Covid-19: Fatura de luz sobe para 90% das famílias

O teletrabalho, aumento das refeições em casa e confinamento são algumas das razões para o aumento da fatura de luz durante a pandemia. No Inquérito da Comparamais para o Impacto da Covid-19 em Portugal, 89,7% confessa que os seus gastos com energia aumentaram por causa da pandemia
A pandemia veio alterar os hábitos quotidianos de praticamente todos os portugueses, e a ordem é para “ficar em casa”, o que teve impacto nos consumos de energia. Com 9 em cada 10 pessoas a confirmar que cozinha mais vezes em casa devido à pandemia, esta é uma das principais razões para o aumento da fatura da luz das famílias.
Embora os gastos com eletricidade em Portugal apresentam uma queda nos períodos de confinamento, isso deve-se principalmente à redução da atividade das empresas. E, como revela o inquérito da Comparamais ao Impacto da Covid-19, 89,7% das famílias afirmam que os gastos de energia em casa aumentaram durante a Covid-19.

O maior consumo de energia teve, obviamente, consequências na fatura de luz dos portugueses, e com diferenças assinaláveis. Para 66% das famílias a fatura de luz subiu entre os 25€ e os 50€, mas 15% afirma que o aumento superou mesmo os 50€ por mês. E apenas 19% indica que a subida foi inferior a 10€.
Maioria dos portugueses paga entre 50€ e 100€ na fatura de luz
Mesmo sendo considerados bens essenciais, a eletricidade e o gás têm um grande peso nas despesas mensais das famílias. Basta referir que, nas respostas ao Inquérito da Comparamais, 57,1% afirma que paga entre 50€ e 100€ de luz por mês, enquanto 17% das famílias supera mesmo os 100€ de fatura de eletricidade mensal. Isto significa que a conta de luz apenas é inferior a 50€ para 25,9% dos inquiridos.

O valor desta despesa foi motivo para que, tentando reduzir os gastos com energia, 9,8% das pessoas tenham mudado de fornecedor. Todos os que mudaram indicam ter feito uma comparação de preços de luz e gás, e com benefícios. 63,6% poupou até 25€/mês, enquanto 27,3% diz que reduziu os gastos entre 25€ e 50€ por mês.
Entre as vantagens obtidas na mudança de fornecedor, e de que resulta a redução na fatura, são os preços mais baixos e as ofertas de adesão que surgem em destaque, com 63,6% a combinar estes benefícios. Além disso, outros clientes destacam os descontos mensais e a oferta de uma fatura por ano como oportunidades de poupança que aproveitaram.

- Desconto de 14% na fatura para sempre
- Desconto aplicado ao custo da eletricidade e gás (preço kWh), no termo da potência contratada de luz e no termo fixo do gás
- Mudança automática e sem custos
- Eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis
- Para obter 14% de desconto tem de aderir ao débito direto e fatura eletrónica
- Contrato sem fidelização
- Preços atualizados a 18.05.2023
80% vai comparar preços antes de trocar de fornecedor
Com um elevado peso no orçamento das famílias, não admira que muitos procurem trocar de fornecedor de energia para poupar dinheiro. E os dados da Comparamais indicam que 29% dos consumidores pretende mudar de fornecedor de energia em 2021. Destes inquiridos, 62% afirma que pretende apenas trocar o serviço de eletricidade, enquanto os outros 38% indicam que vão mudar de fornecedor de luz e de gás.
Nestas famílias que desejam trocar o serviço de energia, destaque para outro dado: 81,2% vai comparar os preços antes de mudar de fornecedor. Ou seja, quatro em cada cinco portugueses pretende usar ferramentas como o Simulador de Preços de Energia da Comparamais para descobrir o melhor preço.
Mudança de fornecedor permite poupar mais 100€/ano
A Comparamais revelou também recentemente o seu estudo aos preços de eletricidade em 2021, demonstrando que ao mudar de empresa os portugueses podem poupar mais de 100€ por ano. Este é o valor da redução de preços para um agregado familiar composto por quatro pessoas (dois adultos e duas crianças), mas para famílias mais numerosas a diferença supera mesmo os 250€.
O ano novo pode ser mesmo uma excelente oportunidade para poupar, até porque há aumentos nas tarifas de eletricidade. Mas, além de saber como encontrar o melhor preço de luz e gás, para poupar ao máximo veja também:
- O que é o mercado livre de energia
- Como ler a fatura de eletricidade
- Potência contratada: tudo o que precisa saber
- Aprenda a enviar as leituras de eletricidade
- Como evitar os acertos na conta da luz?
- Tarifas simples e bi-horárias: Qual devo escolher?
- Conheça os eletrodomésticos que gastam mais energia
- As melhores dicas para poupar eletricidade em casa
Além disso, se considera que foi alvo de um tratamento errado ou injusto ou lhe foi prestado um mau serviço, também pode optar por fazer uma reclamação do serviço de eletricidade. E não se esqueça, faça sempre a comparação dos preços de luz e gás com a Comparamais e descubra como poupar ao máximo na sua fatura de luz.

- Oferta de 60€ na adesão
- Pagamento por débito direto opcional; A fatura pode ser em papel ou eletrónica;
- Tarifa Endesa Eletricidade com 8% de desconto no total da fatura durante 1 ano;
- Tarifa Endesa Eletricidade com 4% de desconto para sempre no total da fatura (3% na contratação de luz ou gás + 1% nas tarifas Endesa Dual);
- Descontos adicionais, para sempre, na adesão ao débito direto (1%) e fatura digital (1%)
- Desconto de 2% durante o primeiro ano, na contratação do serviço OK Eletrodomésticos ou OK Completo (manutenção dos equipamentos de casa a gás e eletricidade)
- Disponíveis todos os meios de pagamento presenciais ou por via digital
- Desconto repartido pelas 10 primeiras faturas
- Preços atualizados a 18.05.2023

- Até 20% de desconto na fatura do gás e na eletricidade Goldenergy
- 20% de desconto na potência contratada, caso seja para a tarifa simples
- No caso da tarifa bi-horária é aplicado o desconto de 10%
- Preços atualizados a 01.10.2022