Conheça as vantagens e desvantagens do gás natural e do gás propano

Gás natural e Gás propano: veja as diferenças e qual é melhor para casa

Principais opções para o aquecimento da água e também para cozinhar em muitas casas portuguesas, conheça agora o que distingue o gás natural e o gás propano, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles

Quando se fala nos consumos de energia em casa, o gás desempenha um papel fulcral. E embora cada vez seja menos usado na cozinha, já que as placas elétricas ganham preponderância, continua a ser essencial no aquecimento da água. Existem duas grandes opções, o gás natural e o gás propano, com vantagens e desvantagens específicas. Agora a Comparamais explica-lhe quais são…

O que é o gás natural?

Trata-se de um gás encontrado normalmente em bolsas subterrâneas, muitas vezes junto de depósitos de petróleo, que depois é extraído (uma das técnicas usadas é o polémico fracking / fracionamento hidráulico) e usado para diversas finalidades. A mais conhecida é o uso doméstico, mas também existem automóveis movidos a gás natural e centrais elétricas que geram eletricidade a partir deste combustível.

A composição do gás natural, com 70% de metano, faz dele uma opção mais segura, já que é mais leve que o ar. Dessa forma dissipa-se mais facilmente que o gás propano, o que reduz o risco de explosões ou intoxicação por gases tóxicos dentro da habitação.

Após ser obtido, este gás é acumulado sob forte pressão, mantendo-se assim numa forma líquida. Dessa forma ele pode ser mais facilmente transportado e fornecido aos clientes, motivo pelo qual é a principal opção para quem procura gás canalizado em casa.

Quais as diferenças entre o gás natural e o gás propano?

A maior diferença está, precisamente, na sua composição, que torna o gás natural mais seguro para o uso doméstico. Além disso, ele tem um preço mais reduzido que o propano, obtido a partir da refinação do petróleo com custos mais elevados, a que se juntam depois despesas no transporte.

Por estes motivos, o gás natural pode chegar a custar menos de 50% do preço do gás propano. E, por isso, é mais vantajoso para os clientes.

Há outras diferenças importantes relativamente a estas duas soluções. Em primeiro lugar, embora ambos possam ser usados para o fornecimento de gás canalizado para casa, é o gás natural que tem maior peso no fornecimento de gás canalizado.

Por sua vez, o gás propano tem uma grande versatilidade, podendo ser fornecido por canalização mas também na venda a granel (para reservatórios pré-instalados) ou como botija. Ou seja, o gás de botija (gás engarrafado), é normalmente gás propano ou gás butano.

Qual o melhor para ter em casa?

A resposta dependerá sempre do tipo de habitação que possua. Caso tenha uma casa já construída com a instalação de gás, a escolha do gás natural canalizado traz duas vantagens. Em primeiro lugar, é mais barato. Além disso, é mais cómodo, evitando que tenha de andar a carregar com botijas de gás para casa.

Há que referir mais uma situação. Se optou por um fogão elétrico ou placa de indução e apenas usa o gás para o esquentador, vai estar a desperdiçar gás se escolher o gás propano de garrafa.

Ao contrário do gás natural, com pressão sempre constante, quando se aproxima do fim a botija de gás começa a perder “força”. O resultado é que não conseguirá aquecer de forma eficaz a água para os banhos, fazendo com que tenha de trocar a garrafa antes dela estar totalmente vazia.

No entanto, se a casa não tem ainda a instalação de gás, pondere se o propano não será melhor. Afinal, evita os custos e o incómodo das obras em casa. Mas se pretender viver durante muito tempo nessa mesma habitação, o investimento vai compensar, pelo preço mais baixo do gás natural.

Mas se for uma segunda habitação ou casa de férias, as botijas de gás podem ser mais baratas. Embora o seu custo unitário seja mais alto, evita pagar tarifas de acesso e outros custos associados à manutenção do contrato de gás. E, porque apenas paga pelo gás que consome, pode tirar vantagens.

Quais são os preços do gás natural e do gás propano?

Uma vez que há diferenças no seu fornecimento, torna-se um pouco complicado comparar estes preços. Mas, segundo as estimativas mais recentes, o custo por kWh do gás natural ronda os 0,08€/kWh, enquanto no gás engarrafado o preço duplica, para 0,16€/kWh.

Recorde-se, no entanto, que existe um custo associado ao gás natural que não existe nas botijas de gás propano: as tarifas de acesso. Este é um custo fixo diário e, como tal, se não usar muito gás em casa pode eliminar todas as vantagens de escolher gás canalizado.

Que empresas fornecem gás em casa?

Caso esteja a falar de gás canalizado, as opções principais são as mesmas que para o fornecimento de eletricidade. Ou seja, a EDP Comercial, Endesa, Goldenergy, Iberdrola e Galp, em conjunto com empresas de menor dimensão como a Audax Energia.

