Covid-19: Fatura de luz sobe para 90% das famílias

Fatura de luz sobe em 90% das casas por causa da Covid-19

O teletrabalho, aumento das refeições em casa e confinamento são algumas das razões para o aumento da fatura de luz durante a pandemia. No Inquérito da Comparamais para o Impacto da Covid-19 em Portugal, 89,7% confessa que os seus gastos com energia aumentaram por causa da pandemia

A pandemia veio alterar os hábitos quotidianos de praticamente todos os portugueses, e a ordem é para “ficar em casa”, o que teve impacto nos consumos de energia. Com 9 em cada 10 pessoas a confirmar que cozinha mais vezes em casa devido à pandemia, esta é uma das principais razões para o aumento da fatura da luz das famílias. 

Embora os gastos com eletricidade em Portugal apresentam uma queda nos períodos de confinamento, isso deve-se principalmente à redução da atividade das empresas. E, como revela o inquérito da Comparamais ao Impacto da Covid-19, 89,7% das famílias afirmam que os gastos de energia em casa aumentaram durante a Covid-19.

motivos para aumento dos gastos com energia durante a Covid-19

O maior consumo de energia teve, obviamente, consequências na fatura de luz dos portugueses, e com diferenças assinaláveis. Para 66% das famílias a fatura de luz subiu entre os 25€ e os 50€, mas 15% afirma que o aumento superou mesmo os 50€ por mês. E apenas 19% indica que a subida foi inferior a 10€.

Maioria dos portugueses paga entre 50€ e 100€ na fatura de luz

Mesmo sendo considerados bens essenciais, a eletricidade e o gás têm um grande peso nas despesas mensais das famílias. Basta referir que, nas respostas ao Inquérito da Comparamais, 57,1% afirma que paga entre 50€ e 100€ de luz por mês, enquanto 17% das famílias supera mesmo os 100€ de fatura de eletricidade mensal. Isto significa que a conta de luz apenas é inferior a 50€ para 25,9% dos inquiridos.

75% das famílias portuguesas tem uma fatura de luz superior a 50€ por mês

 O valor desta despesa foi motivo para que, tentando reduzir os gastos com energia, 9,8% das pessoas tenham mudado de fornecedor. Todos os que mudaram indicam ter feito uma comparação de preços de luz e gás, e com benefícios. 63,6% poupou até 25€/mês, enquanto 27,3% diz que reduziu os gastos entre 25€ e 50€ por mês.

Entre as vantagens obtidas na mudança de fornecedor, e de que resulta a redução na fatura, são os preços mais baixos e as ofertas de adesão que surgem em destaque, com 63,6% a combinar estes benefícios. Além disso, outros clientes destacam os descontos mensais e a oferta de uma fatura por ano como oportunidades de poupança que aproveitaram.

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80% vai comparar preços antes de trocar de fornecedor

Com um elevado peso no orçamento das famílias, não admira que muitos procurem trocar de fornecedor de energia para poupar dinheiro. E os dados da Comparamais indicam que 29% dos consumidores pretende mudar de fornecedor de energia em 2021. Destes inquiridos, 62% afirma que pretende apenas trocar o serviço de eletricidade, enquanto os outros 38% indicam que vão mudar de fornecedor de luz e de gás. 

Nestas famílias que desejam trocar o serviço de energia, destaque para outro dado: 81,2% vai comparar os preços antes de mudar de fornecedor. Ou seja, quatro em cada cinco portugueses pretende usar ferramentas como o Simulador de Preços de Energia da Comparamais para descobrir o melhor preço.

Mudança de fornecedor permite poupar mais 100€/ano

A Comparamais revelou também recentemente o seu estudo aos preços de eletricidade em 2021, demonstrando que ao mudar de empresa os portugueses podem poupar mais de 100€ por ano. Este é o valor da redução de preços para um agregado familiar composto por quatro pessoas (dois adultos e duas crianças), mas para famílias mais numerosas a diferença supera mesmo os 250€. 

O ano novo pode ser mesmo uma excelente oportunidade para poupar, até porque há aumentos nas tarifas de eletricidade. Mas, além de saber como encontrar o melhor preço de luz e gás, para poupar ao máximo veja também:

Além disso, se considera que foi alvo de um tratamento errado ou injusto ou lhe foi prestado um mau serviço, também pode optar por fazer uma reclamação do serviço de eletricidade. E não se esqueça, faça sempre a comparação dos preços de luz e gás com a Comparamais e descubra como poupar ao máximo na sua fatura de luz.

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