Fontes de energia: conheça os tipos e suas características!

fontes de energia

Sabe como é produzida a eletricidade usada na sua casa? E quais as fontes de energia de Portugal e o impacto da dependência energética do estrangeiro no preço da luz? Leia tudo aqui

A eletricidade em Portugal tem diversas origens, e cada fonte de energia pode significar um preço mais baixo ou mais alto na sua fatura. Para que saiba o impacto das fontes de energia renováveis e não renováveis, vamos agora explicar-lhe tudo sobre cada fonte de energia usada na sua casa.

Numa altura em que as faturas de luz dos portugueses continuam a subir, perceber quais as origens da eletricidade usada pelos fornecedores de energia pode ajudá-lo a reduzir este custo. Por isso, descubra agora quais as fontes de energia renováveis mais habituais e quem garante energia limpa para sua casa. Leia tudo sobre as fontes de energia neste artigo.

O que é uma fonte de energia elétrica?

As fontes de energia são todo o tipo de matéria ou produto que pode ser usado para produzir eletricidade. Estas matérias ou produtos podem ter origem na natureza e ser usadas sem limites, como o sol,ou as marés, ou serem recursos limitados, com os combustíveis fósseis. 

É por isso que se faz a divisão entre fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis. Por dois motivos, deve optar para sua casa por empresas que garantem,fontes renováveis de energia. Em primeiro lugar, porque garante eletricidade mais barata. Além disso, reduz a sua pegada ambiental e ajuda a combater as alterações climáticas.

Como se dividem as fontes de energia?

Elas dividem-se em dois grandes grupos, que são:

Energias Renováveis – São recursos inesgotáveis que podem ser usados sem impacto ambiental. Incluem-se as energias do vento, do sol e da água (barragens ou marés). De referir ainda que neste grupo entra a biomassa. Mas, como ela é produzida pela queima de combustíveis, não é uma energia limpa-

Energias Não-Renováveis – São os combustíveis fósseis e nuclear. A sua utilização está a ser progressivamente reduzida, já que elas causam grande impacto ambiental e são obtida de recursos limitados, como o petróleo ou gás natural.

Que fontes de energia renováveis e não renováveis são usadas em Portugal?

Os portugueses têm em sua casa várias fontes de energia renovável, como a solar, eólica e hídrica. Elas são obtidas, respetivamente, com painéis solares, com ventoinhas e com a água das barragens. No caso da energia solar, além do fornecimento pela rede pública, é ainda possível ter produção de energia elétrica para autoconsumo.

Nas fontes de energia não renováveis em Portugal surge em destaque o gás natural. Aliás, é precisamente pela dependência desta fonte de energia, que está a ficar mais cara pela guerra com a Rússia, que o preço da eletricidade está a subir. A biomassa, através da queima de resíduos, é outra fonte de energia não limpa que é usada na eletricidade em Portugal.

Conheça as vantagens dos

sistemas de painéis solares

Vantagens e Desvantagens das Fontes de Energia

Descubra agora quais são as vantagens e as desvantagens das fontes de energia renováveis e não-renováveis usadas em Portugal e no MIBEL, o mercado ibérico de produção de eletricidade.

Principais fontes de energia renováveis em Portugal

Estas são as principais fontes de energia limpa utilizadas em Portugal. Fica excluída, por exemplo, a energia das ondas aproveitando as marés para produzir eletricidade, muito usada no Norte da Europa.

Fonte de EnergiaVantagensDesvantagens
HidroelétricaRenovável e Barata
Constante
Dependente do caudal dos rios, afetada pela seca
Impacto nas rotas migratórias de peixes
ÉolicaRenovávelInstável, porque depende dos ventos
Afeta a paisagem e aves
SolarRenovável
Pode ser usada para autoconsumo
Painéis ainda são caros
Exige grandes áreas para implementação
GeotérmicaRenovável
Reduz dependência energética das ilhas
Pouca expressão na produção de energia em Portugal

Fontes de Energia Não-Renováveis no MIBEL

Estas são as principais energias não-renováveis usadas para produzir eletricidade em Portugal e Espanha. Está excluída, por exemplo, a energia produzida pela queima do carvão, que no nosso país foi eliminada com a desativação da Central Eletrica do Pego, em Abrantes.

Fonte de EnergiaVantagensDesvantagens
Gás NaturalSempre disponível
Melhor que o carvão e outros combustíveis fósseis
Não-Renovável
Impacto ambiental da queima do combustível
BiomassaPermite reaproveitamento de desperdíciosImpacto ambiental da queima 
Cheiro e outros efeitos nocivos
NuclearBarata
Constante
Efeitos a longo-prazo dos materiais radioativos 

Como as fontes de energia afetam o preço da eletricidade?

Existem dois fatores que fazem com que a origem da energia tenha impacto no custo da sua fatura. O primeiro tem a ver com a disponibilidade das fontes de energia renováveis. Por exemplo, a seca reduz a capacidade de produzir eletricidade nas barragens. 

Esta menor produção de energia limpa tem como consequência a maior dependência do gás natural para produzir eletricidade. E, como o gás natural tem de ser importado do estrangeiro, o custo de produção de eletricidade sobe. Isso acontece de forma mais evidente nas empresas que não garantem eletricidade 100% verde.

Como tirar partido da produção de energia para baixar a fatura de eletricidade?

Basicamente, a escolha deve passar por ter uma empresa de luz e gás que use energias renováveis, já que elas são mais baratas. Um bom exemplo é a empresa de energia mais barata em Portugal neste momento, já que encontra no mix da Endesa energia solar e éolica.

Com os custos de produção de eletricidade está a ser afetado pelo custo crescente do gás natural, recorrer a empresas que usam energia limpa é uma boa forma de baixar a sua fatura.

Mas isto não é sempre certo. Por isso, para saber onde encontra a tarifa mais baixa, compare sempre os planos de energia no simulador de preços de luz e gás. Dessa forma vai saber com precisão onde e como poupar. Para baixar as suas faturas, siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás