Estimativas e leituras de Eletricidade terminam em 2024

rede inteligente de eletricidade

A e-Redes revelou que pretende concluir a instalação dos contadores inteligentes de luz em todas as casas dentro de dois anos. E a implementação da rede inteligente de eletricidade, significa o fim das leituras e das estimativas e acertos na contagem de luz

As estimativas usadas para as faturas de luz são um dos principais motivos de reclamações dos clientes. No entanto, tudo indica que essa situação está prestes a terminar, já que dentro de dois anos deverá estar totalmente implementada a rede inteligente de eletricidade em Portugal.

A informação foi avançada por uma fonte da e-Redes ao jornal Correio da Manhã, e significa que todas as casas de Portugal vão ter nessa altura os designados contadores inteligentes, ou smart meters. Veja agora as vantagens dessa rede inteligente de eletricidade e o que vai mudar.

Rede Inteligente de eletricidade fica concluída em 2024

Segundo explica este membro da e-Redes ao Correio da Manhã, vai ser cumprido o prazo estabelecido para finalizar a instalação dos contadores inteligentes em todas as casas, em 2024. 

O responsável da empresa de distribuição de eletricidade entrevistado afirmou que finalizar esta instalação “irá certamente cumprir o que está definido na legislação, apesar de ser um objetivo desafiante, tendo em consideração a dimensão do esforço logístico associado”. 

Fim das estimativas e acertos com a rede inteligente de eletricidade

Uma grande vantagem dos contadores inteligentes é que conseguem captar os consumos de forma remota. Dessa forma o que os clientes pagam será, efetivamente, a quantidade de kWh de eletricidade que utilizaram em casa. 

Isto significa que as contagens de luz passam a ser sempre reais, o que evita que apareçam estimativas nas faturas de luz. E, dessa forma, também passam a desaparecer os posteriores acertos de luz que tornam ainda mais difícil ler as faturas de eletricidade.

Leituras dos contadores deixam de ser necessárias

Com a total implementação da rede inteligente de eletricidade, outra situação que desaparece é o envio de leituras por parte dos clientes. Esta opção, que muitos clientes tomam precisamente para evitar as estimativas, também deixa obviamente de ser necessária.

De momento é a própria e-Redes que recebe esses dados diretamente na sua plataforma. Ou, no caso das grandes comercializadores como a EDP, a Endesa, a Goldenergy ou a Galp, com o a comunicação dos clientes feita através de Apps ou da sua Área de Clientes.

Rede Inteligente de eletricidade já tem 2,9 milhões de contadores

A e-Redes indicou ainda ao CM que até ao momento já foram instalados 4,3 milhões de contadores inteligentes. No entanto, falta ainda inserir 1,4 milhões desses equipamentos no ecossistema integrado, o que signfica de neste momento a rede inteligente de eletricidade conta com 2,9 milhões de smart meters.

Segundo a distribuidora de eletricidade, faltam ainda instalar mais 2 milhões de contadores inteligentes no nosso país. Por isso, em 2024, quando estiver totalmente implementada, a rede inteligente de eletricidade contará com cerca de 6,3 milhões de contadores inteligentes.

Vou pagar menos com a rede inteligente de eletricidade?

Para os clientes não haverá qualquer diferença no preço da eletricidade que pagam. O que pode acontecer, caso ainda tenham estimativas e acertos nas suas faturas, é evitar essa situação e passar a ter sempre os custos corretos de eletricidade.

Mas se acha que os seus custos de eletricidade são demasiado elevados, pode começar agora a poupar nas faturas. Para isso apenas precisa de fazer agora a comparação de preços de luz e gás de todos os operadores no Simulador de Preços de Eletricidade e descobrir os preços de luz mais baratos. 

Se quer poupar na eletricidade, só tem de seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!