Aprenda a tirar a nota de liquidação do IRS online e veja onde a usar

Nota de liquidação do IRS - Como obter

A nota de liquidação do IRS é um comprovativo dos rendimentos pessoais e do agregado familiar com múltiplas utilidades. Descubra como tirar o comprovativo do IRS online no Portal das Finanças

Precisa de apoios sociais? Quer arrendar casa, comprar carro ou vai pedir um crédito habitação, um crédito automóvel ou um crédito pessoal? Para todos estes projetos tem de juntar vários documentos, e um deles é a nota de liquidação do IRS.

O comprovativo do IRS é um dos mais requisitados, já que comprova o seu rendimento anual. Por isso ele demonstra a sua situação económica, para ter ajudas do Estado. Mas também permite calcular o seu orçamento mensal, para apurar a taxa de esforço e outros dados necessários para créditos.

Por isso, é importante saber como obter a nota de liquidação do IRS. E, para tudo ser mais simples, pedir esta declaração do IRS online. Veja agora, passo a passo, como tirar este documento do Portal das Finanças.

O que é a nota de liquidação do IRS?

A nota de liquidação do IRS, também conhecida como certidão de liquidação do IRS, é um comprovativo de todos os seus rendimentos. Por exemplo, ela indica o seu salário, quanto ganha com recibos verdes e rendimentos com rendas, heranças, pensões de alimentos, indemnizações ou mais-valias de vendas de casa ou acções.

Já que é obrigado a declarar todos os salários e outras fontes de rendimento no IRS, a nota de liquidação das Finanças permite saber quanto dinheiro você ganha por ano.

Nota de Liquidação do IRS – Como obter

Pode fazer download deste documento de duas formas, ambas através do Portal das Finanças. Mas, em primeiro lugar, tem sempre de fazer o seu Login.

Depois pode obter apenas a nota de liquidação, que resume as informações sobre os rendimentos numa página. Mas, como alternativa, pode obter a a cópia da declaração Modelo 3 de IRS que entregou.

Obter a certidão de liquidação no Portal das Finanças

No campo de pesquisa no topo da página coloque “Pedir Certidão”. Escolha a primeira opção de pesquisa que surge e depois escolha no Menu “Liquidação de IRS”. Por fim, indique o ano pretendido.

Quando faz o download recebe um documento que inclui as seguintes informações:

  • Identificação inicial do contribuinte e a data de liquidação do IRS;
  • Rendimento Global, Rendimento Coletável e Rendimento Total para taxa;
  • Importância apurada;
  • Coleta Total, Coleta Líquida e Imposto Apurado;
  • Montante recebido ou pago

Para pedir apoios ou crédito a informação principal neste documento é o rendimento global, já que ele indica quanto recebeu efetivamente ao longo do ano.

Obter a cópia da declaração de IRS

No entanto, pode precisar de toda a declaração de IRS para determinados pedidos. Por exemplo, para crédito pode ser necessário saber mais sobre a origem dos seus rendimentos. Por exemplo, se tem rendimentos de trabalho por conta de outrem e de recibos verdes, conferir a sua origem e montantes.

A grande diferença é que neste caso estão indicadas todas as entidades para quem trabalhou. Por isso, é mais fácil distinguir com clareza o que são rendimentos de um salário fixo e outras fontes de receita. Toda esta informação surge no Anexo A.

Além disso, quem tenha receitas provenientes de rendas, acções e de outras origens, esses dados também estão explicados nos outros anexos da declaração.

Onde usar a certidão de liquidação do IRS?

Há diversos serviços que exigem este comprovativo. Por exemplo, para apoios escolares e outros subsídios é preciso ter este documento.

Apoios Sociais

A declaração de rendimentos também era exigida para pedidos de abonos de família ou abono pré-natal. Mas agora o cruzamento de informações entre serviços do Estado permite à Segurança Social obter estes dados diretamente.

No entanto, a nota de liquidação pode ser adicionada ao processo, para garantir que não comete erros quando preenche os documentos para pedir prestações sociais e acelerar a análise do processo.

Financiamento

É no financiamento que a nota de liquidação do IRS tem mais importância. Quando pede dinheiro aos bancos, eles têm de garantir que consegue pagar as prestações do crédito com os rendimentos que tem.

Por isso, conhecer o rendimento anual é essencial para definir o valor máximo de um crédito pessoal ou crédito habitação. Mas também para encontrar a prestação certa sem ultrapassar a taxa de esforço, já que deve sobrar dinheiro para todas as outras despesas mensais.

Por exemplo, se recebe 1000€ líquidos mensais e tem despesas fixas com crédito de 300€ está com uma taxa de esforço de 30%. E com isso muito perto do limite máximo permitido, pelo que dificilmente poderá obter mais financiamento.

Agora já sabe como pedir a sua nota de liquidação do IRS. E lembre-se, caso precise de financiamento compare primeiro todas as opções disponíveis com os simuladores da Comparamais.