Há que destacar que muitas destas empresas até garantem mais benefícios a quem faça um contrato dual, juntando na mesma fatura de energia os serviços de luz e gás. E isso tem outra vantagem, tornando mais cómoda e fácil a gestão dos serviços de casa.

No caso do gás de botija, há também várias empresas que apostam neste negócio, principallmente as que também estão presentes no mercado de combustíveis automóveis. Ou seja, pode ter gás engarrafado da Galp, BP, Repsol, Prio ou Cepsa. Além disso, outras companhias como a OZ Energia também se dedicam à venda de gás propano a granel e em garrafas.

Gás Natural e Gás Propano: Vantagens e Desvantagens

Para finalizar, agora mostramos-lhe quais as principais vantagens e desvantagens do gás natural e do gás propano.

Preço

O preço do gás natural é mais barato, custando cerca de metade por kWh em comparação ao propano.

No entanto, se for para uma segunda habitação ou casa de férias, pode ser melhor optar por gás engarrafado porque evita os custos fixos e diários associados ao fornecimento de gás canalizado.

Segurança

O gás natural é mais leve que o ar (ao contrário do propano), dissipando-se mais facilmente na atmosfera. E, como tal, é mais seguro para usar em casa, minimizando os riscos de explosões ou de envenenamento por gás tóxicos caso exista um problema na instalação.

Ambiente

Embora o fracking, usado para obter gás natural pela injeção de grandes quantidades de água no subsolo, seja um processo controverso, o impacto direto do uso de gás natural é menor em relação ao gás propano.

Uma vez que emite menos gases de estufa na sua combustão, o gás natural minimiza problemas relacionados com o CO2 como o aumento do efeito de estufa e, por consequência, o aquecimento global.

E, já que foi abordado o fracking, há que referir que o gás propano é um derivado do petróleo. Como tal impacta o ambiente na própria exploração do “ouro negro”, mas também nos processos de refinação dos produtos petrolíferos.

Instalação

Neste ponto o gás propano tem vantagens. Basta ter um redutor que se liga à garrafa e um tubo com conexão ao esquentador e, se necessário, ao fogão. Por sua vez, o gás natural exige uma instalação com tubagens, contador e sistema de corte, o que obriga a obras na habitação.

Mesmo com esta complexidade, por vezes obrigando a obras em casa, o gás natural é mais vantajoso a longo-prazo. Isto acontece porque o seu preço mais baixo acaba por amortizar os gastos com a instalação e posterior inspeção (ambas a cargo de entidades certificadas pelo DGEG).

Caso esteja numa casa já fabricada com a instalação de gás natural de origem, a questão praticamente nem se coloca. Nestes casos é, obviamente, muito mais vantajoso optar pelo gás natural.

Comodidade

Aqui também são óbvias as vantagens do gás natural, já que apenas precisa de abrir as torneiras para ter sempre água quente. Já com as botijas corre o risco de sair a correr do banho porque a água está fria, parar de cozinhar porque o gás se está a acabar e sofrer outros contratempos inesperados.

Depois torna-se ainda mais incómodo ter gás engarrafado, porque terá de ir a um local de venda, comprar a botija, carregar com os seus 15 ou 20kg para casa e trocar a botija.

Há ainda dois motivos que tornam incómodo o uso de gás de garrafa. Em primeiro lugar, o facto das empresas terem redutores (ponto de ligação) diferentes. Como tal, não pode simplesmente comprar a garrafa de gás onde desejar, porque pode não ser compatível com o seu redutor.

Além disso, caso não tenha uma garrafa para trocar, ao comprar o gás terá também de pagar essa botija, elevando ainda mais os custos. A alternativa é levar a garrafa que estava a usar, mesmo que isso signifique que ela não foi gasta na totalidade.

Como conseguir os melhores preços de gás?

Caso ainda tenha gás engarrafado, está sujeito às flutuações do mercado. E isto significa que os preços podem variar bastante ao longo do ano.

Mas no gás natural tudo é diferente. Com o mercado liberalizado de energia, em que cada empresa define os seus preços e margens de lucro (embora os impostos e taxas fixas sejam a maior parte da fatura), pode poupar em qualquer altura.

Para ter o melhor preço de gás canalizado apenas precisa de comparar o custo por kWh que cada fornecedor está a apresentar. E, caso encontre gás natural mais barato pode imediatamente trocar de fornecedor, sem qualquer custo.

Por isso, para saber qual a tarifa de gás natural indicada para si, passe pelo simulador de preços de gás e de eletricidade da Comparamais. Assim vai poder ver quanto poupa, tanto em contratos monogás como dual (eletricidade + gás) ao mudar para o fornecedor de gás mais barato

Simule agora e comece a poupar…