banco onde está a pedir crédito tem essa informação disponível.

Simule sua economia exata: