Energia Solar – O Seu Aliado na Redução de Custos Domésticos

Vantagens de ter um sistema de painéis solares

A energia solar não é um conceito novo. No entanto, num mundo tecnologicamente cada vez mais avançado, ela tem vindo a ganhar progressivamente um papel mais relevante e captado a atenção de um número crescente de famílias e empresas. Existem múltiplas vantagens em optar por esta tecnologia atualmente e, inclusive, em incluir um sistema de painéis solares numa casa logo desde a fase de projeto. Veja agora as razões para isso…

Componente Ambiental

A componente ambiental assume uma importância cada vez mais relevante na forma como vivemos e nos deslocamos. Reduzir ao máximo o nosso impacto no meio envolvente não é meramente uma questão ética, mas também uma forma de preservação para nós próprios e para as gerações futuras.

Um sistema de painéis solares numa habitação reduzirá consideravelmente a dependência energética e, portanto, o consumo de combustíveis fósseis que representam ainda uma elevada fatia da produção nacional de energia.

Componente Financeira

Ainda que a componente ambiental possa estar na mente da maioria das pessoas que optam por sistemas de painéis solares, a questão financeira traz certamente um apelo interessante capaz de converter até o mais cético dos indivíduos.

Consoante a dimensão do sistema solar instalado, ele poderá significar centenas de euros de poupança energética todos os anos. Com uma maior independência energética, facilitada por tais sistemas, não tardará em converter-se às suas vantagens e poupanças.

O Passado vs. o Presente

Alguns dos principais argumentos contra a adoção de sistemas de energia solar prendiam-se nomeadamente com o seu elevado custo, pouca disponibilidade no mercado e baixa rentabilidade energética. Ainda que não possamos discordar de tais princípios, a realidade alterou-se, e nas últimas duas décadas os sistemas solares evoluíram em todas as áreas mencionadas.

Por um lado, nunca foi tão barato cobrir um telhado de painéis solares. Há preços desde poucas centenas de euros e que se vão traduzir, todos os meses, em dezenas de euros poupados por cada painel. Desta forma, o seu investimento é recuperado com maior celeridade e terá, certamente, vontade de expandir o seu sistema até alcançar uma independência energética total.

Com diversas opções disponíveis no mercado com preços extremamente atrativos, que vão desde empresas privadas até produtos das comercializadoras de energia, os argumentos para não optar por esta tecnologia são cada vez menos relevantes.

Finalmente, com uma rentabilidade energética cada vez maior e um ciclo de vida / garantia de tais sistemas cada vez mais extensos, poderá também adquirir a paz de espírito necessária para entrar neste mundo sem quaisquer receios.

Independência Energética

Num cenário ideal, o utilizador conseguirá alcançar a sua total independência energética. Isso significa não ter qualquer necessidade de recorrer a um fornecedor externo de energia elétrica, já que produz e consome apenas energia limpa.

Ainda que tal seja já possível, isso depende de dispendiosos sistemas de baterias de forma a armazenar a energia produzida durante o dia e poder utilizar a mesma à noite.

Mas, tal como nos primórdios dos sistemas de painéis solares, também hoje em dia vão sendo desenvolvidas soluções fascinantes e mais em conta, de forma a fazer da independência energética com base no uso de energia solar uma realidade cada vez mais acessível a todos.