Aprovação do Crédito Pessoal - Como aprovar o seu empréstimo

Válter Correia

Pedir um empréstimo é bastante simples, mas encontrar um crédito pessoal fácil de aprovar é mais complicado. Agora vamos explicar-lhe como ter um crédito aprovado da maneira mais simples para ter dinheiro de forma mais rápida e segura e descubra em que bancos tem um crédito pessoal fácil de aprovar. Saiba ainda quando tempo demora para aprovar um cartão de crédito e que motivos de demora podem existir na aprovação dos cartões de crédito.

É fácil aprovar um crédito pessoal?

Sim, é fácil aprovar um crédito pessoal quando cumpre os critérios de análise mais utilizados pelos bancos. Isto significa que para a aprovação do crédito pessoal ser simples tem de ser trabalhador com contrato de efetivo, ter rendimentos suficientes para pagar as prestações, cumprir os limites da taxa de esforço e apresentar um histórico bancário sem incidentes.

Desta forma os créditos são fáceis de aprovar e consegue tratar de tudo em menos de 48 horas. Este é o prazo habitual para os bancos verificarem os seus dados e darem uma aprovação rápida ao crédito pessoal.

É possível ter um crédito aprovado na hora?

Não é possível um crédito pessoal aprovado na hora, já que o banco tem sempre de verificar os documentos e informações bancárias. Este processo leva normalmente dois dias, o que significa que não consegue ter crédito aprovado na hora. O que consegue é pré-aprovação imediata do crédito.

Qual a diferença entre crédito pré-aprovado e aprovado?

A diferença entre crédito pré-aprovado e aprovado é que o primeiro se trata de uma resposta provisória e o segundo é uma resposta final e com garantia de que vai receber o dinheiro emprestado. A pré-aprovação é feita com as informações que fornece de salário e dos créditos que paga atualmente. Com essas informações o banco oferece uma previsão a indicar que o financiamento pode ser aprovado.

Só depois do banco verificar os documentos, analisar o seu histórico bancário (através do Mapa de Responsabilidades) e calcular a sua taxa de esforço o crédito pessoal é aprovado. A partir daqui só precisa de assinar o contrato para receber a transferência com o dinheiro para a sua conta.

Que bancos aprovam com mais facilidade um crédito pessoal?

Os bancos que aprovam com mais facilidade um crédito pessoal são as instituições financeiras, como a Cofidis ou a Cetelem. Neste caso tudo é mais rápido e simples, especialmente se pedir a aprovação do crédito pessoal online.

Nos bancos tradicionais e nos pedidos de credito em agências bancárias o processo é mais demorado. Por norma estes pedidos demoram pelo menos 72 horas até ter uma resposta do banco. E, se for preciso documentaçãop adicional, demora pelo menos uma semana até ter a aprovação final.

O que preciso para aprovar um crédito pessoal?

Para aprovar um crédito pessoal é preciso enviar toda a documentação e cumprir os critérios de análise como a taxa de esforço. Na primeira fase tem de enviar todos os documentos que o banco precisa para validar os dados que indicou no pedido.

  • Documentos de Identificação Pessoal (CC ou Cartão de Residência e NIF) e Comprovativo de Morada
  • Comprovativos de Rendimentos (Últimos Recibos de Salário ou Recibos Verdes Emitidos) e Declaração de Entidade Patronal (indica o vínculo laboral)
  • mapa de responsabilidades do crédito pessoal (indica os créditos que tem atualmente)
  • Comprovativo de IBAN (indica a conta onde depositar o dinheiro e de onde são debitadas as prestações)

Na segunda fase o banco analisa a taxa de esforço, a situação laboral e o histórico bancário. Segundo os critérios do Banco de Portugal, o total das prestações de crédito que paga não deve superar 35% do rendimento mensal. Além disso os bancos não aprovam créditos a quem está na Lista Negra de Crédito do Banco de Portugal e a quem não tem trabalho efetivo, o que significa que recusam crédito a quem está desempregado ou com trabalho temporário.

Quanto tempo demora para o crédito pessoal ser aprovado?

O tempo de aprovação demora entre 24 horas e uma semana, e depende de banco para banco, já que os critérios e rapidez de análise são diferentes. Em bancos como a Cofidis ou a Cetelem, e com o apoio de intermediários de crédito pessoal a aprovação do crédito pessoal é mais rápida e fácil. Fazer um crédito online também reduz o tempo de resposta.

Após a pré-aprovação a demora prende-se, principalmente, com a recolha dos documentos do crédito pessoal. Se enviar os documentos online no próprio dia e cumprir todos os critérios de aprovação, consegue assinar o contrato e receber a transferência logo no dia seguinte.

Simule sua economia exata: