Leituras de Eletricidade e contadores de luz - Tudo o que precisa saber

Nuno Fatela

Os contadores inteligentes (smart meters) são essenciais para as redes inteligentes de energia e devem estar instalados em todas as casas até final de 2024. Eles trazem vantagens, como o fim das estimativas e acertos que são o principal motivo de confusão nas faturas de energia. Eles têm outras vantagems como permitem alterar remotamente a potência contratada, sinalizar mais rapidamente as avarias elétricas e assegurar mais precisão na leitura dos kWh de energia consumidos para as leituras automáticas.

Smart Meters - Uma nova forma de contar a eletricidade e gás

Os contadores inteligentes, ou smart meters surgiram em 2009 como forma de aumentar a eficácia na contagem dos consumos de eletricidade. Eles trazem também outras vantagens, como leituras automáticas e atualização de informações e de potências de forma remota. Eles também emitem alertas para falhas de luz, o que aumenta a velocidade de resolução de avarias elétricas.

A implementação dos smart meters tem vindo a ser progressivamente feita, e cada vez há mais contadores inteligentes em Portugal. A instalação em toda a rede deve ficar concluída em 2024

Vantagens dos contadores inteligentes

O principal objetivo dos contadores inteligentes é acabar com as estimativas e acertos de consumos. Mas eles também são uma parte essencial da implementação das redes inteligentes de energia, já que têm outros benefícios.

  • Leituras diárias, automáticas e remotas
    Com ligação remota (para todos os clientes, mesmo sem internet), os contadores inteligentes conseguem enviar para o operador de rede contagens com intervalos de quinze minutos. Este procedimento é designado como telecontagem.

    Por isso, os smart meters garantem dados muito mais precisos nas leituras dos consumos de energia, apenas com dados reais.

  • Verificação simplificada dos consumos
    Pode verificar se os dados da fatura são os corretos, comparando-os com o quadro digital do contador inteligente.
  • Aviso de avarias
    Os consumos são enviados automaticamente, mas também é muito mais simples ao operador de rede (a e-Redes) detetar falhas no fornecimento. E, assim, é mais rápida e simples e resolução de avarias elétricas.
  • Configurações remotas
    Os contadores inteligentes evitam visitas técnicas a casa dos clientes. É possível mudar o ciclo horário simples e bi-horário de luz e também a potência contratada de luz remotamente.
  • Cortes e ligação automática
    Os smart meters estão preparados para fazer o corte automático da luz. Esta é uma má notícia mas, por outro lado, também conseguem fazer a ligação novamente depois do pagamento da conta em falta. Por isso, evita o custo da deslocação dos técnicos.
  • Evitar fraudes nos consumos
    Os contadores inteligentes evitam fraudes com os consumos. Capazes de registar tentativas de violação do contador, bem como a ausência de consumos, facilitam os alertas para as equipas técnicas garantirem que as regras do mercado de energia estão a ser seguidas por todos os consumidores.
  • Preparados para o autoconsumo
    Os clientes que tenham painéis solares e outros sistemas de geração de energia têm nos contadores inteligentes um aliado. Estes equipamentos estão já preparados para permitir a venda de energia à rede, facilitando uma gestão mais eficaz da eletricidade gerada nestes ecossistemas de energia renovável.

Quem é responsável pelos contadores inteligentes?

Como acontece com todos os contadores de luz, a responsabilidade está a cargo do operador de rede de distribuição. Ou seja, a e-Redes é responsável pelos smart meters.

Ela faz a ligação dos contadores e a monitorização, já que eles pertencem ao ecossistema mais alargado das redes inteligentes de energia.

Clientes são obrigados a aceitar os smart-meters, e a instalação é grátis

A instalação dos contadores inteligentes deverá estar concluída até 2024 e os clientes não se podem opor à sua instalação. Mas existem regras para a mudança dos contadores de luz.

É obrigatório um aviso prévio a informar da alteração para um contador inteligente. Além disso, sempre que são adicionadas funcionalidades ao equipamento é preciso indicar os clientes. Neste caso, os clientes podem até recusar a adesão a estes novos serviços.

Quanto custam os contadores inteligentes?

Os contadores de luz e de gás natural integram os serviços públicos essenciais. Como tal, são considerados um ativo não remunerado dos operadores de rede. Ou seja, estão proibidos pagamentos pelo aluguer, amortização ou inspeções periódicas dos contadores.

Estas inspeções são grátis e devem ocorrer com um máximo de 12 anos de intervalo. No entanto, o cliente pode pedir uma inspeção extraordinária. Neste caso o serviço tem custos que variam entre 6,99€ e 269€.

O que acontece se ficar sem luz e já tiver um contador inteligente?

Se tem um contador inteligente e ficar sem luz em casa adopte os procedimentos habituais nas falhas e avarias elétricas. Em primeiro lugar verifique se é um corte geral ou apenas na sua casa. Depois veja o disjuntor, para saber se "o quadro disparou". Se não é esse o motivo, pressione durante dois segundos o botão de controlo do contador inteligente.

A e-Redes deixa ainda uma última solução, se isto não funcionar. Desligue o disjuntor do quadro durante três segundos e volte a ligá-lo. Se continuar sem eletricidade, use os contactos de avarias da e-Redes e peça uma visita do apoio técnico.

Acesso ao histórico de consumos nos contadores inteligentes

Um benefício dos contadores inteligentes é permitirem o acesso ao histórico de consumos. Isto é possível porque cada contador tem um código específico, o CPE de eletricidade e o CUI do gás.

Poderá ter acesso ao diagrama de cargas pontuais (intervalo de 15 minutos durante 30 dias), bem como ao diagrama de cargas diários (consumos a cada 15 minutos dos últimos 24 meses). Para ver estes dados, deve estar registado na Área Reservada de Clientes e-Redes.

Vou pagar mais luz com os contadores inteligentes?

Não vai pagar mais luz por ter um contador inteligente. Como acontece com os anteriores contadores, não há qualquer impacto no que paga, já que registam os consumos como os equipamentos tradicionais. As diferenças estão, principalmente, na capacidade de transmitir remotamente essas informações e fazer alterações nos serviços sem intervenções em casa dos clientes.

Se pretende poupar na energia, não é através da mudança de contador que isso irá acontecer. Para isso compare os preços de luz e gás, descobrindo que empresas têm o preço kWh de luz mais barato e o melhor preço de gás.